Canal do Beneficiário - Unimed Lab



Chegou o novo Canal do Beneficiário, agora com os serviços
que são mais úteis no dia a dia do seu cliente 


Com layout totalmente reformulado, novo canal entrega agilidade, praticidade e autonomia para o cliente Unimed acessar os principais serviços de forma simples, fácil e rápida


 

Utilize as mesmas integrações do app Unimed Cliente

Omnichannel: as funcionalidades do app agora disponíveis também para serem usadas no Canal do Beneficiário 
 

Icon Image

Minhas Finanças

Acesso à diversos serviços como a 2ª via de Boletos, Débito em Conta, Demonstrativo de IRPF e Solicitação de Reembolso

Icon Image

Minha Unimed

Área destinada a Informações do Plano, Atualização Cadastral, Consulta de Coparticiação e  2º via de Cartão

Icon Image

Consultas e Exames

Facilidade para solicitar autorizações e acompanhar os pedidos já realizados

Icon Image

Serviços adicionais

Área destinada à opção de solicitação de cancelamento de plano conforme exigência da RN 412

Icon Image

Encontre Médicos

Aba de acesso ao Guia Médico Nacional para a busca por médicos cooperados e prestadores

Icon Image

E mais...

Menu de acessibilidade, área para publicação de banners, seção para comunicados, perguntas frequentes, redes sociais e Fale com a Unimed

Usa o antigo Canal do Beneficiário da Unimed do Brasil?

Fale com a gente para migrar de plataforma! A migração é simples, rápida e garante uma experiência muito mais completa




Uma nova plataforma
uma nova gama de serviços 
 
  • Já vem com os principais serviços disponíveis no aplicativo Unimed Cliente
  • São cerca de 10 serviços nativos, ou seja, sem necessidade de desenvolvimento 
  • E mais! Possibilidade de incorporar outros serviços em uso pela sua Unimed
  • Login único, acessado via SSO




Diminua a distância entre a sua Unimed e o seu beneficiário 
facilitando o acesso aos serviços que ele mais precisa e pelo canal que ele preferir




Mais novidades da plataforma
 
  • Criada na versão Liferay 7.3
  • Fácil gestão, já conhecida por quem administra o Site Singular
  • Plataforma responsiva e com exclusiva edição mobile
  • Identidade única, a mesma do Site Singular (Design System Unimed)


Diversos serviços já têm integração 

realizadas pelos sistemas de gestão Cardio, SGU, Solus, Infomed Benner e HRP

Mais vantagens para aderir

Fácil de aderir
Criado para uso de todas as Unimeds com possibilidade de integrar serviços do sistema de gestão da cooperativa e ocultar aqueles que não serão utilizados; ou ainda integrar serviços de outros sistemas de gestão

Sem custo adicional

Migração, adesão e implantação já estão inclusas na contribuição "Serviços Portal Nacional Unimed"

Suporte
Atendimento realizado pela equipe de Suporte da Unimed do Brasil, além de contar com uma Central de Ajuda com artigos

Atende obrigações legais
Está em alinhamento com a RN 452 e RN 509

Enxoval de Marketing
Peças prontas para a sua Unimed divulgar a novidade para os beneficiários

Ficou com alguma dúvida? Acesse a seção de perguntas e respostas!




Leve essa novidade para a sua Unimed!



Esclareça aqui as suas principais dúvidas sobre a plataforma

Minha Unimed não utiliza o antigo Canal do Beneficiário. Posso aderir? Tem algum custo?
       
O novo Canal do Beneficiário integra o portfólio de soluções digitais do Unimed Lab. A TI – Digital da Unimed do Brasil é a área responsável pela adesão, acompanhamento no processo de implantação e presta o suporte técnico da ferramenta. A ferramenta está disponível para uso de todo o Sistema Unimed e a adesão está inclusa na contribuição Serviços Portal Nacional Unimed, portanto, não há custos adicionais para ter acesso a essa solução. Para aderir, basta manifestar o seu interesse preenchendo o formulário desta página. Depois, é só aguardar o contato da nossa equipe de Implantação.
 
Minha Unimed já usa o antigo Canal do Beneficiário. Preciso realizar a migração para a nova plataforma?
       
