Voltar

José Abel Ximenes despede-se da presidência e é homenageado

José Abel Ximenes despede-se da presidência e é homenageado

José Abel Ximenes despede-se da presidência e é homenageado

Um dos fundadores da Federação GO|TO|DF, o médico José Abel Ximenes despediu-se da presidência da instituição durante a Assembleia Geral Ordinária realizada em 23 de março. Afirmando se afastar da diretoria, mas nunca do cooperativismo, Ximenes se disse feliz por transferir a presidência ao amigo, ex-aluno, ex-residente e colega de gestão na Federação, Danúbio Antonio de Oliveira.

Ele recordou um pouco do histórico da criação e das mais de duas décadas de trabalho da Federação, criada em 1994. Essa trajetória, sintetizada também em uma publicação especial, de acordo com Ximenes deve servir de exemplo para os novos dirigentes. “Precisamos ter a mente aberta às mudanças e estarmos atentos ao mercado, devemos interpretar os números e refletir sobre o que eles nos mostram”, disse Ximenes, que agradeceu o apoio de todos os colegas, dirigentes e colaboradores da Federação durante o tempo em que esteve à frente da entidade.

Ao final da AGO, os novos diretores, representantes das Unimeds federadas e colaboradores participaram de uma justa homenagem a José Abel Ximenes. Grande incentivador da educação continuada no setor cooperativista, ele agora empresta seu nome ao Centro de Desenvolvimento Humano da Federação, do qual foi o idealizador. O Centro de Desenvolvimento Humano José Abel Ximenes funciona no segundo andar do prédio da Federação.

Para o diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional da Federação, Walter Cherubim Bueno, a homenagem é muito justa, pois é impossível falar em cooperativismo médico e no Sistema Unimed na região e no Brasil, sem lembrar da grande contribuição dada por José Abel Ximenes.

“Se hoje o Sistema Unimed em Goiás e no Tocantins tem essa estrutura, com Unimeds que se destacam nacionalmente, muito devemos ao trabalho desenvolvido por Ximenes, que sempre acreditou no cooperativismo, incentivou a criação e o desenvolvimento de nossas cooperativas, investiu na educação de dirigentes, cooperados e colaboradores e inovou, por exemplo, ao iniciar o debate da mudança do atual modelo assistencial”, disse.


Rosane Rodrigues da Cunha