PESSOAS

 

(GRI 102-8) A Unimed Federação/RS conta com 249* colaboradores, organizados conforme consta a seguir.

 

Mulheres 

Homens 

Nº total de colaboradores 

147

102

Colaboradores CLT 

138

94

Colaboradores terceirizados 

0

0

Estagiários 

4

1

Aprendizes 

5

7

*Dados de 31/12/2021 

 

(GRI 102-8) A Unimed Operadora/RS conta com 66* colaboradores, organizados conforme consta a seguir.

 

Mulheres 

Homens 

Nº total de colaboradores 

45 

21

Colaboradores CLT 

44

17

Colaboradores terceirizados 

0

0

Estagiários 

0

1

Aprendizes 

1

3

 

(GRI 102-43) O setor de Gestão de Pessoas tem como objetivo realizar ações e práticas voltadas aos colaboradores definidas no planejamento estratégico, com base na missão, visão e, principalmente, nos valores da cooperativa, os quais são fatores preponderantes para a gestão do clima organizacional e também para a disseminação da essência do Jeito de Cuidar Unimed.

 

Melhores Empresas para Trabalhar (Brasil e Rio Grande do Sul)

A Unimed Federação/RS consagrou-se mais uma vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul, avançando na sua posição no ranking para ficar entre as 75 melhores. Além disso, está entre as 90 melhores do Brasil no ramo da saúde. A premiação e certificação se dá pela avaliação dos colaboradores e também pelas práticas realizadas na cooperativa.

 

 

 

Competências Essenciais do Jeito de Cuidar Unimed

Em 2021, foram implantadas as competências essenciais do Jeito de Cuidar Unimed: Coopera para Crescer, Busca a Excelência e Encanta o Cliente. Uma jornada de transformação foi realizada na cooperativa, reunindo lideranças e colaboradores com um único propósito: desenvolver habilidades e competências para gerar resultados de engajamento, satisfação, financeiros e, principalmente, de cuidado com os clientes.

  • videoconferência

Lives com a Diretoria

Durante o ano, a Diretoria esteve junta com os colaboradores. Várias lives foram realizadas entre colaboradores e Diretoria, além de eventos de integração, como Semana do Meio Ambiente, Semana do Colaborador e encontros com a alta gestão para o anúncio de novidades e a implementação de serviços, como, por exemplo, a Atenção Integral à Saúde (AIS).

  • videoconferência

Comunicação Interna

 A comunicação interna evoluiu gradativamente na cooperativa, com novas possibilidades de compartilhar informações com os colaboradores. O WhatsApp Corporativo já havia sido implantado em 2020, mas ganhou mais espaço em 2021 com a lista de transmissão, pela qual os colaboradores recebem comunicados em seus smartphones. Além disso, podcasts foram intensificados com temas de grande relevância, como, por exemplo, Cooperativismo – 49 anos da FederaçãoLei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Prevenção em Todas as Cores.

  • podcast

Desenvolvimento de Pessoas

O Programa de Desenvolvimento de Líderes e Programa de Talentos, ambos iniciados em 2019, tiveram continuidade, visando proporcionar experiências novas aos participantes com o objetivo de desenvolver habilidades/competências que o mundo corporativo vive e instrumentalizá-las em novas ferramentas e estratégias para desenvolver as equipes. Além disso, o segundo Ciclo de Avaliação de Desempenho foi realizado no software implementado em 2020, trazendo novidades e possibilidades e disseminando a importância da ferramenta para a gestão das pessoas.

 

Qualidade de Vida, saúde e Segurança do Trabalho

(GRI 103-2: GRI 103-3) A cooperativa prevê em seus acordos formais, estabelecidos entre a cooperativa e sindicato, tópicos relacionados a saúde e segurança da força de trabalho. Este item está descrito na Cláusula 28 - Programa de Ginástica Laboral. A Gestão desse trabalho é realizada pelo setor de Gestão de Pessoas em parceria com empresa contratada para execução das atividades junto aos colaboradores.

(GRI 403-4) O programa de ginástica laboral foi desenvolvido para prevenir sobrecarga psíquica, muscular estática de pescoço, ombros, dorso e membros superiores, durante 15 (quinze) minutos, três dias por semana, sendo facultativa ao empregado a sua participação. As profissionais visitam todos os setores da cooperativa e realizam os exercícios com os colaboradores.

Durante a pandemia, a cooperativa intensificou o cuidado com os seus colaboradores, a frequência de atividades laborais foi mantida três vezes na semana de forma on-line. Além disso, os colaboradores que estão em regime presencial passaram a ter atividades de alongamento uma vez por semana. Ainda, a parceria com o Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) oportunizou apoio psicológico aos colaboradores através das psicólogas da área. Desde fevereiro de 2021, mais de 170 atendimentos foram realizados. A iniciativa tem como objetivo oferecer um espaço seguro para que os colaboradores possam cuidar da sua saúde mental com leveza e tranquilidade, além de poder contribuir nas questões pessoais e profissionais.

 

Retomada Segura

Entre outubro e dezembro de 2021, a cooperativa começou com retomadas graduais. Um pequeno grupo de colaboradores começou a retornar ao regime presencial, mas de forma cautelosa e segura. Todos receberam kits de prevenção, como máscaras e álcool em gel, além de um Guia de Retomada – material completo com todas as orientações e protocolos sanitários. A retomada foi organizada com cuidado e uma recepção foi realizada para os colaboradores, a fim de agradecer pelo trabalho realizado em regime home office e também pela diferença que fazem todos os dias na Unimed.

Negociação Coletiva

(GRI 102-41) Durante o período coberto pelo relato, 100% dos colaboradores foram assistidos por acordos de negociação coletiva. Anualmente, os colaboradores participam da aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho, em assembleia realizada pelo sindicato da categoria, atendendo aos preceitos legais da CLT. Em 2021, a assembleia ocorreu de forma on-line.