Com certeza! Ale´m de entregar uma experiência digital totalmente diferente do que oferecíamos na antiga ferramenta, essa migração é fundamental porque em breve a antiga versão será descontinuada. Portanto, a TI – Digital fará contato com todas as Unimeds que já utilizavam o Canal do Beneficiário para realizar a migração para o novo ambiente.
 
Quais são as funcionalidade nativas?
       
Migração, adesão e implantação já estão inclusas na contribuição "Serviços Portal Nacional Unimed"

Suporte
Atendimento realizado pela equipe de Suporte da Unimed do Brasil, além de contar com uma Central de Ajuda com artigos

Atende obrigações legais
Está em alinhamento com a RN 452 e RN 509

Enxoval de Marketing
Peças prontas para a sua Unimed divulgar a novidade para os beneficiários
Quais serviços já têm integração desenvolvida?
       
Abaixo, seguem os serviços que já estão integrados com o sistema de gestão Cardio, SGU, Solus, Infomed Benner e HRP. Esses são os mesmos serviços já disponíveis no aplicativo Unimed Cliente.

Informações de Plano - Perfil do cliente, com dados pessoais, da operadora e detalhes do plano contratado.

Atualização Cadastral - Área para o cliente atualizar dados como endereço e telefone.
2ª Via de Cartão - Cliente pode informar o motivo e solicitar um novo Cartão Unimed.
Autorizações - Cliente pode conferir detalhes e status das suas solicitações de autorização.
Solicitação de Autorização - Área para solicitar a autorização para realização de exames e procedimentos.
2ª Via de Boletos - Histórico de boletos e opção de gerar uma nova via para pagamentos em aberto.
Extrato de Utilização - Relação de procedimentos, exames e consultas realizados pelo beneficiário.
Extrato de Coparticipação - Cliente pode verificar os valores de coparticipação dos procedimentos realizados.
Débito em Conta - Permite ao cliente informar os dados bancários para solicitar o débito automático das faturas recorrentes.
Consulta de Reembolso - Área para acompanhar o status das solicitações de reembolso realizadas.
Solicitação de Reembolso - Aqui o cliente pode solicitar o reembolso de serviços realizados fora da rede credenciada.
Demonstrativo de IRPF - Exibe o demonstrativo do plano para a declaração de Imposto de Renda.
Demonstrativo de IRPF em PDF - Opção de baixar em PDF o demonstrativo do plano para a declaração do Imposto de Renda.

Caso constate que o seu sistema de gestão ainda não possui integração com algum dos serviços acima, será necessário solicitar ao seu sistema de gestão o desenvolvimento da integração. 

Confira neste link,  os serviços integrados por sistema de gestão.

 
A plataforma permite a integração com todos os sistemas de gestão? 
       
A plataforma permite a integração com qualquer serviço de qualquer sistema de gestão. Porém, vale considerar que:
 
  • Os serviços integráveis atualmente são os mesmos disponíveis no app Unimed Cliente. O desenvolvimento dessas integrações foi realizado pelos sistemas de gestão das Unimeds. São eles: Cardio, SGU, Solus, Infomed Benner e HRP.
  • Caso a sua Unimed utilize outro sistema de gestão será necessário solicitar o desenvolvimento da integração. 
  • Se a sua Unimed utiliza outros serviços diferentes dos já existentes, também será necessário realizar o desenvolvimento da integração.
 
Minha Unimed não utiliza o aplicativo Unimed Cliente. Posso realizar a integração dos serviços apenas para uso do Canal do Beneficiário?
       
Sim. A Unimed pode fazer a adesão ao Canal do Beneficiário mesmo se não utiliza o aplicativo Unimed Cliente. Mas essa é uma excelente oportunidade de entregar para o beneficiário dois novos canais de relacionamento: o novo Canal do Beneficiário e o aplicativo Unimed Cliente (caso ainda não o utilize).

Vale lembrar que quando a Unimed dá a possibilidade de o beneficiário acessar os serviços pelo canal de sua preferência, oferece poder de escolha para o cliente, além de gerar autonomia e praticidade, gerando valor enquanto marca Unimed.
Tem previsão de entrega de um enxoval com peças de comunicação?
       
Sim. Todas as soluções da TI - Digital já são entregues com um kit de m´ídia para apoiar a Federação ou Singular na sua campanha de comunicação e marketing. Além dessas peças, também está disponível o Manual do Usuário.

As peças ficarão disponíveis para download no Canal do Colaborador > Áreas > Unimed Lab > TI - Digital.