Índice de Desempenho da Saúde Suplementar

Programa de Qualificação de Operadoras

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma inciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)

O IDSS avalia anualmente, e de forma compulsória, todas as operadoras atuantes no mercado de saúde suplementar por meio de 33 indicadores, classificados em quatro dimensões, que abarcam todo o escopo da operação de uma operadora de plano de saúde privado.   

Atualmente, o setor de saúde suplementar é responsável pela cobertura de cerca de 25% da população brasileira. Segundo os dados do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) apurados em outubro de 2022, o setor conta com 50,2 milhões de beneficiários vinculados a planos com assistência médica e 30,5 milhões a planos com assistência exclusivamente odontológica, o que prova sua relevância do ponto de vista econômico, social e sanitário.  

O IDSS varia de zero a um (0 a 1) e cada operadora recebe uma nota que a enquadrará em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho:



Metodologia

Para o cálculo do IDSS são utilizados dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde, gerando uma nota para cada operadora.  

Acesse os resultados do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS da Unimed Votuporanga clicando abaixo

Clique no link para acessar no portal da ANS o Programa de Qualificação de Operadoras