Assembleia Geral apresenta conquistas de 2017 e traça metas para 2018

9 Abril 2018

Diretores da Mercosul e Delegados das Federações participaram da AGO: Nilson Luiz May (presidente Unimed RS e Unimed Participações), Paulo Roberto Fernandes Faria (presidente Unimed Paraná e Unimed Mercosul), Alberto Gugelmin Neto (presidente Unimed SC e vice-presidente Unimed do Brasil), delegados André Marques Vieira (Santa Catarina), Luís Francisco Costa (Paraná) e Manoel Luiz Soares Pitrez Filho (Rio Grande do Sul)

A Assembleia Geral Ordinária da Unimed Mercosul aconteceu no último dia 09 de março, sob a coordenação de Paulo Roberto Fernandes Faria, presidente da Confederação de Federações de Cooperativas Unimed da Região Sul do Brasil e também presidente da Unimed Paraná. A prestação de contas e o relatório de atividades foram apresentados aos delegados das três Federações do Polo (PR, SC e RS), conforme prevê o Estatuto Social, com aprovação unânime das demonstrações contábeis, acompanhadas dos pareceres do Conselho Fiscal e dos Auditores Independentes. Durante a AGO também foi aprovada e formalizada a manutenção da atual Diretoria Executiva da Unimed Mercosul, que é exercida em sistema de rodízio entre os presidentes das Federações, com mandato de 3 anos.

Ainda fez parte da pauta a eleição dos novos membros do Conselho Fiscal, que ficou assim constituído:

EFETIVOS

Théo Fernando Bub – Unimed Grande Florianópolis (SC)

Edson Fressato – Unimed Pato Branco (PR)

Roger Martins de Souza – Unimed Centro (RS)

SUPLENTES

André de Almeida Corinthi – Unimed Jaraguá do Sul (SC)

Eufanio Estéfano Saqueti – Unimed Campo Mourão (PR)

José Paulo Rotunno Corrêa – Unimed Litoral Sul (RS)

Por fim, a Assembleia Geral teve como momento de destaque a apresentação das ações realizadas no ano de 2017 e o planejamento de metas para 2018. Confira as sínteses:

Principais conquistas de 2017

*Realização do 9º Encontro das Unimed do Polo Mercosul.

*Apresentação de cases na Convenção Nacional Unimed, com os resultados de sucesso do Projeto Stents e do Sistema de Gestão da Rede.

*Implantação de inovações tecnológicas, com o Sistema de Gestão da Rede, o novo Sistema da Câmara de Compensação e o Sistema de Informações Gerenciais.

*Criação do Comitê Técnico de Diagnóstico – CTDIG.

*Realização do 3º Simpósio Mercosul de Diagnósticos.

*Integração da Unimed Mato Grosso do Sul na Câmara de Compensação.

*Primeiros passos para a instalação da Câmara Arbitral e Conciliação da Unimed Mercosul.

*Unificação das Câmaras Técnicas Estaduais na Câmara Técnica da Mercosul.

*Economia nas negociações realizadas pelo CTM – Comitê Técnico de Materiais.

*Acordos comerciais negociados em benefício de inúmeras Singulares do Polo.

*Alinhamento dos medicamentos que constituem a lista do CONFAZ.

*Capacitação do Sistema no Sul do Brasil: Treinamento de Técnicas de Negociação Avançada; 1º Encontro de Boas Práticas na Gestão da Saúde Suplementar com foco em medicamentos de alto custo; Workshop Rastreabilidade de DMI/OPME.

Metas definidas para 2018

*Instalação da Câmara Arbitral e Conciliação da Unimed Mercosul.

*Expandir o serviço da Câmara Técnica de Conciliação para as Unimeds participantes da Câmara de Compensação, melhorando o tempo de resolução de pendências entre as Singulares do Polo e demais participantes da Câmara de Compensação Mercosul.

*Disponibilizar o acesso do sistema Sistema de Câmara de Compensação para as Federações, viabilizando a redução de custos de mão de obra nas Federações.

*Ampliar simpósios de inovações na saúde e gestão para os comitês existentes.

*Implantação do Projeto Transparência no Intercâmbio, com modelo padrão de divulgação das informações referentes às transações realizadas no intercâmbio para aferição e balizamento.

*Desenvolvimento do Projeto Captação de Novas Ideias, buscando as melhores práticas na área operacional e financeira/investimentos para que sejam replicadas no polo.

*Criação do Projeto Tira Dúvidas no Intercâmbio Unimed, com a disponibilização de canal por meio eletrônico para que as singulares possam encaminhar suas dúvidas de qualquer natureza, para breve resposta pela Confederação.

*Realização de pesquisa junto às Singulares das Federações para identificar o grau de conhecimento das ações da Unimed Mercosul no seu polo de atuação e as expectativas em relação a Confederação.