Voltar

45º Convenção Nacional Unimed

45º Convenção Nacional Unimed

Unimed completa 40 anos debatendo sobre desafios e novo modelo assistencial para a sustentabilidade do Sistema

45º Convenção Nacional Unimed

Unimed completa 40 anos debatendo sobre desafios e novo modelo assistencial para a sustentabilidade do Sistema

A Unimed Mercosul esteve presente na 45ª Convenção Nacional Unimed, de 29 de setembro a 02 de outubro, na Costa do Sauípe, na Bahia. O tema central do evento foi “Agenda 2020 – Cooperativismo e Saúde” e teve a meta maior de discutir os rumos do Sistema frente aos seus grandes desafios, de forma a garantir sua sustentabilidade e seus princípios norteadores. O maior fórum de debates da Cooperativa comemorou os 40 anos da Unimed do Brasil e reuniu cerca de 1.500 dirigentes de Federações e Singulares, médicos cooperados, colaboradores técnicos, palestrantes, fornecedores, parceiros e expositores em quatro dias de muito trabalho, troca de ideias, divulgação de experiências de sucesso e motivação para o enfrentamento das dificuldades vividas pelo Sistema e pelo país, em tempo de crise. 

Além da importante reflexão sobre o momento atual do Cooperativismo Unimed, o tema central da programação discorreu sobre como a Unimed pode atingir os objetivos propostos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), referentes ao Plano de Ação para uma Década Cooperativa. A proposta da ACI, reafirmada pela Unimed, é fazer do cooperativismo o modelo de negócios líder em sustentabilidade econômica, social e ambiental, o mais conhecido e preferido das pessoas, mantendo um crescimento rápido e intenso, para o bem da sociedade e seus cooperados. Para complementar os debates, a Convenção tratou de questões imprescindíveis na atualidade e na gestão dos negócios, como os prejuízos gerados pela corrupção, o cenário político e econômico do Brasil, a agenda positiva da saúde suplementar, ciência e tecnologia, recursos próprios e o valor da marca.

O estudo de mudanças no modelo de atenção à saúde também foi ponto forte do evento, não apenas na plenária principal, mas também nas oficinas realizadas na busca de alternativas para combater o aumento dos custos assistenciais, a utilização elevada dos serviços, perspectiva de envelhecimento populacional e crescimento de casos de doenças crônicas. As discussões tiveram foco na estratégia da Unimed diante do cenário de instabilidade e sistemas de saúde no Brasil e no mundo, o conceito, características e exemplos em atenção integral à saúde e atenção primária, os modelos praticados em outros países e a busca pela melhoria contínua do Sistema Unimed.

Mesa de abertura: presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino; presidente da Federação da Bahia, Mauro Muiños de Andrade; presidente da Unimed Participações, Nilson Luiz May; presidente da Fundação Unimed, João Batista Caetano; presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas; presidente da Central Nacional Unimed, Mohamad Akl; presidente da Organização Cooperativas de São Paulo, Edivaldo Del Grande; secretário de Saúde de Salvador, José Antônio Rorigues Alves; e assessor da presidência do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Américo Utumi

 

A Convenção reuniu cerca de 1.500 dirigentes da Unimed do Brasil, de Federações e Singulares, médicos cooperados, colaboradores técnicos, palestrantes, fornecedores, parceiros e expositores


Assessoria de Imprenssa