Câmara de Compensação Mercosul e CNCL

Responsive Image
A Câmara de Compensação Mercosul tem por finalidade assegurar o cumprimento dos pagamentos de faturas eliminando os riscos de créditos. Essa atividade padroniza procedimentos, centraliza os processos normatizados, compila e liquida as cobranças entre as Unimeds participantes da Câmara de Compensação.

A atividade foi criada com o intuito de estabelecer rotinas, no que tangem à operacionalização do intercâmbio por meio de uma Câmara de Compensação, envolvendo Singulares e Federações do polo Mercosul (PR, RS e SC) e demais Unimeds fora dele, desde que estejam participando do processo. 

Atualmente, participam cinco Federações/Singulares de fora desse polo: a Confederação Unimed do Brasil, a Federação Mato Grosso, a Federação Mato Grosso do Sul e, ainda, as Singulares Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Temos um sistema próprio, o Sistema de Câmara de Compensação (SCC), destinado à compensação do intercâmbio realizado entre as Unimeds participantes. Assim, ele integraliza as cobranças entre as Unimeds do polo Mercosul, com garantia de 100% das cobranças validadas ao final de cada câmara.

De acordo com um cronograma, a Câmara de Compensação Mercosul realiza três encontros mensais, iniciando o processo (envio das cobranças) nas datas pré- estabelecidas, de forma integrada com as postagens no Web Start.  A Unimed Mercosul representa as Singulares do polo na Câmara de Liquidação e Compensação Nacional (CNCL) assegurando também seus recebíveis.


Para acessar o SCC - Sistema da Câmara de Compensação, clique aqui.