Oficinas de Culinária

Oficinas de Culinária

Atual. 04/2020

_________________________________________________________________________________________________

 

Oficina de Lanches Saudáveis para Crianças 2019

 

Poucas coisas deixam mães e pais mais felizes do que ver seus filhos se alimentando bem. Mas ensinar ou manter as crianças comendo abobrinha, beterraba, cenoura, brócolis, legumes e verduras em geral pode ser um grande desafio. No entanto, para nossas turminhas isso significa que é hora de aprendizagem, muita concentração e alegria.

Nos dias 1 e 2 de agosto, desenvolvemos mais uma edição de Oficinas de Lanches Saudáveis para Crianças. Os 30 participantes tiveram a possibilidade de experimentar um saudável pão de queijo com espinafre, bolo de chocolate e espetinho de frutas com molho de iogurte.

A nutricionista Najara Valduga, com o apoio da equipe da Medicina Preventiva, explicou que o espinafre é rico em nutrientes, ajuda na concentração, inteligência e força, assim como com o personagem Popeye.

Na preparação do bolo de chocolate as crianças puderam provar nozes e entender que o chocolate vem do cacau, não é açucarado e, portanto, mais saudável que os industrializados. A alimentação saudável é essencial para um adequado crescimento e desenvolvimento. O ambiente e a presença dos amigos acabaram despertando a curiosidade nas crianças, que não pensavam duas vezes em experimentar e conhecer aquilo que estavam preparando.

O evento teve como objetivos incentivar e orientar as crianças a terem melhores escolhas, optar por alimentos saudáveis, conhecer a origem dos alimentos e seu preparo, aprender o poder nutritivo dos alimentos, como vitaminas, carboidratos, gorduras, entre outros.

Com o recado dado, as crianças colocaram em prática as receitas e puderam degustar os preparos.

A bebida ficou por conta Bike Suco, onde cada participante pode pedalar bastante para fazer o seu próprio suco natural!  Foi o maior sucesso entre a garotada, que fez de pedalada em pedalada, uma explosão de sabores e divertimento.

O momento de maior concentração foi na votação da Oficina, quando as crianças puderam avaliar a nutricionista, o cardápio oferecido e a Bike Suco. Utilizando cédula e urna, levaram a sério este momento e realizaram uma bela avaliação da Oficina. Parabéns!

As crianças se despediram do evento, levando para casa um kit especial!

 

_________________________________________________________________________________________________

Oficina de Lanches Saudáveis para Crianças 2018

 

 

Por mais um ano consecutivo, a Medicina Preventiva da Unimed Vale das Antas proporcionou aos seus pequenos clientes Oficina de Lanches Saudáveis para Crianças no período das férias escolares. Às crianças é oferecida uma tarde de diversão na cozinha com a colaboração de nutricionista no desenvolvimento de receitas, que toda criança gosta, na versão saudável.

Na ocasião, a nutricionista Najara Valduga trabalhou três receitas: hambúrguer, shake de cacau e mousse de chocolate. Usando ingredientes saudáveis e versões diferentes, como a maionese de painço, as crianças puderam preparar, acompanhar e degustar as receitas. Foram três tardes de Oficina com 45 crianças na cozinha.

O objetivo do encontro é discutir, desde cedo, a importância da alimentação saudável, incentivar o consumo de comida de verdade e mostrar que, com as escolhas certas, não precisamos nos privar das preparações que mais gostamos.  

 

Acesse todas as fotos do evento AQUI.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Segunda Oficina para Intolerantes ao Glúten e Lactose de 2017

No dia 21 de outubro, aconteceu na cozinha experimental da Unimed Vale das Antas, a segunda oficina para Intolerantes ao Glúten e Lactose oferecida aos clientes Unimed e comunidade em geral.

Durante a oficina a nutricionista Najara Valduga explicou sobre as intolerâncias. Segundo a profissional as alergias, intolerâncias e sensibilidades alimentares diferem em relação aos sintomas, mas o tratamento é o mesmo: exclusão total do(s) alimento(s) da dieta.

Após explicação, a nutricionista convidou os 13 participantes para degustarem as receitas e desenvolveu cada uma delas com a ajuda dos mesmos.

As receitas desenvolvidas foram: coxinha sem glúten, torta de legumes, brownie de banana e iogurte de morango.

A loja Natural Life apoiou a atividade através da apresentação de produtos para intolerantes para conhecimento dos participantes e entrega de brindes.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Oficina de Lanches Saudáveis para Crianças de 07 a 10 anos

Nos dias 24 e 26 de julho, aconteceu, na cozinha experimental da Unimed, a Oficina para Lanches Saudáveis para Crianças de 07 a 10 anos.

A nutricionista Najara Valduga ministrou a oficina falando da importância dos hábitos saudáveis na alimentação e explicando que as crianças podem preparar seus próprios lanches de maneira saudável e gostosa!

Na oportunidade as crianças puderam pôr a mão na massa e desenvolver as receitas, que foram pensadas nos “pequenos”

As receitas preparadas foram: bolinhos de aipim assado, biscoito de banana, chocolate quente leve e crepioca caseira.

As crianças ganharam certificado e um mimo da Unimed Vale das Antas, um avental, incentivando-os a irem para a cozinha desenvolver suas receitas.

Participaram 73 crianças nos dois dias de atividade.

Acesse todas as fotos do evento Aqui.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Primeira Oficina para Intolerantes ao Glúten e Lactose de 2017 

No dia 06 de maio de 2017, aconteceu na cozinha experimental da Unimed Vale das Antas, a oficina para Intolerantes ao Glúten e Lactose oferecido aos clientes Unimed e comunidade em geral.

Durante a oficina a nutricionista Najara Valduga explicou sobre as intolerâncias. Segundo a profissional as alergias, intolerâncias e sensibilidades alimentares diferem em relação aos sintomas, mas o tratamento é o mesmo: exclusão total do(s) alimento(s) da dieta. As alergias causam reações imediatas, logo após a ingestão do alimento. O sistema imunológico é ativado e responde rapidamente. Normalmente, crianças são alérgicas à proteína do leite, a caseína, devido à introdução precoce de leite de vaca na dieta do bebê. Mas, o tratamento correto reverte este quadro, permitindo o consumo deste alimento e seus derivados posteriormente.

As intolerâncias estão associadas ao trato digestório. As enzimas digestivas não são produzidas e os sintomas se manifestam: distensão abdominal, meteorismo, flatulência, diarreia ou constipação são os sintomas mais frequentes. Essa incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite) e o glúten (proteína do trigo) é irreversível. Logo, os alimentos excluídos não voltam mais para a dieta: leite e derivados, trigo, centeio, cevada e aveia (por contaminação).

As sensibilidades estão associadas a sintomas não relacionados ao trato digestivo. Assim, o diagnóstico é mais complicado e nenhum exame o define. Uma vez avaliado o conjunto de sintomas do paciente, sugere-se a retirada do alimento da dieta por um determinado período. Após a reintrodução do alimento, se os sintomas se manifestarem novamente, define-se a sensibilidade. Cefaleias, enxaquecas, dores articulares, problemas no sistema respiratório, osteopenia, ansiedade... são mais de 40 sintomas associados à sensibilidade.

Após explicação, a nutricionista convidou os 14 participantes para degustarem as receitas e desenvolveu cada uma delas com a ajuda dos mesmos, que se sentiram à vontade em participar.

 

Acesse todas as fotos do eveto aqui.