Voltar

ATLS ocorre em agosto

ATLS ocorre em agosto

ATLS ocorre em agosto

4 Julho 2018

A Federação das Unimeds de Mato Grosso do Sul promove o curso Advanced Trauma Life Support - ATLS para médicos cooperados nos dias 25 e 26 de agosto na UEMS. O ATLS é um programa de treinamento realizado por médicos para o manejo de casos de trauma físico agudo, desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões. O programa já foi adotado mundialmente em mais de 40 países.
O objetivo é mostrar uma abordagem simplificada e padronizada dos pacientes com trauma, oferecer uma atenção segura e imediata ao traumatizado durante a avaliação inicial, a reanimação e estabilização e, caso seja necessário, durante o transporte para outra instituição. Além de capacitar os alunos do curso nas rotinas de atendimento de politraumatizados do Colégio Americano de Cirurgiões.
Inicialmente planejado para situações de emergência - onde somente um médico e uma enfermeira estão presentes - o ATLS é hoje amplamente aceitado como o padrão de cuidado para a avaliação inicial e tratamento.
O curso foi desenvolvido com aulas teóricas, atividades práticas de atendimento simulado, atividade práticas em suínos, além dos módulos de avaliação teórico e prático. Diversos tópicos estavam na programa como choque, trauma de tórax, trauma abdominal, lesões causadas pelo frio e calor, técnicas de encaminhamento de pacientes, etc.