Voltar

Federação retoma reuniões itinerantes pelas singulares

Federação retoma reuniões itinerantes pelas singulares

Corumbá foi a primeira cidade a receber encontro

Federação retoma reuniões itinerantes pelas singulares

Corumbá foi a primeira cidade a receber encontro

6 Junho 2019

A Federação das Unimeds de Mato Grosso do Sul retomou a realização de reuniões itinerantes pelas singulares do Estado. A primeira a receber a reunião da Diretoria Executiva e também o encontro dos técnicos (médicos auditores, enfermeiros auditores, contadores e advogados) foi a Unimed Corumbá. A reunião aconteceu nos dias 24 e 25 de maio e contou com a presença das cinco singulares sul-mato-grossenses.

“Nosso objetivo é lembrar a todos que juntos somos mais fortes. Despertar essa sensação de pertencimento ao Sistema juntos aos cooperados, diante de todos os Conselhos de Administração das singulares, é importante porque nos fortalece e nos faz relembrar nossos direitos, deveres e motivações para estarmos juntos nesse modelo de cooperativismo médico”, afirma a presidente da Federação, Dra. Sarita Garcia Rocha.

Neste primeiro encontro itinerante, a programação contemplou não só o encontro dos dirigentes das singulares, mas também dos técnicos, com o intuito único de promover o cooperativismo. “Desta troca técnica, nasce um relacionamento mais próximo. As discussões se resolvem muito mais rápido de forma mais célere e as proposições de trabalho nascem juntas. Como consequência, temos uma padronização de condutas, o que traz maior resolutividade. e minimiza discordâncias”, aponta Dra. Sarita.

No primeiro dia do encontro, a presidente da Federação apresentou aos dirigentes, técnicos da singulares e aos cooperados corumbaenses um panorama geral atualizado da saúde suplementar no país e em Mato Grosso do Sul. Em seguida, Dr. Maurício Simões, presidente da Unimed Campo Grande, apresentou o processo de capitalização da cooperativa nos últimos anos. 


A Sra. Aline Paim responsável técnica da contabilidade da Federação implantou nesta noite o Comitê Técnico Estadual e teve como tema de partida a análise do que seria uma proposta de associação entre as operadoras do estado. 
Responsável pelo SOS Unimed, serviço oferecido pela Unimed Campo Grande, o Dr. Rodrigo Quadros apresentou o trabalho que é feito na Capital, atualmente, e como o serviço pode ser explorado junto a outras singulares. Além disso, ele mostrou uma proposta de atendimento unificado no Estado, envolvendo todas as singulares.

Em comum, as apresentações trouxeram à baila a discussão em torno da associação das Operadoras em torno de um projeto único e mais eficiente, mostrando que a união pode fazer com que o Sistema Unimed ganhe ainda mais força no Mato Grosso do Sul.

Para o ex-presidente da Unimed Corumbá, Francisco Alberto Dopp, a reunião itinerante traz maior proximidade entre a Federação e os cooperados. “Foi uma decisão maravilhosa da diretoria (retomar as itinerantes). Isso é fundamental para a comunicação com os cooperados locais, pois demonstra as dificuldades enfrentadas pelo Sistema, a situação da concorrência mais vívida atualmente. É um modo da Federação estar mais próxima dos cooperados e instruí-los sobre a importância da cooperação”, lembrou.

Atual presidente da Unimed Corumbá, Dr. José Márcio Martins Farias destacou a importância da retomada destas reuniões itinerantes. “É algo que precisa acontecer e voltou em um momento muito bom para divulgar aquilo que a Federação tem feito a nível estadual, o que estamos pensando em fazer para o futuro e trazer essa realidade para as singulares. A Federação tem pautas importantes para todas as Unimeds, que têm resultado na diminuição de custos de medicamentos até órteses e próteses, e tem focado em gestão”.

No segundo dia de reunião, a pauta foi técnica, com apresentações sobre a RN 430, da Agência Nacional de Saúde, que trata do compartilhamento da gestão de risco, e sobre a RN 443, que determina a adoção de práticas mínimas de governança corporativa. As apresentações foram feitas, respectivamente, pelo Gerente de Controladoria da Unimed BR, José Carlos da Silva Junior, e pelo Superintendente Atuarial da Unimed BR, Saulo Lacerda.