Serviços - Unica Unimed do Brasil
Serviços
O suporte que a sua Unimed precisa para crescer
A Unica tem soluções sob medida para a sua Unimed com pacotes personalizados para atender as suas necessidades. Veja abaixo o que a nossa consultoria pode oferecer.
Avaliação atuarial da carteira
Avaliação de resultados técnicos e financeiros da cooperativa, com emissão de parecer quanto a desempenhos da carteira.
Na avaliação de desempenho são considerados o resultado técnico, financeiro e margem de contribuição de cada produto, além da identificação dos maiores focos de despesas assistenciais e possíveis planos de ação.
Suporte no acompanhamento e análise do IDSS
- Discussão com a área médica da Cooperativa para definição dos procedimentos a serem selecionados para composição dos indicadores assistenciais mais complexos
- Auxílio na elaboração de script ou algoritmos
- Orientação técnica quanto à produção dos dados para elaboração dos demais indicadores
- Auxílio na interpretação dos resultados e ajustes
- Acompanhamento de revisão e recursos quando da publicação prévia pela ANS.
Responsabilidade atuarial perante ao órgão regulador
Responsabilidade por emissão de pareceres referente a NTS, produtos, provisões técnicas ou outras demandas provenientes do órgão regulador, inclusive, assinando o balanço conforme item 6.3.10 do Anexo I da RN 314 de 23/11/2012 – Plano de Contas.
Avaliação estratégica da carteira e operação técnica
Após atendimento às necessidades atuariais prementes, com melhor conhecimento da realidade da cooperativa, iniciamos a avaliação estratégica da operação técnica e comercial.
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Desenvolvimento de nota técnica de registro de produtos
Apoio à modelagem, precificação, registro, elaboração e atualização de notas técnicas de produto, incluindo todo suporte e acompanhamento no registro junto à ANS.
Assessoria jurídica: orientação técnica na interpretação e execução das resoluções emanadas pela ANS
- Orientação sobre o conteúdo das resoluções emanadas pela ANS, bem como orientação quanto aos ajustes operacionais necessários para atendê-las
- Representar a operadora junto à Unimed do Brasil nas discussões de itens polêmicos das resoluções publicadas
- Saneamento de dúvidas quanto a aplicação prática das resoluções.
Avaliação de produtos
Além da análise dos indicadores por plano realizamos a avaliação das coberturas adicionais, atendimento as premissas comerciais quando de sua criação e diagnóstico de continuidade de produtos.
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Perfil analítico da carteira (indicadores)
Disponibilização de informações da carteira referente a usuários e as utilizações visões e dimensões, com evolução histórica:
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Exposição
Utilização
Sinistralidade
Despesa Assistencial.
Global
Plano
Contrato
Usuário
Grupos de procedimento
Sexo
Faixa etária
Especialidades
Prestador
Outros.
Frequência
Custo médio
Custo total
Ranking (Curva ABC)
Análises cruzadas
Comparativos com outras experiências.
indicadores de beneficiários, total e exposto:
Por faixa etária
Por sexo
Tipo de usuário (Tit/Dep/Agreg)
Por contrato
Por plano etc.
Total | Quantidade | Valor Médio:
Consultas
Exames
Atendimentos ambulatoriais
Internações
Terapias
Por faixa etária
Por sexo
Tipo de usuário (Tit/Dep/Agreg)
Por contrato
Por prestador
Por grupo de procedimentos
Por plano etc.
Consulta/usuário
Exames/consulta
Internações/usuário
Terapias/usuário
Exames/usuário
Guia/consulta
Reinternações
Tempo médio de internação.
Total
Por faixa etária
Por sexo
Tipo de usuário (Tit/Dep/Agreg)
Por contrato
Por plano
Por tamanho de massa (contrato).
Faturamento
Patrimônio líquido
Endividamento de curto prazo
Liquidez corrente
Despesas administrativas
Despesa assistencial per capta
Ticket médio
% de provisões constituídas
% de suficiência de ativos.
Avaliação atuarial da carteira
Avaliação de resultados técnicos e financeiros da cooperativa, com emissão de parecer quanto a desempenhos da carteira.
Na avaliação de desempenho é considerado o resultado técnico, financeiro e a margem de contribuição de cada produto, além da identificação dos maiores focos de despesas assistenciais e possíveis planos de ação.
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Cálculo de índice de reajuste de planos
O índice de reajuste dos contratos em vigor é sugerido de acordo com a segmentação de clientes, com base na avaliação analítica da carteira, nas negociações de contrato com prestadores, na definição de política de remuneração ao cooperado e na alteração de rol de coberturas.Desenvolvimento de planilha de cotação e reajuste de planos coletivos
Após avaliação dos produtos existentes e desenvolvimento de novos, disponibilizamos planilhas de cotação para planos empresariais, contendo todas as variáveis negociáveis.A planilha, agiliza o processo de venda e possibilita autonomia à cooperativa para estudos de grupos de pequenos e médios porte.
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Avaliação mensal das provisões técnicas e aderência às normas técnicas e notas técnicas atuariais
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- Compliance técnico: revisão do cálculo das provisões e verificação quanto a aderência aos requisitos legais. Resoluções ANS e NTA de provisões aprovadas
Cálculo de impactos: alterações regulamentares, tabelas de procedimentos, renegociações com a rede credenciada etc.
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Esta avaliação integrará os estudos de reajuste das contribuições.
Treinamento e suporte no desenvolvimento de plano de negócios
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Desenvolvimento de simuladores de resultados financeiros do plano de negócios e respectivo impacto no resultado da operadora, com critérios e premissas acordados com a controladoria da cooperativa.
Projeção de resultados da cooperativa
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Avaliação estratégica da carteira e operação técnica
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Perfil analítico da carteira (indicadores)
Disponibilização de informações da carteira referente a usuários e as utilizações visões e dimensões, com evolução histórica:Exposição
Utilização
Sinistralidade
Despesa assistencial.
Com informações sobre:
Frequência
Custo médio
Custo total
Ranking (Curva ABC)
Análises cruzadas
Comparativos com outras experiências.
Consultas
Exames
Atendimentos ambulatoriais
Internações
Terapias
Por faixa etária
Por sexo
Tipo de usuário (Tit/Dep/Agreg)
Por contrato
Por prestador
Por grupo de procedimentos
Por plano etc.
Consulta/usuário
Exames/consulta
Internações/usuário
Terapias/usuário
Exames/usuário
Guia/consulta
Reinternações
Tempo médio de internação.
Faturamento
Patrimônio líquido
Endividamento de curto prazo
Liquidez corrente
Despesas administrativas
Despesa assistencial per capta
Ticket médio
% de provisões constituídas
% de suficiência de ativos.
Na dimensão por:
Global
Plano
Contrato
Usuário
Grupos de procedimento
Sexo
Faixa etária
Especialidades
Prestador
Outros.
Perfil analítico, painel de indicadores, indicadores de beneficiários, total e exposto:
Por faixa etária
Por sexo
Tipo de usuário (Tit/Dep/Agreg)
Por contrato
Por plano etc
Indicadores de sinistralidade:
Total
Por faixa etária
Por sexo
Tipo de usuário (Tit/Dep/Agreg)
Por contrato
Por plano
Por tamanho de massa (contrato).