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Olá!
Você está por dentro das principais práticas de otimização do conteúdo do seu site?
Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) contribuem para melhorar o ranqueamento do seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa, como o Google. Na prática, ajudam o público a encontrar mais facilmente o seu produto ou serviço, e também se refletem na experiência positiva que os visitantes terão ao navegar no seu site.
Listararemos aqui algumas dessas práticas que sua equipe pode aplicar na gestão do conteúdo no dia a dia, e também algumas referências para você explorar mais a fundo esses conceitos.
Tudo isso é aplicável no Site Singular, que inclusive já carrega no design características que contribuem pelo SEO e conta com componentes que facilitam algumas dessas otimizações.
Neste artigo, você vai ver:
A utilização de uma determinada palavra-chave em seu conteúdo facilita as chances de que os mecanismos de busca entreguem a sua página como resultado para quem busca aquele termo.
Ter a palavra-chave presente no título, na descrição e no corpo do texto são fatores favoráveis no ranqueamento, mas cuidado com excessos: é importante manter a coerência com o conteúdo, pois os motores de busca também levam em consideração a semântica do texto.
Para escolher as palavras-chave, deve-se levar em conta o contexto do seu conteúdo. Há algumas ferramentas on-line que ajudam a comparar o volume de buscas dos termos para ajudar na escolha.
Campos para informar título, descrição e palavras-chave na área de configurações da página do Site Singular:
O conteúdo deve ser claro, objetivo, completo e corresponder à expectativa da palavra-chave empregada. E também são bem-vindas técnicas que contribuam pela escaneabilidade, ou seja, que ele seja acessível e lido com facilidade, tornando-o atrativo para os visitantes e para os motores de busca. São algumas delas:
É interessante que a URL da página contenha a palavra-chave definida e seja fácil de ler e memorizar, mostrando-se assim mais confiável e fácil de compartilhar. Vale evitar URLs muito longas, com caracteres diferentes e acentos.
Campo para configurar uma URL amigável na área de configurações da página do Site Singular:
Campo para configurar uma URL amigável nas configurações do Conteúdo Web Notícia:
Práticas de SEO não se limitam a texto. Além de contribuir para gerar mais acessos, otimizar as imagens também favorece a acessibilidade, uma vez que ajudam os leitores de tela a identificarem a imagem.
Para isso, é importante utilizar texto alternativo (ou alt text) para descrever o conteúdo da imagem. Na prática, descreva exatamente o que você vê na imagem, em uma ordem lógica de leitura — do geral para o mais específico. Exemplo de fórmula: formato + sujeito + paisagem + contexto + ação.
Também vale garantir um nome legível para o arquivo da imagem e reduzir o tamanho da imagem (deixá-las mais leves, para facilitar o carregamento da página). Campo para adicionar descrição da imagem/texto alternativo no componente Imagem:
Campo para adicionar descrição da imagem/texto alternativo em Conteúdo Web Notícia:
Utilizar links internos (que direcionam para as páginas do seu próprio site) contribui para que o visitante continue interagindo com outros conteúdos do seu site e realize outras ações, além de gerar mais relevância a essa página.
Então vale aplicá-los quando for possível relacionar outras páginas que abordam assuntos semelhantes ou mencionados no conteúdo.
Aplicar links externos (para outros sites que possuam relevância) também contribui para o ranqueamento. Isso pode ser feito, por exemplo, para referenciar um conteúdo que veio de outra fonte.
Essas são apenas algumas dicas. Abaixo, estão sugestões de conteúdos para você se aprofundar nas técnicas e boas práticas de SEO:
>> Guia de SEO da Pesquisa Google
>> SEO: tudo sobre Search Engine Optimization
>> 39 dicas práticas de SEO
Espero que esse conteúdo seja útil para você! Até mais!
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