Notícias

Voltar O contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis aumenta no Brasil

O contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis aumenta no Brasil

        10 de fevereiro, 2023


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de pessoas contraem infecções sexualmente transmissíveis (IST) por dia. Um número assustador, mas realista. É por este motivo que em dezembro utilizamos o vermelho para conscientizar a população sobre os riscos que elas correm ao não utilizar preservativos.

O Dezembro Vermelho surgiu para ser um aliado na campanha contra o vírus do HIV, porém, com o tempo se tornou algo contra as IST, que crescem anualmente. A conscientização tem se tornado mais difícil com o passar dos anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, 43,4% dos jovens brasileiros, entre 15 a 24 anos não utilizam o preservativo com parceiros eventuais. O HIV é o grande inimigo de tudo isso, porém os casos dobraram na última década. Os jovens entendem o vírus, mas não têm a compreensão do que ele pode fazer.

É essencial que a informação sobre esse assunto seja normal e é fundamental que eles pesquisem sobre o perigo das IST. É preciso mostrar o quão necessária é a utilização do preservativo, não somente por conta das doenças, mas também porque ele evita uma gravidez indesejada.

O governo brasileiro distribui preservativos masculinos e femininos gratuitamente nos postos de saúde. Aproveite e previna-se. Não faça parte da estatística. A prevenção é a melhor maneira de combater o HIV e as IST. A Unimed apoia esta causa.