Nossa história

Responsive Image

Com o objetivo de representar os interesses das cooperativas e do Sistema Unimed junto às controladas na condução dos negócios, a Unimed Participações foi constituída em 13 de setembro de 1989. Inicialmente, seu propósito era ser a “controladora” da Unimed Seguradora S/A (antiga razão social Unimed Previdência Privada), com o intuito de atender à legislação da época, que somente admitia a existência de companhias de seguros que tivessem um sócio controlador com pelo menos 51% das ações com direito a voto. 
 
Em maio de 2017, foi aprovada a alteração do tipo societário de sociedade limitada para sociedade anônima, e, com isso, passou a ser UNIMED PARTICIPAÇÕES S.A, sendo eleito o Conselho de Administração e dando início a um novo modelo de atuação. Essa alteração deu a possibilidade para que as suas acionistas – Cooperativas do Sistema Unimed – pudessem participar de uma empresa inserida em uma legislação atualizada, além da aplicação de governança corporativa adequada, ofertar maior proteção aos acionistas minoritários, promover a simplificação dos processos deliberativos, gerar retorno de investimento aos acionistas, disponibilizar regras claras nas negociações das ações previstas no Estatuto Social, consolidar a imagem da Companhia frente ao mercado, propiciar e potencializar negócios e parcerias estratégicas.
 
A partir de junho de 2021, com a posse da nova Diretoria Executiva, a Unimed Participações assume, efetivamente, a missão de ser o hub de negócios prioritários e complementares ao ecossistema Unimed, através das empresas em que participa. Além da participação societária que já possui na Seguros Unimed e suas controladas, e na Corretora Unimed, a Unimed Participações passa a ter foco na aquisição de novos negócios, consolidando a empresa como a holding do Sistema Unimed.