Índice de Desempenho de Saúde Suplementar - IDSS

Ano-base 2020

A Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS, órgão federal que fiscaliza e monitora as operadoras de planos de saúde, através do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, divulgou a avaliação do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS.

O principal objetivo do IDSS, é o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

A nova metodologia do IDSS – TISS apresenta indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto a seus aspectos assistenciais, os quais compõem uma nota de 0 (pior) a 1 (melhor).

Verifique através do gráfico, o desempenho geral da Unimed Caçador nas últimas avaliações:




Esta avaliação é sustentada por quatro dimensões, as quais estão integradas e em consonância com as novas regras e práticas do setor, com conceitos alinhados aos novos eixos direcionais da Agência, à Agenda Regulatória mais recente e à literatura de Qualidade em Saúde. Confira quais são e também como está classificada a Unimed Caçador na evolução destas quatro dimensões:
 

 

  1. Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
  2. Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
  3. Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
  4. Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.