Configuração de funcionalidades e parametrização técnica dos aplicativos

        31 de maio, 2022

Olá!

Neste artigo, vou te ajudar a realizar a configuração de funcionalidades e parametrização técnica dos aplicativos Unimed Cliente e Unimed Cooperado, para que sua Unimed possa disponibilizar os serviços aos usuários do seu app. 

Esse processo é realizado no Gerenciador de Aplicativos.

>> Acesse aqui para saber mais sobre as configurações iniciais para utilização dos aplicativos

Vale lembrar que as configurações devem ser realizadas primeiro em ambiente de homologação, justamente para que se façam os testes necessários. Após aprovação da sua Singular, as mesmas configurações devem ser replicadas no ambiente de produção, para que fiquem disponíveis aos usuários finais, clientes ou cooperados.


E atenção! Se sua Unimed utilizará serviços que já estão com a API de integração desenvolvida pelo sistema de gestão, verifique com seu sistema de gestão se está utilizando a última versão liberada com os desenvolvimentos de integração para configurar esses serviços. Solicite também: 

  • URL/IP de acesso aos endpoints de cada serviço 
  • Usuário e senha (basic authentication) ou Bearer Token
     

Então vamos lá?

Ao acessar o painel, em Configurações, você poderá selecionar o aplicativo que deseja configurar:


 

Após selecionar o aplicativo, todas as parametrizações estarão disponíveis para visualização e edição. 

IMPORTANTE: caso seja feita alguma alteração indevida nas configurações técnicas, o aplicativo poderá ficar off-line ou alguma funcionalidade pode parar de funcionar. Evite ao máximo alterar essas informações e dar acessos a pessoas que não possuam o conhecimento técnico para tal.

As configurações de autenticação são cadastradas pela TI - Digital, porém, caso haja necessidade de ajustes, acesse a opção Parâmetros.

Obs. 1: além da parametrização geral de autenticação do aplicativo, caso necessário, poderá ser feita uma parametrização específica de autenticação para cada funcionalidade, caso elas acessem diferentes sistemas e exijam segurança diferente. Para fazer essa parametrização, basta acessar a opção Parâmetros em cada funcionalidade.

Obs. 2: Caso seja feita uma parametrização específica para uma funcionalidade (exemplo: a funcionalidade Indicadores de Exames exige uma autenticação diferente), a autenticação deverá ser cadastrada exclusivamente para esta funcionalidade e ela irá sobrepor a parametrização geral do aplicativo, mas não irá interferir no restante das funcionalidades. Ou seja, você terá uma parametrização de autenticação para todas as funcionalidades do aplicativo e uma exclusiva para Indicadores de Exames.

 


 

Descrição dos campos

Public Push Key: dados de autenticação para o envio de push.


 

Serviços Disponíveis: apresentação dos serviços existentes nos aplicativos e que estão à disposição de utilização para as Unimeds (desde que tenham sido desenvolvidos os serviços de integração com o sistema de gestão).

Para adicionar um serviço ao aplicativo, basta localizá-lo na listagem e selecionar para inserir (+):


 

Serviços Configurados: apresentação dos serviços cadastrados e que já estão disponíveis para os usuários dos aplicativos. 


 

Para excluir um serviço no aplicativo, basta localizá-lo na listagem e selecionar usando a opção (lixeira).

 

Configuração

Para configurar um serviço, basta selecioná-lo na listagem. A plataforma vai realizar a apresentação dos campos, conforme exemplo abaixo:


 

Parâmetros: onde poderá ser feita a configuração de autenticação específica para esta funcionalidade. Caso não seja preenchida, será considerada automaticamente a parametrização realizada para o aplicativo.

Título de Serviço: campo reservado para o título do serviço. Sua Unimed pode manter o nome já sugerido para o serviço. Portanto, não é necessário realizar nenhum tipo de alteração neste campo. 

Detalhe do Serviço: caso deseje cadastrar uma descrição para a funcionalidade.

Ativo: indica se a funcionalidade está ativa no aplicativo para o usuário final. 

Exibir no Menu: indica se a funcionalidade será habilitada no menu (+) no aplicativo.

Exibir no Dashboard: indica se a funcionalidade será habilitada para visualização na home do aplicativo.

Obs.: caso as opções de exibição no menu ou dashboard estiverem desabilitadas, mesmo que a funcionalidade esteja ativa, o usuário final não conseguirá visualizá-la e não terá acesso a esta opção.

Ordem Dashboard: indicação da ordem de apresentação desta funcionalidade no dashboard.

Ordem Menu: indicação da ordem de apresentação desta funcionalidade no menu. 
 


 

Observação: o menu da tela inferior do aplicativo (home) comporta apenas quatro serviços. Assim, ao configurar um serviço que deva estar visível na tela inicial do aplicativo, é necessário colocar números negativos: -1, -2, -3 ou -4, em até quatro serviços escolhidos.


 

Exibir formulário padrão: caso sua Unimed deseje utilizar o Fale com a Unimed para disponibilizar o acesso do usuário à Unimed, mesmo que esta funcionalidade não tenha sido desenvolvida (integrada com o GPU da Unimed do Brasil).

Exibir URL Externa: para os casos em que sua Unimed queira disponibilizar ao usuário o acesso a uma URL externa ao aplicativo, como uma página de informações, por exemplo. 
 


 

Rota: nome do serviço.

Host/URL: endpoint de acesso aos dados na Unimed.
 

 

Após finalizar as configurações, é importante que sua Unimed realize os testes do serviço. Para isso, verifique com um usuário — cliente ou cooperado — de testes no aplicativo de homologação se os dados informados pela API estão sendo exibidos corretamente no aplicativo.