Faça sua busca aqui
Clique aqui e acesse a segunda via do seu boleto
Acesso ao Extrato de Utilização, Agenda Online, Liberação de Guias e mais.
Tenha acesso a informações exclusivas da Unimed para você.
A sua Empresa terá acesso a informações do seu plano em qualquer lugar.
Encontre médicos, hospitais, clínicas e laboratórios mais pertos de você.
Como liberar exames? Solicitar reembolso? Essas e outras respostas aqui!
A Unimed Paranaguá
Planos
Informações Regulatórias
Voltar
Estamos enfrentando uma pandemia sem precedentes. No Brasil, já são quase 12 milhões de pessoas afetadas pelo Covid-19, com 300 mil vidas perdidas para a doença. Na Cardiologia, dedicamos especial atenção ao fato de que aproximadamente 30% dos que padeceram, apresentavam alguma comorbidade cardiovascular. Elaboramos estas respostas no intuito de esclarecer algumas dúvidas trazidas ao consultório de cardiologia.
Sim. A hipertensão é a comorbidade cardiovascular mais prevalente no nosso meio. O fato de estar adequadamente controlada favorece a saúde a longo prazo. Entretanto, em caso de infecção por Covid-19, o risco de complicações é maior, pois é capaz de descompensar diversas doenças crônicas, entre elas a hipertensão. Por isso, a prevenção deve ser mais intensa entre esta população.
Cada vez mais temos aprendido a lidar com o Covid-19 e uma das armas é o tratamento precoce. Ainda sem estudos conclusivos, mas demonstrando empiricamente benefícios quando corretamente aplicado. O tratamento das doenças cardiovasculares deve permanecer, mesmo com a adição de outros medicamentos. Já sabemos que o uso de corticoides na fase inicial aumenta a gravidade do Covid-19, além de interferir na maioria dos tratamentos para doenças crônicas como hipertensão, insuficiência cardiaca e diabetes, devendo esta categoria de medicamentos ser prescrita apenas na fase inflamatória da doença, sob cuidados intensivos. Por fim, tão logo recuperado do Covid-19, convém revisitar os profissionais que habitualmente lhe acompanham.
Sim. Observou-se uma considerável incidência de miocardite em pacientes pós-Covid-19. A miocardite é a inflamação do músculo do coração, condição que pode cursar sem qualquer sintoma e aumentar o risco de morte, em especial nos que praticam esportes de intensidade. Nos pacientes que apresentaram acometimento pulmonar importante, o coração sofre uma sobrecarga de trabalho nas câmaras direitas, podendo progredir para insuficiencia cardíaca. Indiferente do quadro causado pelo Covid-19, inclusive aos assintomáticos, é aconselhável a avaliação pelo cardiologista após o cumprimento da quarentena e antes de retomar as atividades habituais. Também existem evidências de que o Covid-19 altere o sistema de coagulação sanguínea, aumentando o risco de trombose (formação de coágulos) em veias e artérias, inclusive do cérebro e coração que, respectivamente, podem causar derrame e infarto.
Dr. Edson Takashi Chonan Karakida é médico cooperado da Unimed Paranaguá. Formado pela Universidade Federal do Paraná em 2005. Especialista em Cardiologia pelo Hospital de Clínicas da UFPR, titulado pela SBC/AMB em 2013. Radicado desde 2014 em Paranaguá.
Acesso rápido