ENGAJAR PÚBLICOS ESTRATÉGICOS 

 

(GRI 102-42) As partes interessadas da cooperativa são analisadas nas reuniões do Núcleo de Aperfeiçoamento de Processos (NAP) e aprovadas na reunião do planejamento estratégico. Nessas ocasiões, bem como em reuniões setoriais, também são definidas as estratégias e práticas para engajamento das partes.

(GRI 102-44) A direção interage com as partes interessadas, identificando suas necessidades e expectativas, para o engajamento dos públicos, e, posteriormente, os setores envolvidos com cada parte interessada definem e acompanham ações para o atendimento das demandas.

(GRI 102-40) Os públicos de relacionamento identificados pela cooperativa são: colaboradores, fornecedores, Sócias, sociedade e clientes (Sócias, beneficiários e contratantes). A seguir, são apresentadas as principais formas de interação com cada um deles.

 

Formas de Engajamento

(GRI 102-43)

Colaboradores

A diretoria realiza reuniões com os colaboradores para disseminar o andamento das estratégias organizacionais, bem os resultados, os princípios cooperativistas e as melhorias implementadas na organização. Mobiliza os colaboradores, proporcionando a participação em grupos de trabalho como o Time de Auditoria Interna e o Grupo de Análise de Reclamações (GAR). Também há reuniões do NAP, realizadas quinzenalmente, com a participação de lideranças e a coordenação do diretor de Controladoria e Finanças e do diretor administrativo.

Além disso, a cooperativa estimula o engajamento dos colaboradores por meio de seus canais de comunicação interna e pelas ações de endomarketing. O Conecta (Intranet) tem como objetivo disseminar informações sobre estratégias, negócios, projetos, entre outras pautas que reiteram a importância da cooperação e o comprometimento dos colaboradores.

As ações de endomarketing visam, ainda, promover a integração e inspirar os colaboradores por meio de campanhas que estimulam o autoconhecimento, a empatia e a reflexão sobre os valores e propósitos da cooperativa e os princípios do cooperativismo.

 

Fornecedores

(GRI 102-9:GRI 102-10)

O propósito do CSC - Compras (setor que compõe o Centro de Serviços Compartilhados) é ser referência na relação com os fornecedores/prestadores de serviços, tendo papel importante também em desenvolvê-los, disponibilizando aos seus clientes, internos e externos, os melhores produtos e serviços para o pleno funcionamento da cooperativa, equalizando os aspectos necessários para uma boa aquisição, seja na qualidade e no valor negociado, seja no tempo necessário para o atendimento do negócio.

 

Em 2021, foram realizados diversos alinhamentos e novos procedimentos com os clientes da cooperativa com o intuito de otimizar e, consequentemente, agilizar o atendimento para as áreas e melhorar o fluxo e a disseminação das informações, de forma a tornar o CSC - Compras uma referência na área de apoio estratégico nas aquisições de produtos e serviços, na qualificação dos fornecedores e na gestão de contratos.

Uma das principais entregas da área foi a contratação e disponibilização da plataforma de assinatura de documentos de forma eletrônica, otimizando o tempo do fluxo de assinaturas de documento, ofertando mais segurança e comodidade para os assinantes dos documentos, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade, além de redução no custo para a cooperativa.

Foi possível atingir o menor lead time da história do setor, ficando em sete dias o tempo de entrega das aquisições e contratações de serviços.

Mais de R$ 10.000.000,00 em transações com fornecedores de serviços e produtos foram movimentados em 2021.

Foi obtido um montante superior a R$ 1.070.000,00 no saving – valor negociado com fornecedores/prestadores de serviço nas aquisições da cooperativa.

Os fornecedores são engajados nas políticas e diretrizes da organização através do Manual do Fornecedor, disponível no site da instituição, nas minutas-padrão de contratação e nas nossas agendas e/ou encontros.

Os principais tipos de fornecedores (considerados pela curva ABC, na classificação A) que compõem a cadeia de suprimentos são mostrados na tabela a seguir.

