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Colaborando: dedicação e criatividade garantem conquista do Selo de Acreditação ONA na Unimed Goiânia

Colaborando: dedicação e criatividade garantem conquista do Selo de Acreditação ONA na Unimed Goiânia

Colaborando: dedicação e criatividade garantem conquista do Selo de Acreditação ONA na Unimed Goiânia

3 Abril 2019

Após uma avaliação de diagnóstico realizada pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e uma série de auditorias internas, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) conferiu o Certificado de Acreditado a duas unidades da Unimed Goiânia: o Serviço de Atendimento Unimed I (SAU I) e o Centro de Diagnósticos Unimed (CDU). 

Homologado no dia 4 de dezembro de 2018 e entregue em uma cerimônia realizada no dia 17 de janeiro de 2019, o Selo de Acreditação ONA para os Recursos e Serviços Próprios I estava pautado no Planejamento Estratégico da singular. Para garantir esta conquista, além dos procedimentos técnicos necessários, foi desenvolvida também uma ação lúdica de engajamento. 

No âmbito do Escritório de Qualidade, que coordenou o trabalho, foi formada uma equipe com pessoas de diversos setores impactados pelo processo de certificação, como o de Gestão de Pessoas, o SAU e o Centro Clínico, dispostas a criar dinâmicas para estimular o engajamento no processo. 

Com isso, uma paródia musical foi criada com temas relativos à certificação, aos conceitos da ONA e às ações do Planejamento Estratégico da Cooperativa. Para animar as visitas feitas pela equipe a todos os setores impactados pelo processo de certificação, colaboradores e colaboradoras utilizaram fantasias e adereços relacionados à Copa do Mundo, promoveram várias atividades como blitz, teatro, entrega de material de bolso e brindes.

“No Mapa Estratégico definido em 2016, a qualidade foi considerada pelos próximos quatro anos como uma premissa de vários objetivos estratégicos, mas foi no objetivo ‘Estruturar um Sistema de Governança, Gestão da Qualidade e Riscos, com base em normas certificáveis na operadora e nos Recursos e Serviços Próprios’, que o processo de acreditação ganhou força. Alcançar essa meta hoje representa que estamos oferecendo um atendimento completo e de qualidade, que temos boas condições para atender e proteger pacientes. Isso significa melhorar a vida e a saúde do outro, ato natural da medicina. Esses objetivos e conceitos foram muito bem assimilados pelas pessoas ao longo de todo o processo, gerando inclusive ações espontâneas de engajamento”, conta o presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria.

Processo

O Manual Brasileiro de Acreditação foi utilizado como documento orientador para as ações a serem desenvolvidas. O processo teve início em 2015 com a adesão ao Programa Qualifica da Unimed do Brasil, realizado em parceria com o IAG Saúde, responsável pela consultoria em acreditação. E ganhou força em 2017 a partir da contratação de uma analista da qualidade e da estruturação do Escritório da Qualidade para os Recursos e Serviços Próprios I.

“Nós trabalhamos no sentido de transformar a acreditação para algo com propósito e resultados. Reunimos vários detalhes, organizamos as metas e ações a serem alcançadas e engajamos colaboradores e colaboradoras para construirmos isso juntos”, conta Eni Nascimento, analista de Qualidade.

O Serviço de Atendimento Unimed, o Centro Clínico e o Centro de Diagnósticos Unimed passaram por uma avaliação de diagnóstico no período de 9 a 13 de julho, realizada pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde. Ao mesmo tempo, foram realizadas auditorias internas com base nos requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação.

“Colaboradores e o corpo clínico dessas unidades foram envolvidos por meio de treinamentos internos, cursos EAD e presenciais. Para garantir o envolvimento, foi realizada uma intensa mobilização com atividades de diferentes linguagens como teatro, música, blitz, entrega de material de bolso e distribuição de brindes. E olha onde chegamos! Tudo isso é responsabilidade de coordenadores, coordenadoras, colaboradores e colaboradoras que se empenharam e lutaram por isso, que vestiram a camisa e se dedicaram”, conta o diretor dos Recursos e Serviços Próprios I, Washington Rios.

Para o cumprimento dos requisitos do manual, foi utilizado um módulo do Plano de Ação do Sistema de Gestão da Qualidade, atribuindo responsabilidades por cada requisito. Também foram envolvidos os setores de Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Marketing, Infraestrutura, Compras e Gestão de Processos.