Notícias


Novembro azul: vamos falar sobre a saúde masculina?

        01 de novembro, 2024

Novembro azul: vamos falar sobre a saúde masculina?

A campanha Novembro Azul tem como objetivo reforçar a importância sobre os cuidados com a saúde masculina, muitas vezes negligenciada.

Entre as principais doenças que acometem os homens, estão o câncer de próstata e o câncer de cólon e reto, e o Novembro Azul visa conscientizar sobre a prevenção destas e outras doenças.

Câncer de próstata: o que é?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga, tendo como principal função a produção de esperma.

O câncer de próstata, um dos mais frequentes entre os homens, é o tumor que afeta a próstata. Ele ocorre devido ao crescimento anormal e descontrolado de células, que podem resultar na formação de tumores.

Geralmente, o câncer de próstata se desenvolve de forma lenta, sem apresentar sintomas imediatos, por isso, quando o homem nota que há algo errado, a doença já pode estar em estágio avançado.

As causas deste tipo de câncer ainda não são conhecidas, mas existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de desenvolvimento da doença. Os principais são:

  • Idade - A idade é o principal fator de rico para o câncer de próstata, geralmente afetando homens a partir dos 50 anos;
  • Histórico familiar de câncer de próstata
  • Obesidade.
Atente-se aos sinais!

É preciso estar atento aos sinais do corpo que indicam que alguma coisa está errada. Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, mas conforme a doença vai evoluindo, os sintomas mais comuns - e que não devem ser ignorados - incluem:

  • Dor ao urinar;
  • Dor óssea;
  • Vontade de urinar com frequência (durante o dia ou à noite);
  • Demora para começar e terminar de urinar;
  • Diminuição do jato de urina.
Principais medidas preventivas

Como em sua fase inicial o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas, quando alguns sinais começam a surgir, a doença já pode estar em fase avançada. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para o tratamento e aumentar as chances de cura.

Para o câncer de próstata, existem dois importantes exames para a prevenção e detecção da doença. Estamos falando do exame de toque retal e do exame de PSA.

Exame de toque retal
Com o toque retal é possível avaliar o tamanho, a forma e a textura da próstata. Este exame permite apalpar a glândula e identificar possíveis alterações.

Quem pode fazer o exame?
Os homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou aqueles com 50 anos sem estes fatores, devem procurar um urologista para avaliação e realização do exame de toque retal.

Exame de PSA
É um exame de sangue que mede a quantidade do antígeno prostático específico (PSA) no sangue, uma proteína produzida pela próstata. Níveis elevados desta proteína podem indicar alterações na próstata e risco de câncer.

Havendo suspeita de câncer de próstata, outros exames poderão ser solicitados. Mas além dos exames preventivos e de detecção, a prevenção também inclui a adoção de hábitos saudáveis. Sendo assim, é recomendável:

Realizar check-ups médicos regularmente;
Manter uma alimentação saudável;
Praticar exercícios físicos regularmente,
Manter o peso adequado;
Não fumar;
Evitar bebidas alcoólicas.

Estar atento aos sinais e adotar medidas preventivas são fundamentais para um diagnóstico precoce da doença, que possibilita o tratamento adequado e, consequentemente, aumenta as chances de cura.

Câncer de cólon e reto ou colorretal

Agora vamos falar sobre o câncer de cólon e reto, também conhecido como colorretal, bastante comum na população masculina.

O cólon (intestino grosso) e o reto (final do intestino) são formados por células que se dividem e se reproduzem de forma ordenada e controlada. No entanto, quando acontece alguma alteração e esta produção passa a ser excessiva e descontrolada, surge o risco de desenvolvimento de tumores.

Assim como o câncer de próstata, ainda não se sabe exatamente as causas do câncer de cólon e reto, mas alguns fatores de risco influenciam o seu desenvolvimento.

Principais fatores de risco
  • Alimentação - consumo excessivo de carnes vermelhas e alimentos processados;
  • Obesidade;
  • Idade avançada;
  • Doenças inflamatórias intestinais (como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn);
  • Histórico familiar de câncer colorretal.
Sinais de alerta!

Geralmente, em sua fase inicial, o câncer de cólon e reto é uma doença silenciosa que não apresenta sinais. Mas, conforme a doença vai evoluindo, alguns sintomas começam a surgir. Os mais comuns são:

  • Perda de peso;
  • Presença de sangue nas fezes;
  • Dores abdominais e ao evacuar;
  • Alteração no funcionamento do intestino (diarreia ou prisão de ventre constantes)
  • Alteração no formato das fezes (ex.: fezes muito finas).
Como se prevenir?

A prevenção do câncer colorretal envolve basicamente a adoção de um estilo de vida saudável. Assim, é importante:

Manter o peso ideal;
Evitar o consumo excessivo de carne vermelha, óleos, gorduras, sal e açúcar;
Adotar uma dieta equilibrada, com alimentos minimamente processados e rica em fibras, grãos integrais, frutas, verduras e legumes;
Praticar atividade física;
Beber água;
Evitar o consumo de bebidas alcóolicas;
Não fumar.

Cuidar da saúde mental também é coisa de homem!

Falamos até aqui sobre o câncer de próstata e o câncer de cólon e reto, doenças com grande incidência na população masculina. Mas, aproveitando o Novembro Azul, instituído com o objetivo de conscientizar sobre a saúde integral do homem, queremos falar também sobre saúde mental.

Infelizmente, por questões culturais e estigmas sociais, ainda há muita resistência dos homens quando o assunto são as próprias emoções e a saúde mental, que também acaba sendo negligenciada.

É extremamente importante que a população masculina se conscientize e entenda o quão necessário é adotar uma rotina de autocuidado, que envolve também olhar para as próprias emoções.

Novembro azul: vamos falar sobre a saúde masculina?

Que tal aproveitar o Novembro Azul e incluir na rotina os cuidados com a mente? Se não sabe como fazer isso, temos algumas dicas.

Converse com alguém sobre o que está sentindo;
Busque um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal,
Tenha um tempo off-line;
Reserve tempo para si mesmo e para o lazer;
Priorize os momentos ao lado da família e amigos;
Durma bem;
Mantenha relações saudáveis;
Cuide da saúde física: isto inclui o cuidado com a alimentação, a prática de atividades físicas, não fumar, evitar o uso de álcool e manter consultas e exames de rotina;
E, por fim, deixe a desconfiança e a vergonha de lado e busque ajuda profissional sempre que necessário.

É importante que os homens adotem o autocuidado.
É importante que os homens não negligenciem a própria saúde e estejam alerta a qualquer anormalidade, no corpo ou na mente, e procurem ajuda.

Cuidar da saúde também é coisa de homem!

Categorias


Curta nossa página