Notícias

Cirurgiões Vasculares: prevenir, curar e aliviar os problemas relacionados à circulação

Texto: Pé de Ideia Comunicação
        13 de agosto, 2021


No dia 15 de agosto é celebrado o Dia do Cirurgião Vascular, um profissional importante que se dedica a manter a saúde vascular dos pacientes funcionando e proporcionar a melhoria na qualidade de vida para muitas pessoas.

Conversamos com o Dr. Roberto Simeão Roncato, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, com certificação nas áreas de Ecografia Vascular com Doppler e Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular. O médico atua há 25 anos na área e é cooperado da Unimed Costa Oeste desde 1997.

É graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre/RS) e Residência Médica em Cirurgia Vascular na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com certificação mediante prova elaborada pela Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). O médico ainda possui pós-graduação em Pesquisa Clínica pela PUCPR; certificação em Ecografia Vascular com Doppler mediante prova elaborada pela SBACV e certificação em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular mediante prova elaborada pela SBACV.

Dr. Roberto conta que escolheu a Medicina por influência de um irmão. “Quando eu estava na sétima série do Ensino Fundamental um irmão me influenciou a entrar no curso de Medicina em uma universidade pública. Imaginei que se ele conseguiu, eu também conseguiria. Embora meu pai fosse agricultor ele tinha um ensinamento de que “um pedaço de lápis vale mais que um enxada com dois metros de cabo” e sempre me incentivou ao seu modo”, relembra, complementando que “outro fator que me impulsionou a ser médico está relacionado ao fato de eu gostar de pessoas, fator fundamental para uma profissão de varejo”.

Já o encanto pela especialidade de Cirurgia Vascular surgiu na faculdade. “Quando estava no quarto ano do curso de Medicina fui convidado a auxiliar um professor de cirurgia vascular na urgência (Dr. Mário Matte). Fiquei encantado com a beleza da cirurgia e com o fato de salvar uma perna em risco. Além disso, esse professor era um sujeito gentil e tecnicamente competente”, destaca.

Dr. Roberto fez ainda uma avaliação do quanto cresceu pessoalmente e profissionalmente em 25 anos de profissão. “O dia 10 de agosto foi a data da minha mudança para Toledo. Olhando para trás reconheço uma contínua evolução pessoal e profissional e agradeço aos meus anfitriões em Toledo: Dr. Avelino Campagnolo e família, ao Hospital, aos pacientes, a minha esposa Dra. Cíntia (com seus ensinamentos em ultrassom) e aos demais colegas que compartilham cuidados e conhecimento em prol do bem tratar os doentes”, agradece.

Importância do Cirurgião Vascular

O Cirurgião Vascular tem a missão de cuidar da saúde da circulação da população. E a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) escolheu o mês de agosto para chamar a atenção da importância dos cuidados com a circulação. A Campanha foi intitulada de AZUL e VERMELHO, sendo a cor azul em uma alusão às veias do corpo humano e o vermelho às artérias.

“As doenças venosas mais prevalentes são as varizes. As doenças vasculares arteriais mais prevalentes são a arteriosclerose e os aneurismas. Temos ainda as doenças relacionadas aos linfáticos e à coagulação sanguínea. Levar ao seu público orientações de qualidade para prevenir, curar ou mesmo aliviar os problemas relacionados à circulação é a função do Cirurgião Vascular”, explica.