Voltar

Unimed Mercosul - ponto de convergência dos estados do Sul

Unimed Mercosul - ponto de convergência dos estados do Sul

Unimed Mercosul - ponto de convergência dos estados do Sul

17 Agosto 2010
Criada em 1994, a Confederação de Federações de Cooperativas Unimeds do Sul do Brasil, Unimed Mercosul, tem por objetivo, definido em estatuto, “ a integração, coordenação e orientação de suas confederadas, no intuito de organizar e facilitar em escala maior, a utilização recíproca dos serviços econômicos e assistenciais de interesse das mesmas”. Formada pelas Federações do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Unimed Mercosul soma 72 Singulares, mais de três milhões de beneficiários e quase 29 mil médicos cooperados. Entre suas atividades estão a Câmara de Compensação, a Câmara Técnica de Mediação, o Comitê Técnico de Materiais (CTM), a Câmara Técnica de Oncologia e a coordenação do Núcleo Regional Mercosul, um braço da Fundação Unimed, aqui no Sul do país.
Ponto importante de convergência política, institucional e operacional, a Confederação Unimed Mercosul vem conquistando definitivamente seu espaço no Sistema por atuar integrando, de forma efetiva, os estados do Sul, reunindo-os em torno de objetivos comuns que resultam em soluções que se estendem a toda rede unimediana. Como foi há dez anos com a criação do Portal, por exemplo, que hoje tem abrangência nacional. Do mesmo modo, sua atuação na busca de redução de custos assistenciais, tem papel efetivo junto aos comitês de negociação de materiais de alto custo (regional e nacional, respectivamente, CTM e CNTPN) com ações pontuais que ajudam a promover ganhos em escalas. Foi dessa forma que, aos poucos, a Mercosul conquistou espaço e tornou-se ponto de referência no Sistema. E isso é motivo de orgulho daqueles que ajudaram a consolidar essa história. Os médicos Dalmo Claro de Oliveira, 1º vice-presidente e presidente licenciado da Federação Santa Catarina, e Nilson Luiz May, 2º vice-presidente e presidente da Federação Rio Grande do Sul, entendem que a trajetória desenvolvida por essa Cooperativa foi a mais bem sucedida possível, uma vez que vem cumprindo o papel que se propôs a exercer, quando de sua fundação.
“ A unidade do Sistema Unimed no âmbito da Unimed Mercosul, por conta do trabalho realizado pelos presidentes que me antecederam, é a nossa maior força. Meu desafio agora é dar continuidade a esse trabalho”, revela o médico Orestes Barrozo Medeiros Pullin, que desde abril último é o novo presidente da Cooperativa, para a gestão 2010-2013. Ele recebeu o cargo das mãos do presidente da Federação Rio Grande do Sul, que presidiu a diretoria na gestão 2007-2010. A presidência da Unimed Mercosul tem mandato de três anos e é ocupada, em rodízio, pelos presidentes de uma das três Federações do Sul. Quando o representante de um dos estados assume a presidência, os representantes dos outros dois ocupam os cargos de 1º e 2º vice-presidentes e indicam representantes de suas regiões para comporem o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal, que são eleitos na AGO (Assembleia Geral Ordinária) da Conferação regional. À diretoria-executiva, composta ainda de um diretor administrativo financeiro e um outro responsável por mercado e intercâmbio, cabe, além de atuar também nas atividades institucionais, integradoras e políticas, a parte operacional e administrativa.
Para Pullin, o trabalho, que a diretoria, agora sob seu comando, deve ter em mente é o de continuar no ritmo de conquistas que a Mercosul vem vivenciando. “Para isso, queremos aprimorar a prestação de serviços às Singulares, qualificar melhor os funcionários e desenvolver ações que possam resultar no controle de sinistralidade e na melhoria da remuneração de nossos cooperados, lá na ponta. Do mesmo modo, com o Núcleo Regional, vamos desenvolver ferramentas que ajudem no estímulo à conquista cada vez maior de conhecimento, seja de nossos cooperados, dirigentes ou colaboradores”, revela.
No intuito de estabelecer um plano de trabalho ainda mais focado, foi iniciado, no mês de junho, junto com os colaboradores, conselheiros e diretores um novo Planejamento da Unimed Mercosul. Segundo Pullin, a intenção é fazer aprimorar as atividades desenvolvidas pela Cooperativa, otimizando ainda mais recursos e resultados. “Os presidentes que me antecederam elevaram a Mercosul à condição que ela desfruta atualmente. No entanto, o processo de evolução natural exige que façamos, de tempos em tempos, um realinhamento de nossa atuação, atualizando metas e ações”, conclui.

Jossânia Veloso

Fonte: Revista Ampla - Unimed PR