ParticipAção

Voltar ‘Temos uma tecnologia contra fraudes na palma da mão’, diz Adelson Chagas

‘Temos uma tecnologia contra fraudes na palma da mão’, diz Adelson Chagas

        26 de abril, 2024

Todos os dias, ao lermos os jornais ou navegarmos pelas redes sociais, nos deparamos com notícias sobre o crescimento de golpes e fraudes de diversos tipos, inclusive no sistema de Saúde Suplementar do Brasil. O pensamento não é original, haja vista que muitos falam o mesmo, mas é adequado: se o brasileiro utilizasse uma pequena parte de sua inteligência e de seu dia para usar a sua criatividade em favor - e não contra – os seus semelhantes, estou certo de que haveria uma inversão nas pautas dos veículos de comunicação e, arrisco dizer, até nas conversas nos grupos de família do WhatsApp ou nos almoços de domingo.

O sistema de Saúde Suplementar é um dos alvos dos golpistas, para utilizar o nome correto da “coisa”. Achando-se espertos, eles criam mecanismos capazes de driblar as operadoras e as seguradoras de saúde, as mesmas que eles utilizam e que das quais, não raro, se queixam, quando há reajuste. Não se sensibilizam com o fato de que são corresponsáveis pelos índices de reajuste, pois tudo acaba sendo pago pelos próprios usuários. Sem as fraudes que, segundo a FenaSaúde, entre 2018 e 2022, levaram a um aumento de 884% em notificações criminais e ações judiciais movidas pelas operadoras, não colocariam em risco a sua sustentabilidade. Se esquecem que, se as empresas de saúde quebrarem, eles também ficarão desassistidos.

Diversas tecnologias, no entanto, têm surgido para coibir essas fraudes. E uma delas está à altura das nossas mãos: ao optarmos pelo uso da Unimed Pay que, além da segurança, oferece outras tantas vantagens com o seu uso, minimizamos um problema que não precisaríamos ter: as fraudes ocorridas nos momentos de pagamentos e recebimentos.

Nesta edição, trazemos também o registro de um evento que muito me alegrou: a celebração da conquista de 104 Unimeds que aderiram à InvestCoop como gestora de seus recursos financeiros. Espero que outras tantas das nossas muitas Singulares se juntem a nós nessa trajetória, pois a intercooperação é um tema que precisa estar, não apenas nos nossos discursos, mas nas nossas ações todos os dias. Ela reforça o modelo cooperativista, ressalta ainda mais a nossa marca e assegura o futuro do nosso ecossistema.