Notícias

Voltar Unimed Caçador celebra os bons resultados do projeto HidroSaúde

Unimed Caçador celebra os bons resultados do projeto HidroSaúde

A Unimed Caçador, sempre pensando na saúde e qualidade de vida de seus clientes, aposta em iniciativas aliadas à atividade física, desenvolvendo programas direcionados aos mais variados públicos.
        30 de março, 2022

Contamos com o sucesso do programa Qualidade de Vida, que mantém o projeto HidroSaúde, atuando com a oferta de hidroginástica para clientes Unimed, promovendo o equilíbrio físico, mental e social do ser humano. 
O projeto se sustenta com 45 vagas ativas e acontece na Academia Transpiração Acqua, com público que atenda as características e perfil do projeto. “A busca por uma vida saudável e equilibrada ocupa cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas e este é o propósito para incentivá-las a superar desafios e mudar seus hábitos, obtendo uma vida mais feliz e saudável”, comenta o médico clínico geral Nelson Dallagnol de Souza, presidente da Unimed Caçador.
O projeto é coordenado pelo Comitê Educativo da cooperativa, que tem como diretora técnica a médica cooperada Lúcia Mostiack Guimarães. Ela relata que para ingressar no programa o participante deve ter perfil adequado à proposta. “O beneficiário deve ter encaminhamento médico, com indicação clínica, passando por avaliação de médico cardiologosta vinculado ao projeto HidroSaúde, e ter algumas características específicas, como idade acima de 40 anos, ser portador de patologias como obesidade, hipertensão, cardiopatia, diabetes, doenças pulmonares, doenças degenerativas, artrite, entre outros”, explica a diretora. 
Quanto à modalidade da atividade física, pontua-se que a hidroginástica é um exercício aeróbico executado em piscinas, que apresenta benefícios como melhora no sistema circulatório, força, controle de peso, articulações e até mesmo reduz a possibilidade de ocorrência de algumas doenças.



    


Programa completa 20 anos
O programa Qualidade de Vida surgiu no ano de 2002, quando a Unimed Caçador, através de avaliação dos serviços utilizados pelos seus clientes, diagnosticou que haviam muitos homens e mulheres com perfil de hipertensão, cardiopatia e diabetes. No início foram realizadas palestras proferidas por especialistas cooperados, como cardiologista, endocrinologista, entre outros, que orientavam grupos de até 40 pessoas no que se refere a cuidados com a saúde física e mental, estimulando a qualidade de vida.
Dois anos se passaram e a Unimed percebeu que precisava acelerar os resultados almejados e motivar os clientes a praticar atividade física regular, melhorando seu condicionamento físico. Com este foco, implementou a prática da hidroginástica no Programa para clientes que se encaixassem nos critérios do projeto.