Palestrantes

E-saúde

CAETANO SILVA

       

É um profissional de TI, especializado em Gestão de Dados e Informações.
É Sócio-Diretor da CS Technologies, empresa de consultoria e outsourcing em TI / Gestão de Dados.
Bacharel em Administração de Empresas em Física pelo IF USP e MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação.
Tem certificados internacionais de privacidade e gestão de dados, como do Data Governance Foundation, IT Governance Foundation, LGPD Foundation, GDPR Foundation e Information Security Risk Management Foundation pelo it.certs.ca_
Professor do curso Pós Graduação Digital - “Governança de TI, Segurança Digital e Gestão de Dados” da PUCPR.
Há mais de 30 anos tem compartilhado sua experiência através da prestação de serviços de Consultoria, Treinamento e Mentoring para grandes empresas de diversos segmentos, tendo inclusive capacitado mais de 4.500 alunos em disciplinas de Gestão de Dados.
Atuou em diversas áreas da TI: suporte técnico, desenvolvimento de sistemas, segurança da informação, gerência de projetos, outsourcing, implantação de sistemas, monitoração da produção, treinamentos. Acompanhamento de projetos pelas melhores práticas (PMBOK) e metodologia ágil (SCRUM).

FERNANDO CARBONIERI

       

Médico, bioeticista, empreendedor serial em saúde, Vice coordenador dos Alumni do Colégio Brasileiros dos executivos de saúde (CBEXs). RT da Wellbe, que atualmente faz a gestão e inteligência populacional para mais de 3 milhões de vidas.

JOÃO MARQUES GOMES

       

João Marques-Gomes é consultor de gestão, pesquisador e professor universitário especializado em Saúde Baseada em Valor.
Atualmente é Presidente da European Association of Value-Based Health Care (Bélgica), VP do IBRAVS – Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (Brasil), Presidente do Júri do Prêmio IBRAVS – Cases de Saúde Baseada em Valor (Brasil). Foi jurado do ICHOM-NEJM Catalyst Implementation Prize (EUA).
João Marques-Gomes é sócio-gerente da consultora JPMG (França), professor na Nova Medical School e na Nova School of Business & Economics (Portugal) e professor no Insper (Brasil). Como consultor, trabalhou com organizações de 26 países no total – Europa, EUA, Canadá, América Latina e Ásia – ajudando a melhorar os cuidados de saúde em todo o mundo. Ministra cursos de educação executiva para profissionais C-level em empresas multinacionais.
João Marques-Gomes é doutorado em Economia pela Universidade de Évora (Portugal). Fez sua formação em Saúde Baseada em Valor na Universidade de Harvard e na Universidade do Texas em Austin (EUA).

LALA DEHEINZELIN

       
Colunista da Época Negócios, TedX Speaker no Brasil, Portugal e Uruguai, com quase mil palestras realizadas Lala vem do mundo da cultura, é transdisciplinar e futurista desde 1996, criou o movimento internacional Crie Futuros.
Vive entre Brasil e Europa, onde está para implementar programas de inovação, empreendedorismo e regeneração para empresas, cidades e territórios.   economia criativa e colaborativa. Assessora lideranças empresariais, governamentais e ONU em futuro + economia criativa + novas economias, que combinadas a ferramentas para colaboração tornaram-se a Fluxonomia 4D, aplicada à preparação de lideranças e design de soluções de futuro no Brasil e em âmbito ibero americano. A síntese está em Desejável Mundo Novo (2012) e Novas Economias Viabilizando Futuros Desejáveis (2019), entre outros livros e artigos publicados também no exterior. Apaixonada por mostrar porque futuros desejáveis são possíveis.

