Comitê Técnico de Medicamento de Alto Custo (CTMA) 

Responsive Image
A sustentabilidade do Sistema Unimed depende de um conjunto de ações realizadas em parceria entre as partes envolvidas (Singulares, Federações, Cooperados e Indústrias). O Comitê Técnico de Medicamentos de Alto Custo (CTMA) foi criado com o objetivo de atuar de forma integrada, contribuindo para o aprimoramento das melhores práticas e ações conjuntas, que visam proporcionar maior controle por meio de padronizações, debates e atualizações técnicas, otimizando esforços e  regulação de mercado.
O CTMA é formado por representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além da Central Nacional Unimed (CNU) e Seguros Unimed.
Para facilitar as atividades, a Unimed Mercosul realiza reuniões periódicas com os representantes das Unimeds da sua área de ação e coordena os comitês integrados. Todos os comitês técnicos estão embasados no Estatuto Social da Unimed Mercosul, além da lei que rege o cooperativismo.   
Art. 2º do Estatuto Social: “(...) tendo como finalidade a integração, coordenação e orientação de suas Confederadas no intuito de organizar e facilitar, em escala maior, a utilização recíproca dos serviços econômicos e assistenciais de interesse das mesmas ou das Cooperativas Singulares a elas filiadas.”.
Art. 9º da Lei do Cooperativismo (Lei 5764/71): “As confederações de cooperativas têm por objetivo orientar e coordenar as atividades das filiadas, nos casos em que o vulto dos empreendimentos transcender o âmbito de capacidade ou conveniência de atuação das centrais e federações.”.
 
A história do CTMA
O Comitê Técnico de Medicamentos de Alto Custo foi criado em 2012, com o intuito de estabelecer a negociação de medicamentos diversos. Em 2016, o comitê passou por uma reestruturação aprimorando as ações com foco nos medicamentos considerados de alto custo, que geram maior impacto para as Unimeds do Mercosul.

Ao fomentar discussões técnicas com os laboratórios e equipes da especialidade, o Comitê conquista políticas e ações conjuntas, promovendo o desenvolvimento de diretrizes para tomadas de decisões.
 
Realizações do Comitê
  • Integração política e operacional, desenvolvendo ações conjuntas na área de medicamentos

  • Intercooperação e troca de informações

  • Aprimoramento das informações via Sistema de Gestão SRM2

  • Regulação de práticas comerciais para faturamento direto

  • Discussões técnicas, análises de incorporação de novas tecnologias e definições regulatórias para região

  • Fortalecimento na credibilidade do CTMA pelos laboratórios homologados

  • Prospecção de Laboratórios e alternativas de tratamento que atendam as demandas do CTMA

  • Análise e negociação de medicamentos que possam compor o Fluxo de Pagamento Dinâmico

  • Desenvolvimento de projetos em parceria com os Laboratórios Farmacêuticos

  • Capacitações técnicas aos membros do CTMA

  • Promoção de atualizações relativas à área por meio de evento técnico
     


Quer saber mais? Entre em contato com a equipe de Custos Assistenciais da Unimed Mercosul.