Como utilizar a Página de Conteúdo

        31 de maio, 2022

Importante! Com a atualização de versão da plataforma do Site Singular, realizada em 25 de junho de 2022, algumas mudanças ocorreram na área administrativa da ferramenta. Para conferir o que mudou, acesse o artigo Confira todas as mudanças da versão Liferay 7.3.

Olá!

A Página de Conteúdo é uma das diferentes opções de páginas do Site Singular.

São páginas sem um layout pré-definido que podem ser compostas por diversos tipos de fragmentos que contém imagens, textos, banners, ícones, entre outras opções, e também por widgets. Os fragmentos são reutilizáveis e com uma grande variedade de configurações.

As Páginas de Conteúdo são compostas pelo empilhamento de seções, permitindo ao administrador do site criar layouts personalizados.

Veja como utilizá-la assistindo ao vídeo ou conferindo o passo a passo logo abaixo:

 

Como criar uma Página de Conteúdo?

 
  1. Acesse o painel de controle do Site Singular Unimed
  2. Clique na opção Construtor do site > Páginas do site
  3. Escolha onde a página deverá ser criada
  4. Clique no botão de “+” para adicionar a página
  5. Escolha Página de Conteúdo
  6. Escreva o nome da página. Este nome ficará visível a todos os visitantes do site. Clique em Adicionar
  7. Logo após salvar a página, o usuário é direcionado para a visualização, podendo iniciar a construção do layout desejado

Para iniciar a edição da página, é preciso escolher se irá utilizar uma seção pronta ou se será feita a construção de uma seção personalizada.

 

Seções prontas

Seções prontas são fragmentos que ocupam horizontalmente toda a página que está sendo editada. Cada uma delas possui determinados fragmentos que podem ter o seu conteúdo interno modificado.

Para incluir uma seção, é preciso acessar o menu lateral > Seções.

O site possui dois tipos de seções:

Seleções básicas Seções nativas Liferay que estão configuradas com o tema do Site Singular.

Unimed – Seções desenvolvidas pela Estação. Além de configuradas com o tema do site, algumas permitem configurações para que o administrador selecione os fragmentos que deseja utilizar da seção escolhida.

Todas as opções apresentadas simulam quais informações poderão ser utilizadas pelo administrador. Exemplos:

 

Conteúdo à Esquerda

Trate-se de uma seção que permite a inclusão de uma Imagem de fundo + Título + Subtítulo.


 

Slider

O Slider permite a inclusão de 1 até 15 imagens. Ao clicar uma vez com o cursor nessa seção, é possível configurar a quantidade de imagens que deseja utilizar.


 

Seção personalizada

Para personalizar a seção, o administrador precisa acessar o menu lateral > Construtor de Seção para ter acesso às funcionalidades de personalização. Para começar a personalizar uma seção, é preciso:

1. Inserir um layout na página. Como Páginas de Conteúdo não possuem um layout definido, o administrador precisa defini-lo antes de iniciar a inclusão de fragmentos e conteúdos. É possível utilizar layouts de 1 a 6 colunas.


 

2. Após definição do layout, organize-o conforme os fragmentos que serão inseridos. É possível aumentar ou diminuir a largura das colunas e também o preenchimento delas.


 

3. Escolha os fragmentos que serão utilizados em sua seção. Eles podem ser:
Componentes básicos – São fragmentos essenciais para a criação de páginas, como títulos, imagens, botões.
Unimed – São fragmentos desenvolvidos pela Estação para uso exclusivo no Site Singular. Todos eles possuem diferentes configurações que auxiliam na personalização das páginas, como por exemplo, cartões, ícones, accordion e outros.


Dessa forma, ao escolher as seções que deve inserir na página e posicionando-as uma abaixo da outra, será possível construir a página.

Ao finalizar a inclusão das seções, é possível deixá-las como rascunho na página para que publique posteriormente, ou mesmo descartar o rascunho caso não tenha gostado do resultado. Mas se a página já está concluída, é possível publicá-la para que os visitantes tenham acesso.



 

Ficou com outras dúvidas?

> Pesquise pelo que precisa aqui na Central de Ajuda, ou
> Abra um chamado para nossa equipe em: Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Abertura de Chamado > Sistemas e Aplicações