Voltar

Federação GO|TO|DF Online 9

Federação GO|TO|DF Online 9

Ano 1 Nº 9 - 06/09/2018

Federação GO|TO|DF Online 9

Ano 1 Nº 9 - 06/09/2018

 
  Ano 1 Nº 9 - 06/09/2018 
dde
www
Se quisermos compreensão, respeito, gentileza, solidariedade, devemos aprender a ser compreensivos, respeitosos, gentis e solidários 
 
ww
  Augusto Cury  
wwww
 
eeeeee
 

Federação GO|TO|DF promove o XII Encontro Regional das Unimeds do Tocantins

 

Luiz Paulo (esq.), Walter, Luiz Carlos, Ricardo, Danúbio, Sizenando e Sebastião

Dando sequência ao calendário de encontros regionais das Unimeds federadas programados para 2018, a Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal (Federação GO|TO|DF) realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, o XII Encontro Regional das Unimeds do Tocantins. O evento aconteceu em Palmas, a capital do Estado, e reuniu dirigentes e técnicos da Federação e das três federadas tocantinenses: Unimed Araguaína, Unimed Gurupi e Unimed Palmas.

Dentre os participantes estavam o presidente Luiz Carlos de Oliveira e o vice-presidente da Unimed Araguaína, Sebastião Geraldo de Melo; o presidente da Unimed Gurupi, Luiz Paulo da Silveira, e o presidente da Unimed Palmas, Ricardo do Val. A Federação foi representada pelo presidente Danúbio Antonio de Oliveira, o vice-presidente Sizenando da Silva Campos Júnior e o diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional, Walter Cherubim Bueno.

Ao longo dos dois dias do encontro, os representantes das Unimeds tocantinenses debateram com diretores e técnicos da Federação GO|TO|DF vários assuntos relacionados ao setor cooperativista e à área da saúde. Um dos temas considerados mais relevantes pelos diretores da Unimed Araguaína foi abordado na palestra ministrada pelo presidente da Federação, que falou sobre os Desafios da Saúde Suplementar.

Ao abordar os desafios do setor, Danúbio Antonio de Oliveira observou que o modelo tradicional de assistência que ainda está sendo utilizado amplamente no Brasil tem funcionado de forma fragmentada, com diversas especialidades, mas com falhas no tratamento integral. A nova proposta, segundo ele, é oferecer um modelo assistencial que leve em conta o acesso facilitado e o atendimento integral, que, sem prejuízo aos serviços assistenciais, dê prioridade à promoção da saúde. “Precisamos cuidar das pessoas em sua integralidade”, disse.

 

A Resolução Normativa número 430, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que dispõe sobre as operações de compartilhamento da gestão de riscos envolvendo operadoras de plano de assistência à saúde; a gestão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) e a rede credenciada versus rede própria também foram temas enfocados no evento, que contou ainda com oficinas técnicas e momentos de confraternização e compartilhamento de boas práticas entre as cooperativas. Finalizando o encontro, os dirigentes fizeram uma visita ao Hospital da Unimed Palmas.
 

Evento promove maior integração entre a Federação e as federadas

 
Além da disseminação de informações técnicas e a atualização dos participantes sobre mudanças na regulamentação dos planos de saúde e novas exigências do mercado, o XII Encontro Regional das Unimeds do Tocantins foi importante também para promover uma maior integração da Federação com suas federadas e, principalmente, entre as três Unimeds do Estado.

“Ficou acertada a execução de ações conjuntas das Unimeds, com a participação da Federação, para a melhoria de processos operacionais das operadoras, como a auditoria, intercâmbio e rede própria, tudo visando ao fortalecimento e crescimento do Sistema Unimed na região”, explicou o diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional da Federação GO|TO|DF, Walter Cherubim Bueno.

