Voltar

Unimed Mercosul inicia projeto de materiais e medicamentos

Unimed Mercosul inicia projeto de materiais e medicamentos

Unimed Mercosul inicia projeto de materiais e medicamentos

27 Setembro 2010

Com o intuito de realizar a padronização de medicamentos e materiais de consumo, visando a redução de custos, através do processo de negociação, a Unimed Mercosul iniciou este ano um projeto voltado a materiais de consumo e medicamentos. O trabalho foi iniciado pelos produtos de maior consumo (Curva A).
Segundo o coordenador do projeto, Dr. Orestes Pullin, presidente da Unimed Mercosul, e Enfª Andrea Bergamini, analista de materiais de alto custo, a metodologia adotada, passou por três etapas, a realização do diagnóstico na região Sul – verificação das disparidades de valores praticados, a definição da Curva A e o levantamento dos valores praticados (nos hospitais próprios, nas Centrais de Compra, nas Unimeds que já realizam compra direta, através dos Pregões eletrônicos realizados pelo Ministério da Saúde e na comparação entre o preço máximo e o preço de fábrica).
O projeto foi apresentado na última reunião do CTM, que aconteceu em agosto, em
Florianópolis. Durante o encontro, o Comitê analisou as informações levantadas e definiu as estratégias comerciais e a escolha dos primeiros fornecedores. O Comitê também definiu as próximas etapas do trabalho, que inclui negociação de medicamentos e materiais de maior consumo, cotação para compra direta para rede própria, estudo de viabilização de logística, entre outros.
O grupo reconhece algumas dificuldades que deverão ser encontradas, mas tem boas expectativas sobre o trabalho. Na próxima reunião do CTM, que acontecerá em outubro, na Federação Paraná, serão definidos materiais e medicamentos e período de cotação. Também deverão ser discutidos o alinhamento dos trabalhos, político e operacional, e a proposta da Central RS.

Jossânia Veloso

Fonte: Unimed Mercosul