Por que um prestador aparece sem plano vinculado e por qual motivo um usuário identificado não localiza esse prestador na pesquisa?

        10 de junho, 2022

Olá!

Algumas Unimeds entram em contato conosco relatando que certos usuários não conseguem visualizar os planos de atendimento de um determinado prestador. E se realizam uma pesquisa com um usuário identificado, este prestador não é localizado.

O problema nesses casos é, geralmente, o preenchimento incorreto dos PTUs A400 e/ou A450. Vou explicar melhor adiante.

Problema:

- Vamos fazer uma Busca Rápida para a especialidade de Pediatria, sem identificação.

 

- No resultado da Busca, ao verificar os Planos Atendidos pelos prestadores, perceberá que o campo retorna em branco, como se o prestador não atendesse nenhum dos planos da cooperativa.


 

- E caso você se identifique e pesquise diretamente pelo prestador, por exemplo, a Dra. Carolina Coelho Innocencio, perceberá que a busca não trará resultado na sua pesquisa. 


 

Mas por quê?

O problema normalmente está no preenchimento incorreto de dados no PTU. Vou explicar melhor.

- No PTU A450, os planos precisam ter o campo ID_REG_PLANO_ANS (R452, sequência 5 - Indicador do Registro do Plano na ANS) com 1- RSP ou 2 - SCPA. Exemplo:


 

- Já no PTU A400, os prestadores precisam ter seu campo de ID_TP_PROD (R402, sequência 38 - Indica o tipo de produto que o prestador atende) preenchido com 1 - Regulamentado, 2 - Não regulamentado ou 3 - Ambos.

Nos casos em que a busca não retorna resultado, como no exemplo da pesquisa de Pediatria, o campo está preenchido com  0, como se o prestador não atendesse nenhum dos tipos de produtos. Exemplo:


 

Resumindo a regra:

Quando o prestador no A400  (R402- sequencia 38) ID_TP_PROD = 0 e a pesquisa for sem identificação do beneficiário, o prestador será exibido no Guia Médico, porém NÃO exibirá nenhum plano atendido.

Caso o usuário se identifique, não haverá vínculo do prestador com o plano, e ele não será apresentado no resultado.

Então, nesses casos, sempre valide as informações do seu PTU, e caso esteja em desacordo, corrija as informações e faça um novo envio dos arquivos. Assim, os prestadores serão visualizados corretamente, conforme as regras preconizadas.
 

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