Presidente da Unimed Gurupi, Luiz Paulo da Silveira, também ressaltou a importância do encontro. “Temos apenas três Unimeds aqui na região e elas têm praticamente os mesmos problemas, então é importante nos reunirmos para debater essas questões e resolvê-las”, disse. Para o presidente da Unimed Palmas, Ricardo Do Val, o evento contribui para manter a aproximação e integração das Unimeds do Estado e, além do caráterpolítico-institucional, tem também um relevante caráter operacional, com a realização de oficinas técnicas.

 
wwwwwwwwww
 

Vice-presidente da Federação fala sobre a importância do Simpósio Unimed 2018 ES|MG

 

Walter Cherubim (esq.) e Danúbio Antonio: participação

O vice-presidente da Federação GO|TO|DF, Sizenando da Silva Campos Júnior, falou sobre a importância do Simpósio Unimed 2018, organizado pelas Federações Espírito Santo e Minas Gerais. O evento, realizado em Vitória (ES) entre os dias 15 a 17 de agosto e que teve como tema central “Inovar – Conectar – Superar: o Futuro da Saúde”, contou também com as participações do presidente da Federação GO|TO|DF, Danúbio Antonio de Oliveira, e do diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional, Walter Cherubim Bueno.

“O Simpósio das Federações Espírito Santo e Minas Gerais é sempre muito rico em novos conhecimentos e novas práticas em virtude do grau de amadurecimento cooperativista e empresarial desses dois Estados”, afirmou Sizenando da Silva Campos Júnior, ressaltando que os participantes puderam conhecer e aprender sobre o avançado estágio do modelo de atenção integral à saúde implantado nas cooperativas da região, onde o cuidado com a saúde dos clientes é feita de forma integrada através do produto Unimed Personal.

 



Sizenando da Silva Campos Júnior: importância do simpósio


Outros pontos fortes destacados pelo vice-presidente dentre as apresentações do simpósio são o debate sobre saúde e tecnologia, que mostrou que tecnologias leves que envolvem contato direto cohabitam com tecnologias digitais em prol da saúde de todos, e a implantação de um novo modelo de governança lastreada em compliance, ética empresarial e transparência, estimulando as empresas cooperativistas a se engajarem nesse novo modelo. O simpósio integra o calendário do Sistema Unimed e reúne líderes da alta gestão e executivos das cooperativas de trabalho médico.
 

 
 
eeeeeee
 

Federação é prata no Selo de Governança e Sustentabilidade

   
 
 

A Federação GO|TO|DF acaba de conquistar mais um Selo Prata de Governança e Sustentabilidade, mantendo a classificação alcançada em 2016, ano da entrega do primeiro selo, e renovada na avaliação realizada no ano seguinte (foto). Criado em 2015 a partir da unificação dos Selos de Sustentabilidade e de Governança Cooperativa, o Selo Governança e Sustentabilidade é conferido pela Unimed do Brasil a Federações, Singulares e sociedades auxiliares do Sistema Unimed em reconhecimento e estímulo à prática da governança cooperativa e à melhoria contínua da gestão.

Para a classificação, são considerados requisitos, como o equilíbrio econômico-financeiro, a elaboração do planejamento estratégico, gestão de riscos, existência de código de conduta, a formação dos conselhos e da diretoria executiva em cooperativismo, as ações de segurança e saúde no trabalho desenvolvidas, investimentos na comunidade e se tem uma política de gestão de resíduos.

Dividido nas categorias bronze, prata, ouro e diamante, o selo é entregue a cada dois anos. A edição deste ano contou com a participação de 182 Unimeds de todo o País. A Unimed do Brasil ressalta que muito, mais do que um reconhecimento, o processo de certificação permite a realização de um diagnóstico da Unimed participante, possibilitando o desenvolvimento de um plano de ação rumo às melhores práticas em governança e sustentabilidade do mercado na perspectiva das cooperativas médicas, prezando pela transparência, a conduta ética frente à crescente competitividade e às exigências dos órgãos de regulação.

 
 
eeee
 
eeeee
 

SISTEMA UNIMED

Rio Verde recebe pós-graduação em Auditoria em Saúde e Gestão em Saúde da Faculdade Unimed

Na segunda quinzena de agosto, a Faculdade Unimed deu início a cursos de pós-graduação em várias regiões do País. É o caso da pós-graduação em Auditoria em Saúde, direcionada a profissionais com curso superior na área da saúde - principalmente médicos e enfermeiros – que já trabalham com auditoria ou têm interesse em se especializar no assunto. Rio Verde (GO) é uma das cidades com turmas da pós em Auditoria.
 
Em Rio Verde, o curso é ministrado na modalidade in company, ou seja, é exclusivo para cooperados e colaboradores da Unimed Rio Verde. Na Singular goiana, as aulas inaugurais começaram no dia 31 de agosto
(Com informações: Faculdade Unimed)

 
eee
 
 
 

IX SIMPÓSIO 2018

 
 
 

Rosane Rodrigues