Notícias

Voltar Unimed Caçador se destaca no Estado pela captação de recursos para projetos sociais

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Caçador se destaca no Estado pela captação de recursos para projetos sociais

A Unimed Caçador participou no final do mês de abril (28) da reunião do Núcleo de Contadores da ACIC, com o objetivo de compartilhar informações sobre os projetos sociais da cooperativa e como eles são mantidos, através do apoio financeiro de empresas de Caçador.
        06 de maio, 2022

A analista de sustentabilidade da cooperativa, Gabriela Vansuita Valente, explica que ao seguir uma política de sustentabilidade, a Unimed Caçador incentiva todos os seus públicos de relacionamento – cooperados, clientes, fornecedores e comunidade em geral – a se envolverem com estas práticas. 
Ela informa ainda que o governo federal concede aos contribuintes a possibilidade de investir em projetos de natureza cultural, esportiva e social, permitindo o apoio financeiro a esses projetos, com reflexo na dedução de valores do imposto de renda. “É possível contar com o apoio de pessoas física ou jurídica que tem possibilidade de destinar um valor, com teto máximo, o qual será compensando quando do acerto com o Imposto de Renda no ano seguinte”.



Anualmente, os projetos do Programa Esporte Comunitário, que conta com o apoio e diretrizes do Instituto Unimed há 13 anos, são inscritos no Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo ao Esporte, e têm aprovação para realizar a captação de recursos, que promovem benefícios diretos para toda a população.
A Unimed Caçador é a única Singular de Santa Catarina que mantém três projetos com aporte de verbas através desta captação, geridos pelo Comitê Educativo da cooperativa, com apoio do Instituto Unimed. Todo o material e produtos usados nos projetos em andamento são adquiridos na cidade, por fornecedores locais. “Isso ajuda a manter o dinheiro captado na própria cidade”, destaca Gabriela. 
A diretora do Comitê Educativo, Dra. Lúcia Mostiack Guimarães, destaca que tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, podem ser parceiras da Unimed. “Os prestadores de serviços de contabilidade conhecem os trâmites para inserir qualquer pessoa neste projeto de captação. Eles têm conhecimento para explicar aos interessados sobre como funciona e nós, da Unimed, também podemos tirar as dúvidas de quem queira apoiar as ações, através dos profissionais do Instituto Unimed, que tem grande experiência nesta prática”. 
Para o presidente da Unimed Caçador, Dr. Nelson Dallagnol de Souza, os projetos só crescem devido ao apoio dos cooperados e empresas, relatando que um novo projeto está se concretizando. “No momento estamos com o projeto piloto “Natação para Todos”, o qual irá atender 80 crianças e está em fase de captação de recursos. Mas para que nossos projetos se consolidem, precisamos buscar mais parceiros, que queiram respaldar sua marca à Unimed e que reconheçam a importância da responsabilidade social dentro da sua organização”, justificou.
As empresas apoiadoras dos projetos são Alfa, Celesc, Corfio, Curtume Viposa, Frameport, Lamipack e Móveis Rotta, além da adesão de 26 cooperados e do apoio e suporte da Associação Hunters de Basquete.


PROJETOS
Programa Viver Bem na Escola
O programa Viver Bem na Escola, em Caçador oferece palestras sobre alimentação saudável, atividades físicas e meio ambiente, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a socialização dos estudantes do município. O projeto também se estende aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas) de Caçador, quando estes são assistidos por consultas médicas realizadas pelos cooperados da Unimed. No ano de 2019, último ano desenvolvido antes da pandemia, o Viver Bem na Escola trabalhou com mais de 800 crianças e adolescentes das referidas escolas e instituições. 


 

Programa Esporte Comunitário
O Programa Esporte Comunitário foi idealizado ainda no ano de 2002 como um projeto, na primeira gestão do atual presidente, Dr. Nelson Dallagnol de Souza. Por muitos anos a modalidade esportiva mantida pelo projeto foi o tênis de quadra, porém no ano de 2010, com a criação do Instituto Unimed pela Federação Unimed SC, o programa foi integrado aos planos de ação deste e o Esporte Comunitário foi ampliado e redirecionado em Caçador, passando para o basquetebol no ano de 2019, devido a grande procura pela modalidade. Atualmente, o programa mantém três projetos com o desenvolvimento das seguintes modalidades: natação, que encontra-se em fase de captação de recursos, basquete, já em execução e captação, para o próximo ano, e atletismo, com recursos já recebidos, e em fase de execução desde o dia 30 de março. Crianças e adolescentes participantes recebem diversos benefícios como uniforme, espaço para treinamentos, lanches, transporte, entre outros. 


 

Sobre o Instituto UNIMED
Com o objetivo de estimular a promoção de iniciativas e trabalhos de caráter educacional, cultural e ambiental, o Instituto Unimed SC foi criado em novembro de 2009 e transformou-se num instrumento de responsabilidade social e um transmissor de oportunidades.
Dr. Nelson Dallagnol de Souza explica que o Instituto reflete a forma mais concreta de vivenciar o cooperativismo que rege o Sistema Unimed. “Nosso propósito, além de cuidar da saúde, sempre foi promover a saúde e melhorar a vida das pessoas que nos cercam, através de ações sustentáveis e sociais. E contar com o suporte técnico do Instituto Unimed só enriquece nossas ações. Estamos felizes em saber que somos a única no estado que mantém três projetos em um só programa”, destaca o presidente agradecendo o apoio de médicos cooperados, dirigentes do Sistema Unimed, empresários parceiros, administração pública e comunidade, “que colaboram com as ações e ajudam a promover um trabalho que só faz bem, modificando a história da nossa comunidade”, encerra.