Voltar

Federação GO TO DF Online 10

Federação GO TO DF Online 10

Federação GO TO DF Online 10

 
Ano 1 Nº 10 - 28/09/2018
dde
www A paz exige quatro condições essenciais: verdade, justiça,amor e liberdade
 
ww
  São João Paulo II  
wwww
 
eeeeee
 

O IX Simpósio da Federação GO|TO|DF será realizado nos dias 25 e 26 de outubro

¿

Tendo como tema central as “Mudanças e Inovação na Saúde Suplementar”, o IX Simpósio da Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal (Federação GO|TO|DF) será realizado em Goiânia (GO) nos dias 25 e 26 de outubro. Promovido pela Federação, o evento vai reunir cerca de 300 dirigentes e técnicos do Sistema Unimed da região e de outros Estados, além de palestrantes convidados, que vão abordar assuntos relacionados ao cooperativismo, à saúde suplementar, inovação, mudanças no modelo assistencial e outros temas de interesse das cooperativas.

Na abertura oficial do simpósio, na noite do dia 25, o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Barrozo Medeiros Pullin, fará uma palestra sobre a “Visão de Futuro do Cooperativismo na Saúde Suplementar”. Mas, as atividades do simpósio começarão ainda na manhã deste primeiro dia do evento, com reuniões técnicas nas áreas de Mercado, Jurídica, de Tecnologia da Informação, Contábil e de Intercâmbio e a reunião do Conselho Federativo.

A programação do dia 26 terá mesas-redondas com palestras e debates. As palestras vão abordar “O que as 5 maiores empresas que mais valem no mundo têm que nós não temos? Mas… que algumas Unimeds já têm!”, “Estratégia comercial da Unimed do Paraná e Unimed Minas Gerais para bloqueio da concorrência”, “Inovação Disruptiva na Saúde, Hipócrates em tempos de Dr. Google”, “Passado, presente e o futuro da AIS”  e “AIS”.

Workshop de Gastronomia
A tradicional Feira de Negócios também movimentará o IX Simpósio, que nesta edição terá uma novidades para acompanhantes dos participantes: um Workshop de Harmonização - Alimentos e Bebidas. O chef Márcio Zago vai falar sobre os benefícios do consumo de vinho para a saúde e outras dicas de gastronomia.


Inscrições
As inscrições para o IX Simpósio já estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de outubro apenas via internet, no site do evento. Após esta data, somente poderão ser efetuadas na secretaria de credenciamento, no local do Simpósio, que acontecerá no K Hotel. A diretoria da Federação GO|TO|DF convida todas as Unimeds federadas e Unimeds de todo o País a participarem de seu IX Simpósio e do debate sobre as mudanças, inovações e o uso de tecnologias na transformação do sistema de saúde.

 

CLIQUE AQUI, CONFIRA O SITE DO IX SIMPÓSIO E AS INFORMAÇÕES COMPLETAS SOBRE O EVENTO

 
wwwwwwwwww
 

Unimeds federadas participam de curso de aprimoramento em atenção integral à saúde

 

Cooperados e técnicos da Unimed Caldas Novas e da Unimed Morrinhos e colaboradores de diversas áreas da Federação GO|TO|DF e da Operadora Unimed Cerrado participam nesta sexta-feira, 28, e amanhã, 29, de um curso de Aprimoramento em Atenção Integral à Saúde. O curso, promovido pela Federação, foi aberto pela manhã e tem como palestrantes a enfermeira e consultora da PHD Consult e do Ministério da Saúde, Tatiana Dias Paulucci, e a médica de Família e Comunidade, que atua no Plano de Atenção Primária da Unimed Vitória, Bruna Calado Pena. Elas estão abordando esse novo modelo de atendimento, já adotado com êxito por outros países, como Canadá, Inglaterra, Espanha e Portugal, e implantado em 2012 na Unimed Vitória.

A programação, que enfoca esse modelo visto por muitos como o “futuro da assistência à saúde”, aborda aspectos, como atributos da atenção primária, conceitos, rede de atenção, coordenação do cuidado e comunicação em saúde. Tatiana Dias explica que a atenção primária é a porta de entrada, a base estruturante do sistema, mas para ser robusta precisa estar inserida em uma rede de atendimento.

