Voltar

Faculdade Unimed lança primeiros cursos de graduação

Faculdade Unimed lança primeiros cursos de graduação

Faculdade Unimed lança primeiros cursos de graduação

Gestão Hospitalar e Gestão de Cooperativas serão os dois primeiros cursos tecnólogos de graduação da Faculdade Unimed

A Faculdade Unimed, Instituição de Ensino Superior (IES) do Sistema Unimed, acaba de lançar seus dois primeiros cursos de graduação: Gestão Hospitalar e Gestão de Cooperativas. “A instituição inicia sua trajetória contando com o forte legado da Fundação Unimed – sua mantenedora e responsável há 22 anos pelo ensino, pesquisa e extensão nas áreas de gestão, cooperativismo e saúde em Unimeds de todo o País. Nesse período, já capacitamos mais de 80 mil alunos em mais de 500 turmas de pós-graduação”, destaca Ary Célio de Oliveira, Executivo de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Fundação Unimed.

Os cursos tecnólogos ofertados pela Faculdade têm duração de dois anos e meio e as aulas começarão em fevereiro de 2018, após o primeiro vestibular da Faculdade, marcado para o final de 2017. Qualquer pessoa que já tenha concluído o ensino médio poderá participar do processo seletivo.  

A autorização do Ministério da Educação (MEC) para o funcionamento da Faculdade Unimed foi concedida em agosto de 2016. A sede da Faculdade - e de sua mantenedora - fica em Belo Horizonte, de onde uma equipe multidisciplinar estrutura, operacionaliza, entrega e coordena os cursos de pós-graduação lato sensu, MBA´s, cursos de aperfeiçoamento, curta duração e livres – estes, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD) -, realizados em todas as regiões do Brasil.

Quanto à graduação, os dois primeiros cursos contarão com aulas presenciais na capital mineira. “Os tecnólogos são bem aderentes às tendências de mercado e voltados para as práticas das realidades dos setores de saúde e do cooperativismo. Por meio dos novos cursos queremos desenvolver os processos de ensino e aprendizagem nas duas áreas, fortalecendo esses setores”, explica Ary Célio.

Dados do 12º Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro reforçam a valia da capacitação proposta pelo curso de Gestão de Cooperativas. O setor cresceu 13,3% em 2016, em relação a 2015, em movimentação financeira no estado, passando de R$ 38,2 bilhões para R$ 43,3 bilhões. Além disso, o número de empregados aumentou em 8,9%. O curso de Gestão Hospitalar também tem forte apelo no mercado de trabalho, uma vez que, de acordo com a Confederação Nacional de Saúde (CNS), o setor representa 9% do PIB brasileiro e congrega 298.415 mil estabelecimentos de serviços em saúde no país. O curso prepara profissionais para a gestão em estabelecimentos de saúde em geral, não apenas hospitais.  

Tecnólogo em Gestão de Cooperativas

Desenvolvido e ofertado com o objetivo de assegurar a formação profissional para atendimento de forma competente e inovadora às sociedades cooperativas. Tem por finalidade profissionalizar a gestão e preparar gestores a fim de projetar as cooperativas no cenário nacional - todos os ramos, não apenas de saúde. Destaque para a formação multidisciplinar necessária ao atendimento das complexas demandas da organização e prestação de serviços à comunidade.

Carga horária total de 2.040 (duas mil e quarenta horas), incluindo disciplina optativa; duração de 2,5 anos; aulas presenciais de segunda a quinta-feira na sede da Faculdade, em Belo Horizonte/MG; 40 vagas. Coordenação: Nemizio Antônio de Souza, Mestre em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Cooperativismo.

Tecnólogo em Gestão Hospitalar

Desenvolvido e ofertado com o objetivo de assegurar a formação do profissional para atuar no enfrentamento das questões presentes no cotidiano das unidades de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, centros de medicina diagnóstica etc. Tem por finalidade formar o tecnólogo com competências para planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho em saúde, envolvendo a área de gestão de pessoas, materiais e equipamentos, organização e controle de compra, custos, apoio e logística hospitalar, acompanhamento e supervisão de contratos e convênios.

Carga horária total de 2.400 (duas mil e quatrocentas horas), incluindo práticas e TCC; duração de 2,5 anos; aulas presenciais de segunda a quinta-feira na sede da Faculdade, em Belo Horizonte/MG; 40 vagas. Coordenação: Eduardo Regonha, que também é coordenador do MBA em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed, e Marcelo Augusto Nascimento, especialista em Gestão de Negócios, Administração Hospitalar e Pedagogia Empresarial.

As inscrições estarão abertas em breve, neste mês de setembro, e poderão ser feitas pelo site www.faculdadeunimed.edu.br, ou presencialmente, na sede da IES, na capital mineira.

 


Rosane Rodrigues da Cunha

Fonte: Faculdade Unimed