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“A crise é a melhor benção que pode ocorrer com pessoas e países, porque a

crise traz progressos”. O autor do pensamento foi Albert Einsten, que expli-

cou: “É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes

estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar superado, pois

a criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura”. Neste

momento, em que todos falam da crise econômica do Brasil, a tal recessão,

falaremos sobre criatividade.

Como em quase tudo, a crise também tem seu lado positivo, pois um dos

motivos que fizeram com que os seres humanos tomassem conta do mundo

foi justamente a insatisfação por algo e a consequente capacidade de lidar com

situações difíceis de uma maneira criativa. Desde os primórdios elaboramos

ferramentas, descobrimos materiais e criamos objetos que mudaram, continu-

ammudando e mudarão ainda mais nosso comportamento e estilo de vida. “A

melhor forma de prever o futuro é inventando-o”, afirmou certa vez o inventor

americano Alan Kay.

Criar requermais que imaginar. Criar exige ação. Seja o criativo, ou o criador,

um músico como Bethoven, Mozart ou Elvis, pintor como Picasso, Van Gogh,

Dali ou Da Vinci, seja escultor, ator, circense, poeta, dançarino, desenhista, es-

critor, publicitário, arquiteto, designer ou mágico, fato é que, a ação de criar é o

ponto emcomumde todos aqueles identificados por sua criatividade. O criativo

é sensível, mas também é frio e calculista para dar vida à sua obra, como os

matemáticos e engenheiros, como Jobs, Gates ou Thomas Edson, quemudaram

o mundo com suas invenções criativas surgidas a partir de crises.

O criativo é impulsivo, é alguém que enxerga além, como os esportistas

que imaginammovimentos antes de todos para criarem jogadas que os livram

da situação-problema, surpreendendo tanto o adversário quanto o público. A

pressão leva à criatividade, por isso ser criativo demanda mente e corpo longe

da zona de conforto. Para dar vazão à criação, é preciso agir. Criatividade é criar

atividade às ideias e projetos semse importar coma possibilidade do erro. Henry

Ford disse certa vez que “o fracasso é somente a oportunidade de começar de

novo, de forma mais inteligente”.

Einsten finalizou seu pensamento dizendo que “quem atribui à crise seus

fracassos, violenta seu próprio talento e respeita mais problemas que soluções.

Semcrise não há desafios... Semcrise não hámérito, pois é na crise que se aflora

omelhor de cada um”. Então fica a lição de que para sair da crise devemos usar

nossa criatividade. Aproveite nossas matérias e dicas e os exemplos que mos-

traremos para aflorar a criatividade. Viva, crie e recrie. Boa leitura.

Bruno Rover

Editor Revista Viva Unimed Vitória

CRIAR É INVENTAR ATIVIDADE

Diretor-Presidente:

Dr. Márcio de Oliveira Almeida

Diretor de Recursos Próprios:

Dr. Mário Tironi Junior

Diretor Administrativo-Financeiro:

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Diretor de Provimento de Saúde:

Dr. Guilherme Santos Crespo

Diretor de Mercado:

Dr. Remegildo Gava Milanez

Gerente de Marketing e Produtos:

Flavia Eugênia Salles Guimarães

Coordenadora de Marketing:

Carolina Castro

Analista de Marketing:

Vanessa da Silva Ferreira

ComitêEditorial:

AnaMariadeAraújo,SandrineBeatriceRuschieLuchi,

Tatiana Goncalves Arruda Rodriguez, Milene Amorim Roncato Mello e

Eunicéia Lourenço Costa.

Agradecimentos:

Diretoria Unimed Vitória, médicos cooperados,

colunistas convidados, parceiros, colaboradores, fontes, personagens e

todos aqueles que, direta ou indiretamente, participaram na execução

desta edição.

Contato:

revistaviva@unimedvx.com.br

A Revista Viva® Unimed Vitória é distribuída gratuitamente para toda

a rede credenciada Unimed Vitória, em consultórios dos cooperados

e dentistas credenciados, entre autoridades e formadores de opinião.

Tiragem dessa edição:

7.000 exemplares

Impressão:

Gráfica Grafitusa

ARevistaViva®UnimedVitóriaéumprojetoderesponsabilidadedaGerência

de Marketing e Produtos (Gemap) Unimed Vitória, publicada e editada

pela Agência de Conteúdo Nova Imagem Ltda / ME, responsável direta

pela editoração, produção e distribuição, sob licença da Unimed Vitória

CooperativadeTrabalhoMédico.Todososdireitosreservados.Osconceitos

emitidos nas matérias, artigos, editoriais assinados e conteúdo comercial,

possuem opiniões sob responsabilidade de seus autores.

Textos Corporativos:

Tríade Comunicação (páginas 32, 33, 34, 35, 36,

37, 40, 41, 48 e 49)

www.triadecomunicacao.com.br

Foto: Ricardo Galvão

Edição: Bruno Rover

Modelo: Hilda Bastos

Retouch:Thiago

Christo

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