 

PRINCIPAL FORNECEDOR

TIPO DE FORNECEDOR

MATERIAL/SERVIÇO FORNECIDO

  • OCERGS-SINDICATO ORGANIZ DAS COOP DO RS
  • DE ROSE, VEIGA, MARTINS, MARQUES ADV ASS
  • INSTITUTO DE ACREDITAÇÃO E GESTÃO, CONSU
  • INDEEP INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE E
  • GP VENTURES LTDA
  • SAAVEDRA & GOTTSCHEFSKY ADVOGADOS ASSOCIADOS
  • 3UP TALENTOS ASSESSORIA EMPRESARIAL SS
  • FOURGE ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA
  • A4 QUALITY

CONSULTORIAS E ASSESSORIAS

OUTROS E CONSULTORIA

  • RÁDIO GAÚCHA SA
  • SELLING COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA.
  • EMPRESA JORNALÍSTICA CALDAS JUNIOR LTDA
  • COAN IND. GRÁFICA LTDA
  • RBS-ZERO HORA EDITORA JORNALÍSTICA S.A.

FORNECEDORES DE COMUNICAÇÃO

PROPAGANDA E MÍDIA

SERVIÇOS PUBLICITÁRIOS

GRÁFICA

  • COMPANHIA BRASILEIRA DE SOLUÇÕES E SERVIÇOS
  • SERPO SERVIÇOS DE PORTARIA LTDA
  • JOÃO BATISTA DE SOUZA PINHO
  • CABM SOLUÇÕES E INOVAÇÃO EM PROGRAMAÇÃO

FORNECEDORES DE SERVIÇOS

BENEFÍCIOS

LOCAÇÕES

SERVIÇO DE VIGILÂNCIA

TRANSPORTES

OUTROS

  • STARTECH EQUIPAMENTOS E TELECOMUNICAÇÃO LTDA
  • PROCESSOR INFORMÁTICA S/A
  • DELL COMPUTADORES DO BRASIL LTDA
  • GPSAÚDE TREINAMENTO EM INFORMÁTICA LTDA
  • BIGWORKS DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
  • POWER CONTROL INFORMÁTICA LTDA
  • SCANSOURCE BRASIL
  • GRUPPEN SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA
  • MULTIMÍDIA - SUPRIMENTOS PARA COPIADORAS
  • TOTVS S.A.
  • VIVO S.A.

FORNECEDORES DE TI E TELEFONIA

SERVIÇOS TELEFÔNICOS, INTERNET E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

  • UNICRED PORTO ALEGRE – RS
  • EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAMAS

COOPERATIVA FINANCEIRA E SERVIÇOS POSTAIS

SERVIÇOS FINANCEIROS

  • CENTRO MÉDICO DE EMERGÊNCIA DE PORTO ALEGRE
  • OXY-SYSTEM EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA.
  • AUDICONSULT LTDA - ME
  • MS GASTROENTEROLOGIA CLÍNICA E ENDOSCOPIA

SERVIÇOS DE APOIO À SAÚDE

OUTROS

  • ASSOCIAÇÃO PELOTENSE DE ASSISTÊNCIA E CULTURA

UNIVERSIDADES E ESCOLAS DE NÍVEL SUPERIOR

CURSOS DE EXTENSÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO

 

Indicadores:

INDICADORES

2020

2021

AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

97,45%

96,20%

LEAD TIME (TEMPO DE ENTREGA)

8 DIAS

7 DIAS

ACURACIDADE DE ESTOQUE

99,75%

99,87%

PROCESSOS DE COMPRAS

896

1.059

 

Sócias

O presidente da cooperativa convoca Assembleias Gerais com a representação das Filiadas. Além desses encontros, o presidente interage com as Sócias periodicamente.

 

Sociedade

A Diretoria realiza reuniões com líderes de diversos setores, órgãos governamentais e  políticos, organizações do terceiro setor, entidades de classe, entre outros, para levantamento de temas e construção de ações que possibilitem o desenvolvimento social, levando em consideração aspectos econômicos, sociais e ambientais, respeitando valores, crenças e a diversidade. 

 

Clientes – Filiadas

As formas de engajamento das clientes Filiadas estão detalhadas em: https://www.unimed.coop.br/web/relatorio-de-gestao-e-sustentabilidade-unimedrs/socias

 

Clientes – Contratantes

As formas de engajamento dos clientes contratantes estão detalhadas em: https://www.unimed.coop.br/web/relatorio-de-gestao-e-sustentabilidade-unimedrs/contratantes