Em 25 de Novembro de 1987 foi inaugurada a Unimed Vale do Piquiri que contou, inicialmente com 27 médicos cooperados, tendo como área de ação: Palotina. Terra Roxa, Guaíra, Maripá, Francisco Alves e Nova Santa Rosa. Neste mesmo dia houve eleição, com posse da Diretoria Executiva e dos Conselhos de Administração, Técnico e Fiscal, de 1987 a 1993:

Presidente – Dr. Robson Arthur Grubba Moreira,
Vice-presidente – Dr. Luis Bernardo dos Santos Alonso,
Superintendente – Dr. Luiz Ernesto de Giacometti.

A diretoria iniciou a administração da Unimed Vale do Piquiri tendo 2 (dois) colaboradores, uma secretária e um office-boy. Com o tempo, percebeu-se que a sala em que estava a sede da Unimed já não era mais suficiente para um bom atendimento e funcionamento da cooperativa.

Foi alugada uma casa na Rua Ipiranga, 1.362, que oferecia condições para departamentos mais amplos e acolhedores. Havia recepção, sala de reuniões, digitação, faturamento e de orientação ao usuário. No endereço onde, até então, estava funcionando o escritório da Unimed havia necessidade de ampliação, a diretoria percebeu que o melhor procedimento, no momento, seria a aquisição de uma sede própria.

Foi convocada uma reunião do Conselho de Administração para o dia 27 de julho de 1988. Nesta reunião foi feita a escolha da nova sede e decidido os meios para a aquisição da mesma. Com a votação, a sede escolhida foi a situada na Rua Ipiranga, 962, por estar localizada no centro da cidade. Com a compra da sede, algumas ampliações foram necessárias foi adquirido um aparelho de fax e computadores.

A sede administrativa da Unimed Vale do Piquiri continua sendo a mesma até os dias atuais passando por várias ampliações estruturais e investimentos em informatização.

A Unimed sempre investiu em recursos humanos e, com o aumento de usuários e tarefas a serem cumpridas, contratou, gradativamente, mais funcionários para suprir às necessidades da empresa.

Em janeiro de 1995, a Unimed Vale do Piquiri montou um posto de vendas na cidade de Terra Roxa. Esse posto funcionou um ano e quatro meses e foi desativado em 01 de abril de 1996, por tornar-se inviável o seu funcionamento.

Em setembro de 1996, a Unimed Vale do Piquiri passou a trabalhar interligada, via rede, com as Unimed’s do Estado do Paraná, no que diz respeito a autorizações de intercâmbio, que antes disso, era realizado através telefone e fax.

O Biomeek Progress foi instalado em agosto de 1998 e totalmente reformulado em 2002.

Entre1993 a 2010 a Unimed Vale do Piquiri contava com 28 médicos cooperados.

Presidente – Dr. Sérgio Morozowski.

Vice-presidente – Dr. José Aurélio Correa Marcondes.

Superintendente – Dr. Luis Bernardo dos Santos Alonso.

A Unimed Vale do Piquiri possui atualmente 7.520 beneficiários, de planos pessoa jurídica e pessoa física. Conta com  25 médicos cooperados, 22 colaboradores, 73 profissionais prestadores de serviço que auxiliam no atendimento aos usuários Unimed sendo, Médicos credenciados, Laboratórios, Fisioterapeutas, Clínicas especializadas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos.

Os planos empresariais na cidade de Palotina, Terra Roxa e Maripá, englobam as empresas:

- C. Vale – Cooperativa Agroindustrial

- Sicredi Vale Associados e Funcionários

- ACIPA

- Riedi Consórcios

- Rivel Comércio de Veículos

- Colégio Santo Agostinho

- Colégio Carlos Gomes

- Colégio Costa e Silva

- Cerpa

- Imprevale

- Funcionários Unimed

- Sindicato Trabalhadores Rurais de Maripá

- Sindicato dos Servidores Públicos de Palotina

- Equipamentos Palotina

- Climatizadores união

- Ardefa

- Funcionários Hospital e Maternidade Santa Cruz

- L.Mocci


No dia 04/06/98 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei n° 9.656/98, esta lei regulamentou todo o setor de saúde, estabelecendo normas e regras a serem cumpridas pelo setor de saúde Suplementar.

Com a publicação da Lei n° 9.961 de 28 de janeiro de 2000 foi criada a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, autarquia ligada ao Ministério da Saúde, com intuito de normatizar e regulamentar, controlar e fiscalizar as atividades de assistência à saúde suplementar.

Em 20/08/2007 foi publicado no Diário Oficial da União o Registro Definitivo de autorização para funcionamento da Unimed Vale do Piquiri junto a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, estando entre as quatro Unimeds do Paraná a receber o Registro Definitivo.

Em setembro / 2007 foi publicado no site da ANS: www.ans.gov.br, que a Unimed Vale do Piquiri obteve a qualificação do IDSS (Índice de Desempenho de Saúde Suplementar) nos itens de Atenção à Saúde, Econômico-financeiro, Estrutura e Operação, Satisfação dos Beneficiários, atingindo a nota 0,75 a 1,00, estando entre as cinco cooperativas médicas com melhor pontuação no país, sendo a primeira no Estado do Paraná a obter pontuação máxima na avaliação apresentada na 48ª Reunião da Câmara de Saúde Suplementar.

Em 25 de Novembro de 2007, a Unimed Vale do Piquiri completou 20 Anos, uma maturidade que inspira confiança para os cooperados, beneficiários e colaboradores. 

Em janeiro de 2011 a Unimed Vale do Piquiri, inaugurou sua filial, especializada em atendimentos de Tomografia Computadorizada, beneficiando assim os seus clientes e população em geral que não contava com esse tipo de serviço na região.

Em dezembro de 2011 a Unimed adquiriu os Hospitais Santa Cruz e Azevedo, fazendo a fusão dos mesmos inaugurou em janeiro de 2012 a sua Unidade Hospitalar Unimed, efetuando diversas melhorias para melhor atendimento dos clientes.

Área de Atuação 

Francisco Alves/PR
Maripá/PR
Nova Santa Rosa/PR
Palotina/PR
Terra Roxa/PR