CUIDADOS COM AS CRIANÇAS NO INVERNO

CUIDADOS COM AS CRIANÇAS NO INVERNO

8 Agosto 2019

 

   Olá! Sou Eloisa Tonial Zanella, médica cooperada da Unimed Vale das Antas há três meses, graduada pela Universidade Regional de Blumenau-SC (FURB), com residência médica em Pediatria, pelo Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), de Porto Alegre-RS. Atuo como Pediatra em Veranópolis, no Centro Clínico do Hospital São Peregrino Lazziozi.

   Estamos no Inverno, época de frio intenso, com mudanças bruscas de temperatura e redução da umidade do ar, por isso precisamos conversar sobre o cuidado com a SAÚDE dos bebês e crianças, que estão mais suscetíveis às doenças devido à pouca idade e por terem o sistema imunológico ainda em formação.

   Nas creches e escolas é comum ver janelas e portas fechadas para o ar frio não entrar e manter um ambiente quente e confortável. Como nesses locais há um fluxo intenso de pessoas e menos ar circulando, aumenta assim o risco de transmissão de vírus, que são espalhados no ar através de gotículas de saliva, tosse, pelas mãos e pelo compartilhamento de brinquedos. Essas infecções se não prevenidas podem causar doenças como a rinite, dermatites, resfriado, gripe, otite, amigdalite, sinusites, pneumonia, bronquiolite e asma.

   A rinite pode ser causada por vírus e ácaros, e os sintomas principais são coceira nos olhos, nariz, lacrimejamento, tosse seca. Para amenizar os incômodos, se faz necessário a higiene nasal com soro fisiológico, lavagem de mãos, manter ambientes limpos e arejados. Também temos as dermatites, doenças de pele que se manifestam por ressecamento, provocando coceira e descamação. Para preveni-las indica-se banhos menos quentes e hidratação.

   O resfriado é causado por múltiplos tipos de vírus, na via respiratória superior (nariz, orelhas, garganta), trazendo obstrução nasal, otite, faringite, amigdalite e conjuntivite. As crianças ficam mais irritadas, tem espirros ou tosse, secreção nasal clara, lacrimejamento, recusa alimentar, e podem ter febre baixa. Já a gripe é a infecção causada pelos vírus Influenza, se manifesta por febre, tosse intensa, secreção nasal amarelada ou esverdeada, prostração, cansaço, dores de cabeça e no corpo, falta de apetite. Para o cuidado, é necessário manter a criança afastada da escola, fazer repouso, higiene nasal, estimular a alimentação saudável, e se necessário, dar antitérmicos e anti-inflamatórios.

   As pneumonias, infecções que podem ser mais graves, são causadas por bactérias ou vírus, atingem a via respiratória inferior, ou seja, o pulmão (brônquios e alvéolos). Podem ser complicação da gripe, com maior prostração, sonolência, muita tosse, falta de ar, dor torácica. A gravidade depende do agente causador e da imunidade da criança. O tratamento se faz com cuidados de higiene, pode ser necessário o uso de antibióticos e pode haver necessidade de hospitalização.

   O ideal é que na presença de sintomas respiratórios importantes, a criança seja avaliada por um médico, de preferência Pediatra!

 

 

Dicas para manter a saúde das crianças no inverno:

   1- Manter o calendário de vacinas atualizado!

   2- Manter o aleitamento materno, estimular a alimentação saudável e ingestão de água!

   3- Fazer higiene do nariz com soro fisiológico!

   4- Lavar as mãos várias vezes ao dia, com água e sabonete. Também lavar os brinquedos!

   5- Evitar exposição ao frio e chuva, à locais com grande circulação de pessoas, evitar levar à escola se a criança estiver doente!