MAURICIO CERRI 

       
É Superintendente de Tecnologia da Informação e Inovação na Unimed do Brasil. Mais de 20 anos de experiência no segmento de saúde. Formado em Ciência da Computação (EEP), Pós em Desenvolvimento de Sistemas WEB (UFSCAR), Mestre em Engenharia de Software (UFSCar), MBA em Administração (FGV) e MBA em Administração na Miami University. Conselheiro de Inovação, Investidor de startups e atualmente também Conselheiro da ABCIS (Associação Brasileira de Gestores de TI em Saúde) e Membro da Comissão de Saúde Digital da Associação Médica Brasileira.

RAFAELA RAGANHAM

       
Apaixonada por análise de dados e comprometida com governança de dados, fatores que impulsionaram minha carreira na busca de soluções inovadoras.
Especialista em Business Intelligence e Analytics com vasta experiência na área de inteligência e informação em Saúde. 
Chief Data Officer (CDO) na Unimed Paraná, onde buscamos estratégias de gestão de dados para otimizar a qualidade e o uso eficaz das informações de saúde. 
Graduada em Sistemas de Informação, MBA em Business Intelligence, Pós-graduação em Ciência de Dados, Pós-graduação em Ciência de Dados Aplicada à Saúde e Pós-graduação em Governança de Dados.
Professora dos MBAs em Big Data & Data Science, Inteligência Artificial e Business Intelligence
Palestrante em Eventos nacionais e internacionais tais como FISL, PentahoDay, Latinoware, FTSL, SFD e SOLISC
Contribuidora de projetos open sources ou free software internacionais, tais como Pentaho, Apache Hop, LimeSurvey, SuiteCRM, GLPI.
Mentora na capacitação das equipes de BI e Big Data na Embraer, Serpro, Buscapé, Tecpar, Exército Brasileiro - Comando de Defesa Cibernética entre outras.

ROBSON CAPASSO

       

Robson Capasso é professor no departamento de Otorrinolaringologia e atualmente ocupa a posição de “Associate Dean” da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford. 
O reconhecimento mundial do seu trabalho é freqüentemente associado com uma de suas tarefas favoritas: participação em congressos em dezenas de países, e extensa colaboração cientifica e mentoria com médicos de todas as partes do planeta. Devido ao seu envolvimento com o programa de Stanford Biodesign, inicialmente como mentor, posteriormente “Faculty Fellow”, e agora parte do grupo de professores relacionados aos projetos globais. O seu objetivo é utilizar a experiência adquirida para promover a criação e expansão de empresas de ciências da vida nesses países. Sendo parte do ecossistema de med-tech no Vale do Silício, ele encontra-se envolvido como co-fundador, consultor, investidor ou conselheiro de start-ups, empresas consolidadas e fundos de investimento.

SERGIO RICARDO DOS SANTOS

       

É consultor e conselheiro de empresas na área de saúde, além de palestrante sobre temas do mesmo setor.
Médico Pneumologista, foi professor da Escola Paulista de Medicina. Tem MBA em ‘Negócios em Saúde’ pela FGV e cursou Pós-Graduação em Ciências da Saúde na Escola Paulista de Medicina, ‘Healthcare Delivery’ na Harvard Business School (onde já foi conferencista e colaborador na produção de estudos de caso) e ‘High Performance Leadership’ na IMD-Suíca.
Em 2004 ingressou na Amil como médico, onde também atuou como Diretor Técnico-Assistencial da rede de Hospitais e Centros Médicos, e Diretor Executivo da One Health, chegando à posição de CEO da Amil no período 2016-18. Entre 2019-22 foi Vice-Presidente da Dasa, responsável pelas áreas de Estratégia, Jurídico, ESG, Auditoria, Relações com Investidores, M&A (Fusões e Aquisições), CVC (Corporate Venture Capital) e Engajamento com Startups.
Em 2022 foi TEDx Speaker com o tema “A solidão das escolhas” onde trouxe a Teoria do Valor para o grande público, mesmo ano em que criou a newsletter “Valor & Saúde”, lida semanalmente por mais de 12 mil profissionais de saúde brasileiros, interessados em refletir sobre os desafios da entrega de valor.

