Revista Viva -Edição 19 - page 4

foto
RicardoGalvão
Oqueseriadavidasetodosfossemumpoucomaisgentis?Comcertezaomundo
seriamaistoleranteepacífico.Apesardosprazosedapressãoporresultadosque
nos cegam e endurecemnossos atos, quando somos gentis,melhoramos tudo,
todoseaténossoambiente.
Ospequenosdelitos,osespertinhosdeplantãoeosfalsosamigosmassacrama
sociedadeecontaminamcomportamentos,masaçõesdegentilezasepropagame
agemcomoantídotonocombateàdeselegância,àfrieza,àarrogânciaeàgrosseria.
No trânsito, nafila, comvizinhos, amigosouparentes, emqualquer situação, ser
solidárioeamávelserásempreumaformadecombatecontraasoberbaeempáfia.
Uma teoriachamada "sobrevivênciadomaisgentil" expõeque foi graças à
gentilezaque aespéciehumanaprosperou. Elaexplicaquegruposdepessoas
altruístas, que trabalhamecooperamentre si, contribuemparaobem-estar de
toda sociedade. Faz sentido.A lei da selva, aquelaondepessoas individualistas,
imediatistas equeolhamapenas paraopróprioumbigopara sobreviver, neste
pontodevista, nãoseaplica.
Sereducadoéfundamental.Darbomdia,boatarde,agradecercomumobri-
gado, issoéeducação. Gentilezaémais, éumapercepção, uma concessão. Está
ligada ao caráter e aos valores. Tem aver comodesejode contribuir paraum
mundomaishumano,maisameno. Emgeral, pessoas sãoo reflexodaquiloque
recebem.Aomenosamaiorpartedelas.Entãosequerreceberdoces,sejadoce.Se
gentilezageragentileza,grosseriapodegerargrosseria.Sergentilsignificaceder,
servir, exaltaropróximo, elogiar, agradecer,mimar, considerar.
Agentilezadeve ser sincera, não cabe interessenela. Agentilezanão tem
cara, não tem sexo, não tem raça enem classe social. Para ser gentil épreciso
terpaciênciaesecolocarno lugardooutro.O tomdevoz tambémé importante.
Shakespeare jádisse: "Euaprendi que sergentil émais importantedoqueestar
certo".Emseusprincipaisensinamentos,oProfetaGentilezaJoséDatrinopropu-
nha trocaraspalavras 'obrigado' por 'agradecido', e 'por favor' por 'porgentileza'.
Segundoele,ninguéméobrigadoanadaedevemossergentisunscomosoutros,
alémdenos relacionar 'poramor' enão 'por favor'.
Entãonãoesperereceberparadar.Saibadescobrirqualidadesparaenaltecer
ooutro.Pequenosgestoseatitudespositivasficammarcados.Gentilezaéhábito,é
rotina.Umtreinodaprópriasensibilidade.Sergentilémaisqueumacaracterística,
éuma formadeagirperanteavida. Então, porgentileza,Viva!
BrunoRover
EditorRevistaVivaUnimedVitória
PORGENTiLEZA
Diretor-presidente:
Dr.MárciodeOliveiraAlmeida
DiretordeRecursosPróprios:
Dr.MárioTironi Junior
DiretordeProvimentodeSaúde:
Dr. RemegildoGavaMilanez
DiretordeMercado:
Dr. LuizCarlosPaier
DiretorAdministrativo-Financeiro:
Dr.MarcusViniciusAzevedoTanure
SuperintendentedeMercado:
OtacílioPedrinhadeAzevedo
GerentedeMarketingeProdutos:
FlaviaEugêniaSallesGuimarães
CoordenadoradeMarketing:
CarolinaCastro
AnalistadeMarketing:
VanessadaSilvaFerreira
ComitêEditorial:
ElianaLúciaGomesFigueiredo,PauloMagnodoBemFilho,
AnaMaria deAraújo, SandrineBeatriceRuschi e Luchi, TatianaGoncalves
ArrudaRodriguez,MariaOlimpiaLanaZebral,LuizFernandoDutradeFreitas,
FelipedeSouzaCoutoeMileneAmorimRoncatoMello.
DireçãoExecutivo-Editorial:
BrunoRover
DireçãodeRedaçãoeConteúdo:
BrunoRover
TextoseReportagens:
LeticiaOrlandi (MTB2244ES) /LuísaTorre /LuizaMakluf
ProjetoGráfico /Editorial:
Nova ImagemLtda®
/ (27) 3317.3746 / 3026.3746
DireçãodeArte /DesignGráfico:
MarcelaBertoloRadaeli
Fotografia:
JoséAlberto Jr /RicardoGalvão
Produção:
RicardoGalvão / LeilaneVictório
AssistenteOperacional:
MarcileneDias
Agradecimentos:
DiretoriaUnimedVitória,médicoscooperados, colunistas
convidados, parceiros, colaboradores, fontes, personagens, LarissaOrlandi
Testa e Ryan Lima Senna (modelos infantis capa), e todos que direta ou
indiretamenteparticiparamnaexecuçãodestaedição.
Contato:
ARevistaViva®UnimedVitóriaédistribuídagratuitamenteparatodaa rede
credenciadaUnimedVitória, em todos os consultórios dos cooperados e
dentistas credenciados, entreautoridadese formadoresdeopinião.
Tiragemdessaedição:
7.000exemplares
Impressão:
GráficaGrafitusa
ARevistaViva®UnimedVitóriaéumprojetoderesponsabilidadedaGerência
deMarketing e Produtos (Gemap) UnimedVitória, publicada e editada
pela Agência de ConteúdoNova Imagem Ltda /ME, responsável direta
pela editoração e produção, sob licença da UnimedVitória Cooperativa
deTrabalhoMédico. Todososdireitos reservados. Os conceitos emitidos
nasmatérias, artigos, editoriaisassinadoseconteúdocomercial, possuem
opiniões sob responsabilidadede seusautores.
TextosUnimedVitória:
TríadeComunicação
Capa
Foto:
RicardoGalvão
Esta revista foi produzida
empapel CertificadoFSC
®
garantindoomanejo
florestal responsável.
EDITORIAL
04
|
REVISTAVIVA
®
1,2,3 5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,...52
Powered by FlippingBook