Perguntas frequentes

Preciso ir ao médico. O que fazer?

Você deve escolher um médico cooperado Unimed e agendar um horário. Marque sua consulta com antecedência e compareça no dia e horário agendados. Caso não possa comparecer, ligue e desmarque sua consulta, se possível com 24 horas de antecedência.
Se você não tiver certeza de qual especialista consultar, procure um médico clínico geral. Assim você não atrasa o seu diagnóstico e não perde tempo com consultas desnecessárias.
Toda vez que você for fazer uma consulta ou exame, tenha em mãos seu cartão de  beneficiário e sua identidade, eles são a garantia do seu atendimento.
Em uma consulta, procure sempre esclarecer todas as suas dúvidas e fique atento ao prazo retorno. Certifique-se de que ela não será cobrada do seu plano de saúde. Isso pode aumentar os custos para a sua empresa e para você.
Se você tem algum exame recente, leve-o com você e mostre-o ao seu médico. Isso contribui para descobrir com mais rapidez  o seu diagnóstico, acelerar o seu tratamento e evitar custos com novos exames. Lembre-se que todos os exames são propriedade do paciente, portanto guarde bem os seus. Você pode precisar deles em outras consultas ou caso seu médico encaminhe para outro especialista, você terá todos os exames que fez para que possa analisar.No caso de perda do exame o laboratório fornecerá uma 2ª via.Lembre-se: Para alguns exames você terá que solicitar a autorização na Unimed.
Atenção: Não assine Guias em branco. Se em alguma eventualidade a atendente do médico não conseguir liberação on line, será preenchida uma guia de consulta onde o usuário deverá assinar.

Como realizar exames quando solicitados por médicos cooperados?
Os exames complementares poderão ser feitos quando solicitados pelo médico cooperado em impresso próprio
da Unimed (SP/SADT). Quando se tratar de serviços especializados, há necessidade de autorização prévia, por isso dirija-se a uma unidade de atendimento da Unimed mais próxima para obtê-la.
Entre em contato com o recurso credenciado escolhido, marcando dia e hora da realização do exame, e você deve estar com a autorização para realização do mesmo. Você deve estar de posse do pedido do médico assistente, cartão da Unimed, carteira de identidade.
Atenção: Caso você tenha marcado horário para o exame e não possa comparecer, avise por telefone, com antecedência, cancelando o compromisso, para não prejudicar o serviço.
O Prazo para realização do exame é de 30(trinta) dias a partir da data de autorização.
Internação:
A internação de urgência e Emergência é feita mediante apresentação do cartão do beneficiário e do documento de identidade.
Procure sempre um hospital credenciado e posteriormente o acompanhante deverá levar o pedido da internação na Unimed mais próxima, para a devida autorização. Existem hospitais que se encarregam de realizar todos os trâmites.
 

Se precisar de uma internação programada, o que devo fazer?

Para fazer uma internação programada, o beneficiário deve se dirigir á Unimed com:

- Pedido de internação feito pelo médico assistente;
- Exames realizados;
- Solicitação de materiais, se houver;
- Cartão da Unimed;
- Carteira de identidade.
 

O que é Sinistralidade?

Sinistralidade é o índice que mede o grau de utilização do plano.Esse índice é avaliado anualmente e serve para definir o percentual de reajuste das mensalidades do seu plano.

Contribua para que o índice de sinistralidade do seu plano de saúde não seja elevado.O principal beneficiado será você, que já tem o privilégio de fazer parte do maior sistema privado de saúde do Brasil: A Unimed.
 

O que é co-participação?

 
A Co-participação equivale a uma parcela a ser paga pelo usuário sempre que utilizar serviços ambulatoriais como, por exemplo, consultas e exames. Lembre-se que quando se tratar de internação hospitalar não há co-participação, exceto para internações psiquiátricas, conforme o estabelecido em Normativas da Agência Nacional de Saúde.