SUZANA MORAIS

       
Entusiasta de dados, análises, aplicações de AI / GENAI e como o mundo pode ser melhor e mais feliz com as novas plataformas tecnológicas disponíveis. Engenheira Eletricista pela UNESP Guaratinguetá, Pós Graduada em Análise de Dados e Data Mining pela FIA e atualmente ocupa o cargo de diretora de AI e GenAI na Deloitte Brasil.

SETES

ALINE FABIENSKI

       

Designer versátil com 15 anos de carreira e sólida formação em design visual e estratégico. Ao longo da carreira, conceituou e executou com sucesso estratégias de marca, desenvolveu e entreguou soluções de design impactantes em diversas áreas. Com papel de destaque como fundador de uma marca de produtos artesanais, supervisionando todos os aspectos, desde estratégias de marca até desenvolvimento de produtos. Experiência em pesquisa de usuários e análise de mercado o que permitiu planejar experiências de usuários e se manter atualizado sobre as tendências de necessidades dos usuários. Ao implementar estratégias de marketing eficazes e utilizar diversos canais como mídias sociais e um site próprio, comunicou e divulgou a marca com sucesso, proporcionando a melhor experiência aos seus clientes por meio de produtos físicos e dentro do ambiente digital.
Além de uma jornada empreendedora, teve experiências contribuindo em projetos digitais, impressos e de comunicação visual estratégica por meio de mídias sociais. Com formação adicional em UX/UI design, veem expandindo e adaptando sua área de atuação através de novos projetos desafiadores, como site freelancer e produto digital.

CLARISSA RODRIGUES

       

Especialista em Cardiologia (Residência Multiprofissional) pelo Instituto de Cardiologia do RS/Fundação Universitária de Cardiologia (IC FUC) (2010). Mestre em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pelo IC FUC (2013). Doutora em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pelo IC FUC (2015). Membro do Cochrane Prospective Meta Analysis Methods.
É fundadora da empresa de consultoria em pesquisa clínica Global Research and Innovation Network (GRINN), na qual exerce atualmente o cargo de Diretora Executiva (Chief Executive Officer). Na GRINN, atua no delineamento e gerenciamento de estudos regulatór ios voltados para dispositivos médicos e
medicamentos, além de avaliações clínicas, principalmente com foco em ANVISA, FDA e marcação CE.

DULCE APARECIDA BARBOSA

       
Graduação em Enfermagem, Mestrado em Biologia Molecular, Doutorado em Ciências da Saúde e Pós Doutorado em Nefrologia pela UNIFESP. Professora Titular e Livre Docente, do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP. Tem desenvolvido pesquisa clínica aplic ada com destaque à prevenção e controle de infecções e vigilância das doenças emergentes e reemergentes em diversas populações. Editora Chefe da Revista Brasileira de Enfermagem, membro titular da Rede de Editores de Enfermagem do Centro Colaborador da Org anização Mundial de Saúde. Coordenador da REDE Brasileira de Boas Práticas e ações de saúde pública com grupos em situação de vulnerabilidade.
Coordenadora do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) do Campus São Paulo da UNIFESP. Pesquisado ra 1A do CNPq Palavras chave: Populações Vulneráveis; Doenças Emergente e Reemergentes; Biovigilancia; Infecção; Morbidade; Mortalidade; Cientometria.

EDUARDO MENDONÇA SCHEEREN

       

Doutor em Engenharia Biomédica (UTFPR), graduação em Educação Física (UFRGS) e mestrado em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Editor associado da Revista Fisioterapia em Movimento. Professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós Graduação em Tecnologia em Saúde da
PUCPR. Fundador do Grupo de Estudo Neuromuscular (GEN). Coordena o Laboratório d e Motricidade Humana (LaMH) e utiliza os sistemas biomecânicos avaliar as estratégias de equilíbrio mediante perturbações do equilíbrio controladas. Foi membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de
Biomecânica por duas gestões, e do Comitê Asse ssor da área de saúde da Fundação Araucária. Revisor das diversas revistas da áera. PLOS One, Scientific Reports Nature, Frontiers in Physiology and Frontiers in Sports and Active Living, Artificial Organs, Entropy Sensors, Research on Biomedical Engin eering, Journal of Physical Education, Physiotherapy Theory and Practice, Fisioterapia em Movimento, Revista Paulista de Pediatria.

