UNIAIR
VISÃO DE FUTURO
Ser reconhecida como a melhor, mais segura e sustentável empresa de serviços de transporte aéreo, gerando valor para as partes interessadas (até 2023).
PROPÓSITO
Transportar pessoas cumprindo a missão de salvar vidas e obedecer serviços diferenciados com segurança. otimizando tempo, gerando facilidade, conforto e sustentabilidade.
DIRETORIA
DR. MAURICIO ALBERTO GOLDBAUM
DIRETOR PRESIDENTE
DR. NILSON LUIZ MAY
DIRETOR VICE-PRESIDENTE
DR. ANTÔNIO OLIVEIRA QUEVEDO
DIRETOR ADMINISTRATIVO
SÓCIAS
UNIMED/RS – FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO SUL LTDA.
COOPERATIVA CENTRAL DE COOPERATIVAS UNIMED DO RIO GRANDE DO SUL LTDA.
CONSELHEIROS FISCAIS
Dr. Carlos Castellano Silveira
Dra. Liliane Goulart Centeno
Dr. Flávio Cabreira Jobim
Dr. César Augusto Bellinaso
Dr. Evandro Rocha dos Reis
Dr. Ilson Enk
COORDENADOR
Dr. Adriano Calcagnotto Garcia - Coordenador da equipe aeromédica
MENSAGEM DA DIRETORIA
UM ANO DE ADAPTAÇÃO, INOVAÇÃO E CRESCIMENTO
A Uniair cruzou o ano de 2021 registrando novos indicadores de crescimento em todos os setores de atividade, coroando com pleno êxito a reorganização estratégica e operacional empreendida para enfrentar as dificuldades impostas pela covid-19.
Utilizando um termo da aviação, realizamos um “freio de arrumação”, reduzindo custos e otimizando recursos, tendo obtido resultados positivos já no ano passado.
Neste ano, os benefícios das ações preventivas foram ainda maiores, mantendo e ampliando o total de voos no transporte aeromédico e terrestre, no táxi aéreo e no transporte executivo, e atendemos a demanda crescente na remoção de órgãos.
Contando com a disponibilidade total de nossa frota, nossas aeronaves foram acionadas diariamente, de segunda a segunda, 24 horas por dia, por nossas equipes em solo e nos céus do Brasil, garantindo segurança e conforto aos clientes com praticamente 100% de aprovação, conforme pesquisas de satisfação.
Na contramão do desempenho geral do setor aéreo, a Uniair se mantém firme e teve um aumento na receita em torno de 30% em relação ao período anterior. A carteira de clientes continua elevada, acima de 4 milhões de usuários. Nossos principais contratantes continuam em plena vigência.
E, além das adaptações que empreendemos, estamos implantando inovações importantes, com o objetivo de otimizar a utilização da frota e diversificar receitas em nossa plataforma, como o transporte de cargas e o aproveitamento dos helicópteros em serviços especiais e pacotes turísticos.
Em 2022, estaremos comemorando o jubileu de nossa empresa, juntamente com o cinquentenário de nossa controladora, a Unimed Federação/RS.
Com otimismo realista, estamos prontos para novos desafios e agradecemos a todos pela parceria e confiança.
Um grande abraço.
Mauricio Alberto Goldbaum – Diretor Presidente
GESTÃO ESTRATÉGICA E DA QUALIDADE
Gestão Estratégica
- Cronograma de atividades voltado ao acompanhamento de ações e diretrizes estratégicas, objetivando contribuir para uma relação de colaboração e engajamento entre os diversos setores da empresa, aumentando a efetividade das atividades internas e refletindo em resultados de crescimento contínuo, ganho de mercado e satisfação dos clientes.
- Reuniões quinzenais com acompanhamento do plano de metas e indicadores utilizando o Power BI, com o objetivo de criar, incentivar e monitorar as ações para crescimento do negócio e suporte à direção.
- Estudos, avaliações de perspectiva e viabilidade de novos negócios e bases operacionais, análises e levantamentos de custos e acompanhamento orçamentário.
- Em 2021, o trabalho da gestão estratégica envolveu a definição de objetivos, bem como a análise do ambiente competitivo e da organização e a avaliação de estratégias e de sua implantação e acompanhamento, englobando, ainda, a análise de decisões antes da implementação.
- Planos de ação por áreas, com o intuito de acompanhar e identificar melhorias de acordo com as prioridades estabelecidas, avaliando pontos de atenção e eventuais ajustes na estrutura e atividades da empresa.
Tabela 1 - Número de colaboradores
Uniair Serviços Aéreos |
||||||
|
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
Administrativa |
18 |
19 |
20 |
19 |
19 |
19 |
Operacional |
23 |
23 |
22 |
26 |
23 |
18 |
Táxi Aéreo |
28 |
28 |
25 |
28 |
25 |
27 |
Totais |
69 |
70 |
67 |
73 |
67 |
64 |
Evolução de clientes e receitas
|
USUÁRIOS |
RECEITA |
2010 |
1.226.181 |
887.180,17 |
2011 |
1.581.245 |
1.117.100,97 |
2012 |
1.690.149 |
1.195.280,95 |
2013 |
1.841.397 |
1.333.875,75 |
2014 |
2.651.262 |
1.574.158,12 |
2015 |
2.872.821 |
1.769.921,22 |
2016 |
2.734.267 |
1.710.277,56 |
2017 |
3.900.892 |
1.818.236,52 |
2018 |
4.396.458 |
2.018.090,75 |
2019 |
4.435.691 |
2.254.745,25 |
2020 |
4.030.178 |
2.007.809,16 |
2021 |
4.096.332 |
2.188.184,01 |
SERVIÇOS REALIZADOS
REMOÇÕES E VOOS DE JANEIRO A DEZEMBRO NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS
TIPO |
2019 |
2020 |
2021 |
% |
AÉREAS - BENEFICIÁRIOS |
127 |
96 |
121 |
26,04 |
TERRESTRES - BENEFICIÁRIOS |
1.295 |
843 |
1.053 |
24,91 |
TOTAL BENEFICIÁRIOS |
1.422 |
939 |
1174 |
25,03 |
ÁEREAS PARTICULARES |
96 |
146 |
238 |
63,01 |
AÉREAS - SEC SAÚDE RS |
53 |
50 |
57 |
14,00 |
VOOS CENTRAL TRANSPLANTES |
58 |
16 |
24 |
50,00 |
VOOS EXECUTIVOS |
123 |
119 |
197 |
65,55 |
VOOS PARA CONTRATANTES |
307 |
127 |
69 |
-45,67 |
MANUTENÇÃO DE AERONAVES
Tabela dos custos de manutenção de aeronaves
Custo Efetivo 2021 |
Custo Efetivo 2020 |
Custo Efetivo 2019 |
Custo Efetivo 2018 |
|
PR-URG |
125.368,22 |
37.049,40 |
215.849,11 |
94.759,87 |
PR-URS |
1.198.350,46 |
960.356,76 |
623.987,29 |
2.181.905,62 |
PR-UNI |
2.200.599,61 |
759.932,78 |
515.122,03 |
957.002,93 |
PT-WZC |
269.648,45 |
449.091,89 |
127.367,94 |
663.607,43 |
PT-HZY |
332.927,76 |
141.568,22 |
178.774,93 |
209.873,94 |
TOTAL |
4.126.894,50 |
2.387.185,10 |
2.123.017,24 |
4.510.615,50 |
Principais Fatores que Influenciaram o Custo de Manutenção em 2021
- PR-UNI: troca da unidade RTU; troca da caixa de ignição do motor LH; revisão geral dos trens de pouso PCP e AUX (6 anos); revisão das hélices LH/RH; substituição do overspeed governor RH; HSI dos motores; e troca dos carpetes para revitalização do interior da aeronave.
- PR-URG: revisão geral do starter/gerador; troca do rolamento da bomba hidráulica; e revisão geral do sistema de ar-condicionado.
- PR-URS: execução de três FASES (III, IV, I) em um ano. Revisão geral das hélices; revisão geral dos trens de pouso (6 anos); HSI do motor LH; e revisão dos starters/geradores.
