Voltar

BOAS NOVAS DAS FEDERAÇÕES DO POLO MERCOSUL

BOAS NOVAS DAS FEDERAÇÕES DO POLO MERCOSUL

BOAS NOVAS DAS FEDERAÇÕES DO POLO MERCOSUL

6 Outubro 2016

UNIMED SANTA CATARINA
Aproximação com entidades médicas na luta por melhor remuneração

Encontro na sede da Associação Catarinense de Medicina reuniu os diretores da entidade
e o presidente da Unimed SC, Alberto Gugelmin Neto

 

O presidente da Federação Unimed Santa Catarina, Alberto Gugelmin Neto esteve na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis, no último dia 19 de setembro, acompanhado do gerente de Operações, Edson Cascaes. Eles foram recebidos pelo presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos, o secretário geral, Róger Pirath Rodrigues, e o diretor de Publicações Científicas, Ademar de Oliveira Paes Junior, além do assessor jurídico e o administrador da Associação, Nilo de Oliveira e Leandro Bernardes. O tema central da conversa foi honorário médico, na busca de alternativas para atingir um objetivo comum entre as instituições: a melhoria da remuneração dos cerca de 5 mil médicos cooperados que integram as 22 Singulares do Sistema no estado, responsáveis pelo atendimento de 1 milhão de catarinenses. 

“Estou aqui para somar esforços com as representações da categoria, na tentativa de criar instrumentos e estratégias que resultem no controle de custos que seja capaz, de fato, de reverter a economia para o valor recebido na produção dos cooperados”, afirmou o presidente da Unimed, que destacou o fato de Santa Catarina ser a única Federação no país a remunerar os médicos no intercâmbio estadual de forma igualitária, sem qualquer distinção de valores, com base na CBHPM/2012 (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos). Ele apresentou os diversos trabalhos já em desenvolvimento pela Federação, com importantes respostas, e algumas das propostas planejadas no sentido de desonerar as cooperativas, para que possam cumprir com a missão de gerar mercado de trabalho e valorizar a remuneração dos médicos que integram os quadros sociais das singulares. “Para alcançar a meta, é de grande valor o apoio da ACM, a mais antiga entidade médica estadual em atividade, com sua destacada representatividade junto à classe em todo o território catarinense”, concluiu o dirigente da Cooperativa Médica.

 

UNIMED PARANÁ
Aniversário é comemorado com homenagem especial a ex-presidentes

Presidente da Unimed Paraná, Paulo Faria destacou o protagonismo daqueles
que escreveram a história da cooperativa no estado

 

Em comemoração aos 37 anos da Unimed Paraná, espaços da sede da Federação passaram a homenagear ex-presidentes. O Centro de Atenção Personalizada à Saúde, passou a ter o nome de Orestes Barrozo Medeiros Pullin, e uma nova sala de reuniões da diretoria passou a ser denominada Manoel Stenghel Cavalcanti. Em outros anos, alguns ex-diretores já haviam sido homenageados com outros espaços. Os exemplos são a sala de reunião Walter Marsola, o Recanto de Lazer Nelson Couto de Rezende, e o Espaço Amizade Luiz Carlos Misurelli Palmquist.

A primeira ação de comemoração ao aniversário da Federação aconteceu no dia 18 de agosto, quando os colaboradores foram surpreendidos em suas mesas, logo pela manhã, com um cupcake, especialmente, elaborado para a data. Já o evento de inauguração desses espaços dedicados aos ex-presidentes aconteceu no dia 26 de agosto à noite, na sede da Federação, com uma cerimônia de homenagem seguida por um jantar de confraternização.

A história da Unimed Paraná foi contada pelo vídeo de abertura, especialmente produzido para a ocasião. Depois, foi pontuada pelo atual presidente da Federação, Paulo Faria e pelos homenageados ou representantes. “É fundamental a homenagem a esses líderes, que ajudaram a construir a história de sucesso da qual a Unimed Paraná é protagonista, não só os presidentes, mas também ex-diretores. Não conheci os primeiros presidentes, Manoel Cavalcanti e Walter Marsola, mas sei de suas histórias e suas lutas para o fortalecimento da marca Unimed. Já o Palmquist e Orestes, conheço-os de perto e devo a eles meu aprendizado no Sistema Unimed. São meus amigos e são inspiração para todos nós”.

 

UNIMED RIO GRANDE DO SUL
Seminário debate desafios de implantação da Atenção Integral à Saúde

Cooperativa trouxe espanhol Juán Gérvas para falar aos dirigentes
e profissionais da saúde

 

Nos dias 8 e 9 de setembro, a Federação Unimed RS, em parceria com sua Filiada Unicoopmed, realizou Seminário Estadual de Atenção Integral à Saúde. O evento, destinado a lideranças e profissionais da saúde do Sistema Unimed do RS, trouxe o médico espanhol Juán Gérvas para compartilhar sua experiência de AIS. Clínico geral e doutor em medicina, com mais de 40 anos de experiência, Gérvas atua em Madri e é autoridade internacional no assunto.

“A medicina e a atenção à saúde: organização do sistema para que os benefícios superem em muito os sinistros” foi o título de oficina, ministrada pelo médico espanhol aos dirigentes no primeiro dia. Na mesma linha, no segundo dia de atividades, falou a profissionais de saúde de todo o Estado sobre os desafios de implantação e as principais características da atenção integral à saúde: acessibilidade, integralidade, longitudinalidade e coordenação. Ele concluiu sua participação com uma pergunta provocativa: “Quer  a Unimed converter-se em algo moderno, voltando a ter o médico de família?”.

O evento contou ainda com duas mesas redondas. A primeira tratou da situação atual da atenção integral ou primária no RS, com a mediação do diretor administrativo da Unimed, Gerson Reis, e as participações do diretor do Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do RS, Elson Faria, e do coordenador do TelessaúdeRS, Erno Harzheim. A segunda mesa abordou a atenção à saúde na prática, com coordenação do diretor operacional e de intercâmbio da Unimed/RS, Paulo Webster, e as participações do coordenador do Comitê de Atenção à Saúde (CAS) da Unimed do Brasil, Cloer Alves, do secretário da Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, do coordenador médico do projeto Unimed Pleno de Belo Horizonte, Marcos Quintão, e do especialista em regulação da ANS, Jorge Pinho.

 

 


Assessoria de Imprensa