Nilson Luiz May lançou livro em Passo Fundo
Nilson Luiz May lançou livro em Passo Fundo
O médico, acadêmico e escritor Nilson Luiz May lançou o livro “Última Chamada” na Academia Passo-Fundense de Medicina no dia 06 de dezembro para um público de médicos, professores e estudantes. A obra constitui uma antologia de contos selecionada pelo autor, alguns já publicados anteriormente em volumes esparsos e em antologias coletivas e outros são inéditos. Na oportunidade o autor proferiu a conferência Medicina e Literatura – delineando um percurso histórico.
O evento foi prestigiado por grande número de médicos e acadêmicos, a exemplo de Rudah Jorge, Francisco Madalosso, Jorge Moojen, Gilberto Tubino da Silva e Ruy Carlos Donadussi. Estiveram presentes também o Vice-Presidente da Federação, Nilso Zaffari, os Diretores Gerson Reis e Jorge Martines, o Gestor Luiz Claudio Madureira, o Presidente do Instituto e da Unimed Erechim, Alcides Mandelli Stumpf, o Presidente da Coopmed e da Unimed Pelotas, José Milton Mirenda, o Coordenador Regional e Presidente da Unimed Planalto Central, Vilmar Dürks, e o Presidente da Unimed Alto Jacuí, Carlos Mânica.
Alguns escritores manifestaram sua opinião, através da leitura prévia dos originais, como o jornalista e cronista do Correio do Povo, Juremir Machado da Silva, que enfatizou: "Nilson Luiz May tem literatura nas veias, desnudando o absurdo vivido no cotidiano por homens condenados à própria existência". Já o escritor Sergio Faraco diz que os episódios que derrubam as quimeras dos personagens de Nilson Luiz May, “sugerem que, em regra, a vida é um negócio que não vale o investimento. Mas a ficção salva, com seus encantos, aquilo que a vida desencanta”.
Ao todo são 17 contos que contabilizam 192 páginas. De acordo com May, lançar o livro “Última Chamada” em Passo Fundo foi um privilégio. “É uma honra estar de volta à capital nacional da literatura para lançar este livro. Agradeço em especial ao amigo Henrique Luiz Oliani pela dedicação na organização do lançamento e também à Professora Drª. Tania Rösing, ilustre personalidade da literatura nacional, sempre engajada na missão de cultivar e disseminar a leitura”.
Nilson Luiz May faz da literatura o seu segundo ofício. Estudioso e crítico, escreve para revistas literárias desde a década de 1970. Premiado no concurso Apesul como Revelação Literária em 1980, publicou contos e crônicas em 11 antologias. É autor dos romances Céus de Pindorama – uma recriação ficcional satírica sobre a época do descobrimento e Misterioso Caso na Repartição Pública – estruturado em forma de folhetim, que transcorre no conturbado ano de 1968.
Também é autor de Inquéritos em preto-e-branco (contos) e A Máquina dos Sonhos (crônicas). O reconhecimento pelo seu trabalho foi demonstrado através da participação na Antologia Crítica do Conto Gaúcho e pelo agraciamento com o Troféu Amigo do Livro em 1999. O médico e escritor ocupa a cadeira nº 7 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina.