UNIAIR

 

VISÃO DE FUTURO

Ser reconhecida como a melhor, mais segura e sustentável empresa de serviços de transporte aéreo, gerando valor para as partes interessadas (até 2023).

 

PROPÓSITO

Transportar pessoas cumprindo a missão de salvar vidas e obedecer serviços diferenciados com segurança. otimizando tempo, gerando facilidade, conforto e sustentabilidade.

 

DIRETORIA

DR. MAURICIO ALBERTO GOLDBAUM
DIRETOR PRESIDENTE

DR. NILSON LUIZ MAY
DIRETOR VICE-PRESIDENTE

DR. ANTÔNIO OLIVEIRA QUEVEDO
DIRETOR ADMINISTRATIVO

 

SÓCIAS

UNIMED/RS – FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO SUL LTDA.

COOPERATIVA CENTRAL DE COOPERATIVAS UNIMED DO RIO GRANDE DO SUL LTDA.

 

CONSELHEIROS FISCAIS

Dr. Carlos Castellano Silveira

Dra. Liliane Goulart Centeno

Dr. Flávio Cabreira Jobim

Dr. César Augusto Bellinaso

Dr. Evandro Rocha dos Reis

Dr. Ilson Enk

 

COORDENADOR
Dr. Adriano Calcagnotto Garcia - Coordenador da equipe aeromédica

 

MENSAGEM DA DIRETORIA

UM ANO DE ADAPTAÇÃO, INOVAÇÃO E CRESCIMENTO

A Uniair cruzou o ano de 2021 registrando novos indicadores de crescimento em todos os setores de atividade, coroando com pleno êxito a reorganização estratégica e operacional empreendida para enfrentar as dificuldades impostas pela covid-19.

Utilizando um termo da aviação, realizamos um “freio de arrumação”, reduzindo custos e otimizando recursos, tendo obtido resultados positivos já no ano passado.

Neste ano, os benefícios das ações preventivas foram ainda maiores, mantendo e ampliando o total de voos no transporte aeromédico e terrestre, no táxi aéreo e no transporte executivo, e atendemos a demanda crescente na remoção de órgãos.

Contando com a disponibilidade total de nossa frota, nossas aeronaves foram acionadas diariamente, de segunda a segunda, 24 horas por dia, por nossas equipes em solo e nos céus do Brasil, garantindo segurança e conforto aos clientes com praticamente 100% de aprovação, conforme pesquisas de satisfação.

Na contramão do desempenho geral do setor aéreo, a Uniair se mantém firme e teve um aumento na receita em torno de 30% em relação ao período anterior. A carteira de clientes continua elevada, acima de 4 milhões de usuários. Nossos principais contratantes continuam em plena vigência.

E, além das adaptações que empreendemos, estamos implantando inovações importantes, com o objetivo de otimizar a utilização da frota e diversificar receitas em nossa plataforma, como o transporte de cargas e o aproveitamento dos helicópteros em serviços especiais e pacotes turísticos.

Em 2022, estaremos comemorando o jubileu de nossa empresa, juntamente com o cinquentenário de nossa controladora, a Unimed Federação/RS.

Com otimismo realista, estamos prontos para novos desafios e agradecemos a todos pela parceria e confiança.

Um grande abraço.

Mauricio Alberto Goldbaum – Diretor Presidente

 

GESTÃO ESTRATÉGICA E DA QUALIDADE

Gestão Estratégica

  • Cronograma de atividades voltado ao acompanhamento de ações e diretrizes estratégicas, objetivando contribuir para uma relação de colaboração e engajamento entre os diversos setores da empresa, aumentando a efetividade das atividades internas e refletindo em resultados de crescimento contínuo, ganho de mercado e satisfação dos clientes.
     
  • Reuniões quinzenais com acompanhamento do plano de metas e indicadores utilizando o Power BI, com o objetivo de criar, incentivar e monitorar as ações para crescimento do negócio e suporte à direção.
     
