Ambiente de Trabalho

Novas contratações de empregados e rotatividade 

A Unimed Paraná é resultado do trabalho e comprometimento de seus colaboradores, dirigentes, cooperados e Unimeds do Estado. Em 2018, a Unimed Paraná teve um índice de crescimento de 19,3% em seu quadro funcional e encerrou o ano com 498 colaboradores CLT (sendo 316 mulheres e 182 homens), 12 aprendizes (nove homens e três mulheres), um temporário (mulher), dois estagiários (mulheres) e 26 terceirizados (18 homens e oito mulheres). O índice de rotatividade global acumulado no ano foi de 15% e, quando calculada a rotatividade por substituição (somente vagas que foram repostas, sem ampliações) o índice é de 9,2%, avaliado como saudável para manutenção do quadro. Conforme as tabelas a seguir. 

GRI 103-2

GRI 401-1

 

Representação dos trabalhadores em comitês formais de saúde e segurança

Para garantir a segurança dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho, a Unimed Paraná conta com sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e sua Brigada de Emergência. Proporcionando os treinamentos necessários para constituição e funcionamento, bem como os recursos necessários para organização de eventos e produção de campanhas internas que atinjam todos os colaboradores da cooperativa. Podemos exemplificar com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) realizada anualmente, os treinamentos e as simulações de abandono de área.

A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador (conforme disposto na NR-05). A gestão é formada por quatro membros (dois eleitos pelos colaboradores e dois indicados pela diretoria executiva) e é renovada anualmente.

Já a Brigada atua na prevenção e na resolução de situações que envolvam princípios de incêndio e acidentes causadores de lesão física visando à preservação dos colaboradores e do patrimônio. É formada atualmente por 29 membros, todos convidados para se inscrever em vagas distribuídas proporcionalmente pelas áreas físicas ocupadas e contingente do quadro de pessoal em cada planta da cooperativa (ex: número de pessoas em cada andar, prédios anexos, etc). 

GRI 403-1 | 103-2  

 

Discriminação e medidas corretivas 

Não temos registro de casos de discriminação ao longo de 2018, mas para monitorar a gestão da diversidade, a cooperativa realiza pesquisa de clima detalhada junto aos colaboradores, com questões específicas sobre o assunto:

A pesquisa é realizada por consultoria externa contratada e reconhecida (GPTW - Great Place to Work) e a pontuação de satisfação obtida entre os colaboradores em 2018, superou os 94% de satisfação em todos os quesitos: idade, raça, gênero e orientação sexual.

GRI 406-1 | 103-2

 

Diversidade em órgãos de governança e empregados

Em cargos de lideranças, em 2018, havia duas gerentes e 14 coordenadoras, enquanto sete gerentes e 15 coordenadores homens. A distribuição, portanto, é de 58% masculino e 42% feminino. Em termos de distribuição etária, há uma predominância da faixa intermediária "30 a 50 anos”, no qual estão 66% dos líderes, com inversão somente nos cargos gerenciais, chega a participação da faixa "Mais de 50 anos" chega a 56% do total. Nas tabelas, a seguir é possível visualizar a divisão por gênero e faixa etária para os cargos de liderança dentro da cooperativa.

A remuneração dos colaboradores da Unimed Paraná segue os critérios estabelecidos em sua política de cargos e salários, sem distinção de gênero. 

A Diretoria Executiva, bem como os Conselhos da Federação são eleitos por meio de Assembleia Geral com as chapas disponíveis para votação. Atualmente, há três mulheres presidentes das Singulares das Unimeds do Estado, que fazem parte do Conselho Federativo (8,1%), o restante dos Conselhos é composto por homens (91,9%). 

GRI 405-1 | 103-2