- PT-WZC: execução de três FASES (I, II e III) em um ano. Instalação do motor revisado, que compramos da PWC, com troca de FCU devido a pane; remoção do motor comprado para reparo e troca da CT vane ring na PWC, necessitando reinstalar o motor alugado; revisão geral dos starters/geradores direito e esquerdo; e HSI do motor direito, com reparo das blades do primeiro estágio do compressor.
- PT-HZY: troca do compressor do ar-condicionado; troca de todas as mangueiras do sistema hidráulico; e troca do rotor de cauda (novo).
- Variação da cotação do dólar em 2021, com forte oscilação e acima do previsto.
MANUTENÇÃO UNIAIR 2021. DISPONIBILIDADE COM SEGURANÇA!
OPERAÇÕES AÉREAS
HORAS VOADAS EM 2021 (POR AERONAVE):
Voos do helicóptero AS-350-B2 (PT-HZY) em 2021
Total de horas = 291,7h
Média mensal = 24,30h
Voos do helicóptero AS-350-B2 (PR-URG) em 2021
Total de horas = 184,4h
Média mensal = 15,37h
Voos do avião C90SE (PT-WZC) em 2021
Total de horas = 562,6h
Média mensal = 46,89h
Voos do avião C90GTI (PR-URS) em 2021
Total de horas = 598,2h
Média mensal = 49,85h
Voos do avião B200GT (PR-UNI) em 2021
Total de horas = 713,7h
Média mensal = 59,48h
RELATÓRIO 2021 – AEROMÉDICO
Responsável técnico: Dr. Mauricio Alberto Goldbaum
Coordenador médico: Dr. Adriano Calcagnotto Garcia
1. TRIAGENS/REMOÇÕES
TOTAL = 2.113
AUTORIZADAS = 1.469
NEGADAS = 472
CANCELADAS = 151
REMOÇÕES TERRESTRES (2021) = 1.057
REMOÇÕES AÉREAS (2021) = 412
2. Foram realizadas 36 justificativas médicas com finalidade de esclarecimento sobre os motivos de negativa de determinadas solicitações de remoção. Dessa maneira, busca-se maior transparência nas decisões médicas em relação ao atendimento de pacientes de transporte aéreo e terrestre, fortalecendo a relação com as Unimeds, nossos principais clientes nesse setor.
3. Foram realizadas 74 análises de solicitações de reembolso relacionadas principalmente a contratos que estipulam a avaliação de critérios posteriormente à realização das remoções. Em 59% dos casos, as solicitações foram indeferidas.
4. Participação em reuniões/eventos/visitas:
- Participações em reuniões com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com representantes de outras empresas atuantes no aeroporto de Congonhas a fim de definir diretrizes para a realização de remoções aeromédicas de pacientes com doenças infectocontagiosas naquele aeródromo.
- Participações em reuniões do Comitê de Contingência do Sistema Unimed-RS - covid-19, bem como do Sistema Netleitos – rede de contingêcia para leitos de UTI.
- Maio de 2021: visita à base Uniair de Londrina para reestabelecimento da base aeromédica e treinamento da equipe.
- Junho e julho de 2021: participação em treinamentos e simulações com as equipes de cirurgia torácica e terapia intensiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre para transporte de pacientes com assistência de ECMO.
- Julho de 2021: instrução de transporte aeromédico para equipe ECMO 24h.
- Outubro de 2021: participação em remoção aeromédica simulada de paciente com assistência de ECMO (voo de helicóptero entre a base da Uniair e o heliponto do Hospital Moinhos de Vento).
5. Treinamentos
- Introdução ao Treinamento em Suporte Cardiopulmonar de Alta Complexidade, ministrado pela equipe ECMO 24h.
- Treinamentos aeromédicos e simulações de embarque e desembarque em remoções para novos médicos integrantes da equipe.
- Implementação de Protocolo de Remoção Aeromédica Segura, com instituição de triagem de enfermagem, objetivando estabelecer a coordenação dos cuidados necessários ao paciente prestes a ser transportado – treinamento da equipe de enfermagem.
- Treinamento para uso do ventilador Instramed CardioMax 8.