  • Estudos, avaliações de perspectiva e viabilidade de novos negócios e bases operacionais, análises e levantamentos de custos e acompanhamento orçamentário. 
     
  • Em 2021, o trabalho da gestão estratégica envolveu a definição de objetivos, bem como a análise do ambiente competitivo e da organização e a avaliação de estratégias e de sua implantação e acompanhamento, englobando, ainda, a análise de decisões antes da implementação.
     
  • Planos de ação por áreas, com o intuito de acompanhar e identificar melhorias de acordo com as prioridades estabelecidas, avaliando pontos de atenção e eventuais ajustes na estrutura e atividades da empresa.

 

 

Tabela 1 - Número de colaboradores

Uniair Serviços Aéreos

 

2016

2017

2018

2019

2020

2021

Administrativa

18

 19

20

19

19

19

Operacional

23

  23 

22

26

23

18

Táxi Aéreo

28

28

25

28

25

27

Totais

69

70

67

73

67

64

 

Evolução de clientes e receitas

 

USUÁRIOS

RECEITA

2010

1.226.181

887.180,17

2011

1.581.245

1.117.100,97

2012

1.690.149

1.195.280,95

2013

1.841.397

1.333.875,75

2014

2.651.262

1.574.158,12

2015

2.872.821

1.769.921,22

2016

2.734.267

1.710.277,56

2017

3.900.892

1.818.236,52

2018

4.396.458

2.018.090,75

2019

4.435.691

2.254.745,25

2020

4.030.178

2.007.809,16

2021

4.096.332

2.188.184,01

 

 

SERVIÇOS REALIZADOS

REMOÇÕES E VOOS DE JANEIRO A DEZEMBRO NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS

TIPO

2019

2020

2021

%

AÉREAS - BENEFICIÁRIOS

127

96

121

26,04

TERRESTRES - BENEFICIÁRIOS

1.295

843

1.053

24,91

TOTAL BENEFICIÁRIOS

1.422

939

1174

25,03

ÁEREAS PARTICULARES

96

146

238

63,01

AÉREAS - SEC SAÚDE RS

53

50

57

14,00

VOOS CENTRAL TRANSPLANTES

58

16

24

50,00

VOOS EXECUTIVOS

123

119

197

65,55

VOOS PARA CONTRATANTES

307

127

69

-45,67

 

MANUTENÇÃO DE AERONAVES

Tabela dos custos de manutenção de aeronaves

 

Custo Efetivo

2021

Custo Efetivo

2020

Custo

Efetivo

2019

Custo

Efetivo

2018

PR-URG

125.368,22

37.049,40

215.849,11

94.759,87

PR-URS

1.198.350,46

960.356,76

623.987,29

2.181.905,62

PR-UNI

2.200.599,61

759.932,78

515.122,03

957.002,93

PT-WZC

269.648,45

449.091,89

127.367,94

663.607,43

PT-HZY

332.927,76

141.568,22

178.774,93

209.873,94

TOTAL

4.126.894,50

2.387.185,10

2.123.017,24

4.510.615,50

 

Principais Fatores que Influenciaram o Custo de Manutenção em 2021

  • PR-UNI: troca da unidade RTU; troca da caixa de ignição do motor LH; revisão geral dos trens de pouso PCP e AUX (6 anos); revisão das hélices LH/RH; substituição do overspeed governor RH; HSI dos motores; e troca dos carpetes para revitalização do interior da aeronave.
  • PR-URG: revisão geral do starter/gerador; troca do rolamento da bomba hidráulica; e revisão geral do sistema de ar-condicionado.
  • PR-URS: execução de três FASES (III, IV, I) em um ano. Revisão geral das hélices; revisão geral dos trens de pouso (6 anos); HSI do motor LH; e revisão dos starters/geradores.
  • PT-WZC: execução de três FASES (I, II e III) em um ano. Instalação do motor revisado, que compramos da PWC, com troca de FCU devido a pane; remoção do motor comprado para reparo e troca da CT vane ring na PWC, necessitando reinstalar o motor alugado; revisão geral dos starters/geradores direito e esquerdo; e HSI do motor direito, com reparo das blades do primeiro estágio do compressor. 
  • PT-HZY: troca do compressor do ar-condicionado; troca de todas as mangueiras do sistema hidráulico; e troca do rotor de cauda (novo). 
  • Variação da cotação do dólar em 2021, com forte oscilação e acima do previsto.