ELGISON DA LUZ DOS SANTOS

       
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Dom Bosco -Curitiba , especialização em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia pela Faculdade Ibrate; especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); especialização em Saúde Pública e Estratégia de Saúde da Família pela Faculdade Intervale. Cursou mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CPGEI/UTFPR) e doutorado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGTS/PUCPR). Atualmente atua como professor no Centro Universitário Internacional Uninter. Também atua na Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Rio Branco do Sul/PR, como coordenador de Planejamento, Projeto e Pesquisa. Possui experiência no ensino presencial e em Educação a distância (EAD). Tem, ainda, experiência na área de Fisioterapia assistencial, com ênfase em saúde do trabalhador, saúde coletiva, gerontologia, qualidade de vida, Orto-traumatologia funcional e neurofuncional.

LUCAS JOSÉ LUDWIG

       

Egresso da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) nas graduações de fisioterapia(desde 2005) e educação física(desde 2009). Suas especializações, também no grupo Marista, foram em Traumato ortopedia desportiva (2007) e em Distúrbios Respiratórios do Sono ,encerrada em 2022.Também cursou MBA Gestão Empresarial, em 2017 e treinamentos Air Liquide: Produtos Healthcare Airliquide, Sefam, ResMed, Philips, Covidien e ALMS ,em  2020.
Atua no segmento de equipamentos e dispositivos respiratórios (ventiladores, geradores de pressão, interfaces para ventilação não invasiva, estimuladores de tosse, monitores e linha de oxigenioterapia).
Nos últimos anos tem participado como palestrante e expositor em Congressos de Cardiologia, Congresso Brasileiro do Sono, Congresso de Pneumologia e Tisiologia.
Desde 2021, idealizador da empresa CPAP Paraná e Veiga Equipamentos médicos -Responsável por consultoria respiratória, vendas, acompanhamentos de excelência aos pacientes e profissionais que venham a locar e adquirir os produtos médicos, seja para cuidados hospitalares, desospitalização e home care.

JACKSON FRESSATO

       
Fundador e presidente do Instituto Laura Fressatto. Ativista social com o claro propósito de impactar positivamente a vida de 1 bilhão de pessoas com tecnologia. No Brasil, através do Instituto Laura Fressatto e da tecnologia que criou (o Robô Laura), disponibiliza tecnologia de ponta, acessível e eficiente para todo o país, principalmente para quem precisa de acesso efetivo a universalidade do sistema de saúde.
Criador do Robô Laura, primeira plataforma de inteligência artificial do mundo, que já ajudou a salvar mais de 60 mil pessoas desde sua ativação em 2016. Exemplo de persistência, resiliência e coragem, haja vista que mesmo não sendo especializado na área de saúde, criou algo que mudou a história do uso da
tecnologia pelos profissionais deste segmento, isso depois de ter perdido sua filha recém-nascida (Laura) para a SEPSE, motivo que o levou a construir tudo isso.
Hoje, reconhecido como autoridade em INOVAÇÃO ABERTA, e uma das 100 vozes mais influentes na saúde do Brasil, tem ajudado organizações e profissionais a olharem para inovação aberta, não apenas como um fator novo de competição no mercado, mas como um fator de melhoria, para realizar mais,
por mais tempo, para mais pessoas, com menos recursos e desgaste. A inovação e tecnologia, não são produtos de um cenário fictício, mas sim, ferramentas tangíveis para revoluções.
Saúde é um direito e não um privilégio. Portanto, em 2019, quando o negócio ‘Startup Laura’ para o setor de saúde privada, já estava encaminhado e no seu rumo de prosperidade e sucesso, fundou o Instituto Laura Fressatto, que tem por finalidade promover o maior e melhor acesso a saúde, para todos os
cidadãos do país, através da validação, homologação do uso da saúde digital. Levar tecnologia de ponta, acessível e eficiente é nossa grande missão como organização social. Hoje, com parcerias significativas com o setor público e privado, os resultados mostram a grande demanda que a proposta atende.

