ParticipAção

Voltar Unimed Pay ajuda Singulares a combater fraudes

Unimed Pay ajuda Singulares a combater fraudes

        26 de abril, 2024

Criada a partir da necessidade de simplificar e otimizar a gestão financeira de médicos cooperados e prestadores de serviços de saúde cooperativistas, a Unimed Pay tem se mostrado, desde a sua criação, em 2022, uma importante ferramenta, também, no combate às fraudes. Isso porque o meio de pagamento do Sistema Unimed que, agora, pertence integralmente à Unimed Participações, permite a validação de atendimentos por meio de solução biométrica com identificação facial, garantindo a precisão nas transações e reduzindo os riscos de fraudes, erros e glosas. 

Ou seja, ela está longe de ser apenas mais uma maquininha de pagamentos feitos por meio de cartões de crédito ou até mesmo PIX. É, também, uma ferramenta que contribui para a sustentabilidade financeira do Sistema Unimed.
Por meio da biometria facial, temos análise profunda de imagem que assegura a identificação humana e vem ajudando as cooperativas contra as más práticas. 

Essa tecnologia faz com que todos os traços dos rostos sejam reconhecidos. As características únicas de cada pessoa, como a distância entre os olhos, cicatrizes, marcas de expressão, comprimento do nariz, curvatura dos lábios, são lidos pelo sistema, evitando fraudes e falhas. A partir da identificação desses traços, é criado um mapa da face de cada usuário, facilitando sua autenticação. Então, torna-se mais segura – e rápida – a autorização de procedimentos e consultas.

Dado o prejuízo operacional de R$1,7 bilhão enfrentado em 2023 na Saúde Suplementar, essa é uma metodologia recomendada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que classificou o acontecido como “epidemia de fraudes”.