https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Araçatuba realiza curso voltado à comunicação de más notícias

Texto: Unimed Araçatuba
        10 de outubro, 2023
A Unimed Araçatuba, realizou no mês de setembro, na Associação Paulista de Medicina, treinamento voltado para a “Comunicação de Situações Difíceis com a Estratégia da Simulação Realística em Saúde”, que foi ministrado pela Interação T&D, empresa especializada em desenvolvimento de pessoas.
A ação, que faz parte das atividades do Escritório de Experiência do Paciente do setor da Qualidade do Hospital Unimed Araçatuba (HUA), envolveu a participação de 26 profissionais das áreas médica, enfermagem, psicologia e fisioterapia, além de supervisores de setores assistenciais e diretoria.
O objetivo foi ampliar o repertório comportamental para uma atuação diferenciada durante a comunicação das más notícias e falar sobre os desafios, barreiras, ruídos e a importância de uma comunicação clara e assertiva.
Outros pontos tratados durante o curso, foram baseados na importância da comunicação adequada e no impacto causado nas pessoas envolvidas. Abordou também o passo a passo para comunicar a má notícia e focou na escuta ativa, linguagem corporal, empatia e na micro expressão facial. Por fim, trabalhou o protocolo spikes e rapport como técnica de comunicação que consiste em criar uma ligação de empatia com outra pessoa, para que se comunique com menos resistência.
O curso contou também com simulações realísticas de situações onde atores e profissionais colocavam em prática, através de casos clínicos, habilidades e atitudes desenvolvidas através das estratégias apresentadas.
Para o diretor técnico do HUA, o papel de comunicar más notícias é uma tarefa complexa, porém de extrema importância para a nossa instituição. “O Hospital Unimed Araçatuba possui o compromisso de oferecer a melhor experiência aos pacientes e clientes. Esse treinamento ajudará os nossos profissionais a cumprir ainda mais com a nossa missão”, enfatiza Dr. Flávio Garbelini.