 

MANUTENÇÃO UNIAIR 2021. DISPONIBILIDADE COM SEGURANÇA!

OPERAÇÕES AÉREAS

HORAS VOADAS EM 2021 (POR AERONAVE):

Voos do helicóptero AS-350-B2 (PT-HZY) em 2021
Total de horas = 291,7h
Média mensal = 24,30h

Voos do helicóptero AS-350-B2 (PR-URG) em 2021
Total de horas = 184,4h
Média mensal = 15,37h

Voos do avião C90SE (PT-WZC) em 2021
Total de horas = 562,6h
Média mensal = 46,89h

Voos do avião C90GTI (PR-URS) em 2021
Total de horas = 598,2h
Média mensal = 49,85h

Voos do avião B200GT (PR-UNI) em 2021
Total de horas = 713,7h
Média mensal = 59,48h

 

RELATÓRIO 2021 – AEROMÉDICO

Responsável técnico: Dr. Mauricio Alberto Goldbaum

Coordenador médico: Dr. Adriano Calcagnotto Garcia

 

1. TRIAGENS/REMOÇÕES

TOTAL = 2.113

AUTORIZADAS = 1.469

NEGADAS = 472

CANCELADAS = 151

 

REMOÇÕES TERRESTRES (2021) = 1.057

REMOÇÕES AÉREAS (2021) = 412

2. Foram realizadas 36 justificativas médicas com finalidade de esclarecimento sobre os motivos de negativa de determinadas solicitações de remoção. Dessa maneira, busca-se maior transparência nas decisões médicas em relação ao atendimento de pacientes de transporte aéreo e terrestre, fortalecendo a relação com as Unimeds, nossos principais clientes nesse setor.

3. Foram realizadas 74 análises de solicitações de reembolso relacionadas principalmente a contratos que estipulam a avaliação de critérios posteriormente à realização das remoções. Em 59% dos casos, as solicitações foram indeferidas.

4. Participação em reuniões/eventos/visitas:

  • Participações em reuniões com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com representantes de outras empresas atuantes no aeroporto de Congonhas a fim de definir diretrizes para a realização de remoções aeromédicas de pacientes com doenças infectocontagiosas naquele aeródromo.
  • Participações em reuniões do Comitê de Contingência do Sistema Unimed-RS - covid-19, bem como do Sistema Netleitos – rede de contingêcia para leitos de UTI.
  • Maio de 2021: visita à base Uniair de Londrina para reestabelecimento da base aeromédica e treinamento da equipe.
  • Junho e julho de 2021: participação em treinamentos e simulações com as equipes de cirurgia torácica e terapia intensiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre para transporte de pacientes com assistência de ECMO.
  • Julho de 2021: instrução de transporte aeromédico para equipe ECMO 24h.
  • Outubro de 2021: participação em remoção aeromédica simulada de paciente com assistência de ECMO (voo de helicóptero entre a base da Uniair e o heliponto do Hospital Moinhos de Vento).

5. Treinamentos

  • Introdução ao Treinamento em Suporte Cardiopulmonar de Alta Complexidade, ministrado pela equipe ECMO 24h.
  • Treinamentos aeromédicos e simulações de embarque e desembarque em remoções para novos médicos integrantes da equipe.
  • Implementação de Protocolo de Remoção Aeromédica Segura, com instituição de triagem de enfermagem, objetivando estabelecer a coordenação dos cuidados necessários ao paciente prestes a ser transportado – treinamento da equipe de enfermagem.
  • Treinamento para uso do ventilador Instramed CardioMax 8.