PROFISSIONAIS DAS POLICLÍNICAS DA UNIMED REGIONAL JAÚ PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE O PROTOCOLO VB-MAPP

        22 de abril, 2025

No dia 22 de março de 2025, as equipes multiprofissionais das Policlínicas da Unimed Regional Jaú participaram da segunda etapa do treinamento “Conhecendo o VB-MAPP (Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program”, que teve início em 1º de fevereiro. Ministrado pela psicóloga Maria Julia de O. Bonifácio, o curso teve como objetivo a apresentação da ferramenta VB-MAPP, suas funcionalidades e sua aplicabilidade na avaliação e no planejamento de intervenções para crianças com autismo ou outras dificuldades no desenvolvimento. Durante a formação, foram abordados temas como a avaliação dos marcos de desenvolvimento e sua aplicação, a forma correta de preenchimento do protocolo, identificação de barreiras comportamentais, análise de tarefas, rastreamento de habilidades, além da definição e adequação de objetivos no Programa de Educação Individualizada.

De acordo com Maria Julia, o protocolo é uma importante ferramenta para identificar as habilidades presentes e ausentes no repertório de uma criança, proporcionando uma base sólida para o início do processo de intervenção, tanto em contextos clínicos quanto educacionais. “Esse protocolo visa identificar o nível operante de pessoas com atraso de linguagem, avaliando e desenvolvendo o plano de intervenção de forma mais eficaz. O protocolo é composto pela Avaliação de Marcadores, Avaliação de Barreiras Comportamentais, Avaliação de Transição, Análise Tarefas e Rastreamento de Habilidades, Adequação e Objetivos do Programa de Educação de Educação Individualizada. Nesse segundo momento foi possível finalizar o conteúdo programático do curso do cronograma do curso, como a correção do protocolo, avaliação das barreiras comportamentais e a elaboração do PIC (Programa de Intervenção Comportamental)”.

Sobre o VB-MAP

O VB-MAPP - Programa de Avaliação e Colocação de Marcos de Comportamento Verbal (tradução da sigla em inglês) é um protocolo desenvolvido para avaliar e monitorar as habilidades verbais e sociais de crianças com atraso no desenvolvimento. A ferramenta desempenha um papel estratégico no planejamento terapêutico e educacional, auxiliando os profissionais na definição de metas de ensino e no acompanhamento do progresso dos pacientes de maneira eficaz.