MARIA DE FÁTIMA FERNANDES VARA

       

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1990), graduação em  Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997) , Graduação em Pedagogia pela Faculdade Intervale, Mestrado em Educação e Trabalho -Subárea Educação e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2000), Doutora em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2022). Atualmente é Supervisora da Paracanoagem na Confederação Brasileira de Canoagem, professora no Curso de Fisioterapia (UNINTER), tutora no Curso de Tecnólogo e Massoterapia (UNINTER). Membro do grupo de revisão do Código do Comitê Paralímpico Internacional. Pesquisadora no Grupo Multicentro de Pesquisa em Avaliação Funcional de Pessoas com Lesão Medular e Lesão de Neurônio Superior, da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Gestão, Educação Física e Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão; Classificação/Avaliação Funcional; Tecnologia e Sistemas de Avaliação Funcional.

SIMONE KRUGER

       

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990); especialização em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação/RJ (1991); aperfeiçoamento em linguagem pelo CEFAC/Paraná (2002); mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná com bolsa do CNPQ (2009); Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI-CNPq ,SESI/SENAI 2010); doutorado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná sob a orientação da Professora Doutora Ana Paula Berberian e coorientador Professor Gregor Renner da Universidade Católica de Freiburg/ Alemanha (2016). Pós-doutorado (2017,2018,2019) (CAPES-PNPD) no Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGDIC/UTP). É fonoaudióloga clínica e educacional. e atualmente pesquisadora do PPGDIC/UTP com o Projeto em parceria com a Universidade de Freiburg, Alemanha. Trabalha com apropriação da linguagem oral e escrita, em crianças, e adolescentes com comprometimentos de aprendizagem; restabelecimento da linguagem em adultos que sofreram AVC e em pessoas com síndromes degenerativas. Atua principalmente nos seguintes temas: COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E/OU ALTERNATIVA, linguagem, afasia, educação inclusiva, formação de professores em concepções de linguagem, apropriação da linguagem oral e escrita, motricidade oral e Comunicação Suplementar e/ou Alternativa. 

VERÔNICA STASIAK

       
Mestre e Doutoranda em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Avaliação de Tecnologias da Saúde pela UFPR; MBA em Políticas Públicas e Direitos Sociais pela Uninter. Psicóloga. Fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida - Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística; Membro do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística e da ISPOR - International Society of Pharmacoeconomcis and Outcome Research. Foi diagnosticada com fibrose cística tardiamente aos 23 anos, e, desde então, vem dedicando-se a estudar e trabalhar pelo tema, com foco também em políticas públicas, ATS e Advocacy.

WALLY AUF DER STRASSE

       

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná UFPR (1990), Especialização em Ciência do Esporte na Promoção da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (1997), Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR (2016), Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR (2022) e Doutorado Sandwich em EngenhariaMecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP (2020), Pós-Doutorado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Un111’iversidade Católica do Paraná PUCPR (2022-2023 em andamento) e também Pós-Doutorado em Termografia aplicada à Medicina pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto FMUP (2023), Portugal. Atualmente é professora Titular do Sistema Colégio Militar do Brasil na Disciplina de educação física no Colégio Militar de Curitiba. É revisora dos Periódicos International Journal of Online Biomedical Engineering (iJOE), Biomedical Signal Processing and Control e Journal of Thermal Biology. Atua como Consultora Esportiva e palestrante em Cursos na área da Saúde e Qualidade de Vida e Termografia na Avaliação da Cicatrização Óssea.