Os Programas de Sustentabilidade da Unimed Extremo Oeste Catarinense reúnem iniciativas voltadas à responsabilidade ambiental e ao impacto positivo na comunidade, por meio de ações solidárias e práticas conscientes.

As campanhas incentivam a arrecadação de materiais recicláveis e itens destinados à doação, promovendo engajamento social e conscientização ambiental. Entre as ações realizadas estão o programa Meias Solidárias ODS na Prática, a campanha Tampinhas do Bem e Lacres que Transformam, além do encaminhamento de resíduos eletrônicos para descarte correto.

Em 2025, as iniciativas resultaram na arrecadação de 970 pares de meias convertidos em 20 cobertores, 41,07 kg de lacres e 298,71 kg de tampinhas, possibilitando a doação de cadeira de rodas e andadores a entidades da região. Também foram destinados 50 kg de sucatas eletrônicas para reciclagem adequada, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

O programa está engajado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):