 


Tatiana (esq.) e Bruna: palestrantes

“A atenção primária, desde que seja robusta, é o que há de mais sofisticado nos modelos assistenciais”, explica a consultora. Ela observa que no setor público, apesar de dificuldades, como financiamento, já há avanços nesta área. No setor suplementar, o processo ainda está no início, mas com experiências de êxito, como a da Unimed Vitória. “O modelo central de uma atenção primária é muito mais racional, de fato cuidador”, diz.

Leia mais sobre esse assunto e uma entrevista com a médica Bruna Calado na próxima edição do informativo Integração.

 

 
 
eeeeeee
 

Comitê Multidisciplinar Regulatório volta a debater a RN 430

   
 
 

Reunidos em Goiânia no dia 21 de setembro, os membros do Comitê Multidisciplinar Regulatório da Federação GO|TO|DF deram sequência aos debates da Resolução Normativa número 430 (RN 430), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que dispõe sobre as operações de compartilhamento da gestão de riscos envolvendo operadoras de planos de assistência à saúde. O encontro, realizado na sede da Federação, foi aberto pelo presidente Danúbio Antonio de Oliveira, o vice-presidente Sizenando da Silva Campos Júnior e o diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional, Walter Cherubim Bueno.

Em vigor desde 1º de janeiro de 2018, a RN 430 tem sido amplamente discutida nas reuniões do Comitê Multidisciplinar Regulatório criado em abril e composto por técnicos das áreas Jurídica, de Mercado, de Intercâmbio, Contábil e de Contas Médicas da Federação GO|TO|DF e das Unimeds federadas. Essa edição do encontro reuniu cerca de 60 pessoas e a programação incluiu apresentações da Assessoria Jurídica da Federação, esclarecimentos da Unimed do Brasil e exposições dos técnicos das áreas de Contabilidade, Intercâmbio e Tecnologia da Informação.

 


Vice-presidente da Federação, Sizenando da Silva Campos Júnior, explicou que o Comitê Multidisciplinar Regulatório é uma das novas atividades colocadas em prática pela atual diretoria, que assumiu em março passado. “Várias ações estão em andamento e os resultados já começam a surgir, inclusive com grande participação das singulares”, afirmou, referindo-se ao sucesso do trabalho do comitê e de outras ações da Federação.

Sobre a RN 430, o vice-presidente observou que a norma traz a possibilidade de melhoria quanto às exigências de Margem de Solvência das cooperativas, mas, por outro lado, exige um esforço operacional enorme das Singulares para implantar o novo modelo. “E a Federação está pronta para apoiar e orientar as federadas nesse novo desafio”, afirmou.
 

 
 
eeee

 
eeeee
 

Operadora Unimed Cerrado participa da Sipat na empresa Bem Alimentos

 


Colaboradores da Bem Alimentos, empresa situada em Rialma (GO) e cliente da Operadora Unimed Cerrado, participaram no dia 19 de setembrode uma atividade educativa na área da saúde. O evento fez parte da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) da empresa e contou com a parceria do Departamento de Atenção Integral à Saúde da Unimed Cerrado.

O técnico de enfermagem Egnaldo José Ferreira da Silva e a preparadora física Neusa Maria Silva Valadares estiveram na empresa e desenvolveram uma série de ações junto aos colaboradores. Eles orientaram os trabalhadores sobre cuidados com a saúde nos vários ciclos da vida, informando e esclarecendo dúvidas, por exemplo, sobre os riscos do tabagismo, diabetes e saúde do idoso. Os colaboradores também puderam aferir a pressão arterial e glicemia e participar de uma aula de ginástica laboral.

Outras empresas clientes interessadas nesta parceria para a realização de ações voltadas para a saúde de seus trabalhadores podem entrar em contato com a Unimed Cerrado e solicitar os serviços. Basta ligar: (62) 3221 5100.

 
eee
 
 

Pós-graduação em Cuidados Paliativos tem nova data: 9 de novembro

 

 
 

Rosane Rodrigues