ParticipAção

Voltar Diálogos Estratégicos: ‘Talvez esse futuro não esteja tão distante quanto se imagina’, afirma conselheiro externo

Diálogos Estratégicos: ‘Talvez esse futuro não esteja tão distante quanto se imagina’, afirma conselheiro externo

        20 de março, 2024

Com o tema “Evolução dos Serviços Médicos no Brasil, do Familiar para o Empresarial, da Saúde Convencional para o Digital”, a Unimed Participações recebeu mais uma edição do “Diálogos Estratégicos”. Realizado ontem à noite (19), o encontro reuniu dirigentes e lideranças para debater assuntos relacionados ao presente e ao futuro do ecossistema na sede da Companhia, em São Paulo.

“Vivemos dias tão agitados, repletos de desafios e compromissos, que precisamos de ocasiões especiais como esta para parar e refletir sobre as transformações em nossas atividades, como médicos e dirigentes de cooperativas. Convido cada um a imergir nesta palestra a fim de que provoque reflexões que se traduzam em avanços para o Sistema Unimed”, disse Adelson Chagas, presidente da anfitriã, na abertura do encontro. 
 

Com mais de 38 anos de atuação em diferentes instituições de saúde do país e conselheiro externo da holding desde junho do ano passado, o convidado da noite, Luiz De Luca, falou sobre telemedicina, cirurgias robóticas à distância e o uso crescente da inteligência artificial. As principais transformações que o setor de saúde viveu e viverá nos próximos anos. Ele, inclusive, destacou como o ecossistema pode e deve se preparar para o futuro.

“Na Saúde 5.0 amplia-se o conceito de integração para conectividade. Ou seja, agora não há apenas sistemas integrados com a disponibilidade de informações para a tomada de decisão, mas, sim, a conectividade de diferentes sistemas e dispositivos que permitem monitorar e orientar pacientes, médicos e enfermeiros”, ressaltou o palestrante, que também é membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Ainda de acordo com De Luca, por meio dos recursos disponíveis na Saúde 5.0, é possível proporcionar maior autonomia e qualidade de vida aos pacientes. Falou, ainda, quais serão os direcionadores da transformação da saúde e surpreendeu a todos com algumas tecnologias já em projeção. “Parece ficção científica, mas a verdade é que talvez esse futuro não esteja tão distante quanto se imagina”, concluiu.
 

Intercooperação

Além de Adelson Chagas, toda a diretoria da Unimed Participações esteve presente: Sérgio Malburg (Mercado e Novos Negócios); Otto Cézar Junior (Administrativo e Financeiro); e Alexandre Flores (Executivo). O encontro recebeu, ainda, os presidentes das demais Casas Nacionais: Omar Abujamra (Unimed do Brasil); Helton Freitas (Seguros Unimed e Fundação/Faculdade Unimed); e Luiz Paulo Tostes (Unimed Nacional).

“Foi uma oportunidade muito feliz, ter Luiz De Luca palestrando, pois ele conhece os dois lados da saúde suplementar. Ele tem uma visão diferenciada e expandida do segmento”, disse Rached Hajar Traya, presidente da Unimed Curitiba. “É sempre bom escutar alguém de fora, com informações importantes, e ter esse momento de networking”, destacou Claudino Guerra Zenaide, presidente da Unimed Santos.

“Esse caminho da transformação digital e da incorporação de tecnologias é um caminho sem volta. Isso traz uma melhor regulação dos processos, para que possamos otimizar e automatizar, trazendo resultados não somente com relação à qualidade assistencial, mas também para a sustentabilidade econômica das cooperativas”, disse André Leite, presidente da Unimed Nordeste-RS.

“Eu acompanho o trabalho dele e gostei muito da palestra, pois trouxe uma visão diferente do que estamos acostumados. Ele tem conhecimento para fazer críticas e provocações. A tendência do ser humano é não gostar de mudanças, mas precisamos acordar e entender que elas têm que acontecer”, enfatizou Eduardo Ernesto Chinaglia, presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (FESP).

“Esses eventos são extremamente significativos, pois nos dão a oportunidade de enxergar questões que não vemos no dia a dia. É muito bom ter esse olhar diferenciado que, direcionado para o futuro, se traduz de diversas formas. Entender o que está acontecendo hoje e ter uma visão de futuro é muito importante”, pontuou Gerson Muraro Laurito, diretor presidente da Unimed Campinas.