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Olá!
Algumas Unimeds entram em contato conosco relatando que certos usuários não conseguem visualizar os planos de atendimento de um determinado prestador. E se realizam uma pesquisa com um usuário identificado, este prestador não é localizado.
O problema nesses casos é, geralmente, o preenchimento incorreto dos PTUs A400 e/ou A450. Vou explicar melhor adiante.
Problema:
- Vamos fazer uma Busca Rápida para a especialidade de Pediatria, sem identificação.
- No resultado da Busca, ao verificar os Planos Atendidos pelos prestadores, perceberá que o campo retorna em branco, como se o prestador não atendesse nenhum dos planos da cooperativa.
- E caso você se identifique e pesquise diretamente pelo prestador, por exemplo, a Dra. Carolina Coelho Innocencio, perceberá que a busca não trará resultado na sua pesquisa.
Mas por quê?
O problema normalmente está no preenchimento incorreto de dados no PTU. Vou explicar melhor.
- No PTU A450, os planos precisam ter o campo ID_REG_PLANO_ANS (R452, sequência 5 - Indicador do Registro do Plano na ANS) com 1- RSP ou 2 - SCPA. Exemplo:
- Já no PTU A400, os prestadores precisam ter seu campo de ID_TP_PROD (R402, sequência 38 - Indica o tipo de produto que o prestador atende) preenchido com 1 - Regulamentado, 2 - Não regulamentado ou 3 - Ambos.
Nos casos em que a busca não retorna resultado, como no exemplo da pesquisa de Pediatria, o campo está preenchido com 0, como se o prestador não atendesse nenhum dos tipos de produtos. Exemplo:
Resumindo a regra: Quando o prestador no A400 (R402- sequencia 38) ID_TP_PROD = 0 e a pesquisa for sem identificação do beneficiário, o prestador será exibido no Guia Médico, porém NÃO exibirá nenhum plano atendido. Caso o usuário se identifique, não haverá vínculo do prestador com o plano, e ele não será apresentado no resultado.
Então, nesses casos, sempre valide as informações do seu PTU, e caso esteja em desacordo, corrija as informações e faça um novo envio dos arquivos. Assim, os prestadores serão visualizados corretamente, conforme as regras preconizadas.
> Pesquise pelo que precisa aqui na Central de Ajuda, ou > Abra um chamado para nossa equipe em: Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Abertura de Chamados > Sistemas e Aplicações