Notícias

Voltar Unimed Ribeirão Preto conquista nota máxima em avaliação nacional de operadoras de saúde

Unimed Ribeirão Preto conquista nota máxima em avaliação nacional de operadoras de saúde

Cooperativa médica mantém certificação RN 507, destacando-se pelo atendimento aos beneficiários, gestão eficiente e cumprimento das exigências de governança e segurança no Programa de Acreditação da ANS
        09 de abril, 2025

A Unimed Ribeirão Preto acaba de ser reacreditada no Nível 1 (o mais alto) da Resolução Normativa (RN) Nº 507, após atender integralmente aos critérios que estabelecem padrões de governança, gestão de riscos e controles internos no setor. O reconhecimento foi concedido pelo Programa de Acreditação de Operadoras, da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar e é válido até 17 de dezembro de 2027. No ano passado, a operadora também obteve a manutenção da certificação no nível mais alto.

 

Para o processo de reacreditação, foram realizadas revisões e aprimoramentos nos processos internos e na qualidade documental, aspectos reconhecidos pelos avaliadores como diferenciais na governança da Unimed Ribeirão Preto. A avaliação atestou ainda a adesão integral aos itens exigidos também no Anexo I da RN Nº 518/2022, que mensura governança, gestão de riscos, controle interno e compliance. O cumprimento deste requisito viabiliza a aplicação do capital regulatório reduzido, em conformidade complementar às disposições da Resolução Normativa nº 507.

 

“Sermos recertificados confirma que a operadora cumpre requisitos de segurança e transparência, assegurando assim processos definidos e em conformidade com as normas regulatórias”, explica o diretor-presidente da Unimed Ribeirão Preto, Nelson Hisamo Sato Júnior. Segundo ele, a recertificação reconhece a cooperativa médica por desempenhar rigorosamente os requisitos de gestão de riscos, o que garante controles internos eficientes em proteção aos interesses de todos os beneficiários.

 

Para o diretor-geral CEO da Unimed Ribeirão Preto, Julio Cesar Paim, a certificação demonstra o compromisso e os valores da cooperativa médica. “Esse é mais um reflexo do nosso empenho contínuo em oferecer processos claros e bem definidos, visando proporcionar confiança em todos os serviços, com qualidade, transparência, eficiência e responsabilidade”.

 

Sobre a acreditação

O Programa de Acreditação de Operadoras da ANS é uma certificação de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde. O objetivo é a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário. É realizado para identificar melhorias e implementar processos de gestão, visando capacidade e sustentabilidade na prestação de serviços. Para obter o Nível 1, a operadora precisou atender a pelo menos 80% dos itens de excelência e obter nota acima de 0,8 no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).

Curta nossa página