MARCA

 

(GRI 102-2)

O segundo ano da pandemia trouxe inúmeros desafios à marca Unimed. A complexidade do cenário exigiu ainda mais rapidez e versatilidade nas estratégias para a comunicação com os diferentes públicos: contratantes, beneficiários e sociedade. Nesse sentido, boa parte dos esforços foram realizados a fim de destacar a atuação da Unimed frente à covid-19, considerando sua voz de autoridade como cooperativa de saúde. 

Se, em 2020, o foco da comunicação foram as medidas de prevenção ao contágio da doença, em 2021, tiveram destaque as campanhas de incentivo à vacinação em todas as suas fases de combate à desinformação (fake news) e o importante posicionamento institucional estadual, publicado na imprensa durante o período mais crítico de internações. Também foram destacados os diferenciais do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, especialmente em relação à sua rede, que seguiu crescendo e obtendo amplo reconhecimento, dentre eles, mais uma vez, o Top of Mind e o GPTW – Melhores Empresas para Trabalhar.

Todas essas campanhas foram disponibilizadas às Unimeds do Rio Grande do Sul por meio do CooperAí, uma plataforma on-line para o compartilhamento rápido de todas as informações, com utilização em nível estadual. Isso propiciou agilidade e alinhamento, tão fundamentais em muitas situações.

  • cooperaí

Para garantir um amplo alcance dessas e de outras campanhas, foi necessário um reforço nos investimentos em mídia, com um incremento de 10% sobre os valores já praticados, garantindo a presença da marca em novos espaços e formatos. Isso gerou um impacto de 39.681.000 visualizações, considerando as audiências de veículos impressos e digitais.

 

 

  • anuncios diferenciais

Melhorias nos canais de comunicação

A fim de garantir um canal de comunicação mais dinâmico e funcional, no segundo semestre foram realizadas as migrações para os novos sites da Unimed RS e das suas cinco Unimeds Prestadoras. O novo portal, lançado em dezembro, foi pensado levando em consideração a experiência do cliente e critérios como os conteúdos mais acessados, a partir de relatórios analytics.

Também houve andamento na implementação de uma estratégia digital voltada para o gerenciamento de mídias sociais e a criação de dois novos canais: os perfis no Instagram para a Unimed Federação/RS e para a Casa da Memória.

Ainda dentro dessa estratégia e em alinhamento com todo o movimento coordenado de comunicação e marketing, foram contratados espaços em mídia digital nos principais veículos do estado, como o Portal de Notícias GZH e o Correio do Povo, além do Instagram do GZH, com o programete O assunto é, em que assuntos relevantes da atualidade são abordados pelo jornalista Daniel Scola. 

 

Publicações periódicas

Por meio de diferentes materiais informativos, a Unimed mantém seus públicos de relacionamento informados. Especificamente para as contratantes, além da disponibilização das peças de todas as campanhas já mencionadas, tanto por e-mail como por WhatsApp, fez o envio de 12 edições do UniNews, informativo digital em formato de e-mail marketing com as principais atualizações sobre a cooperativa.

Para as Filiadas, foram enviadas 12 edições do jornal Agenda Federativa; quatro edições do informativo Palavra do Presidente, em que a liderança máxima da instituição se manifesta acerca de tópicos de interesse de todo o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS; e quatro edições da Agenda Federativa Expressa, um informativo digital no formato de e-mail marketing com temas de caráter extraordinário e/ou urgente.

Por fim, pensando em todos os seus públicos, foram elaboradas duas edições da Revista Pensar, publicação impressa e digital com perfil institucional e pautas diversas que focaram em questões relacionadas à pandemia.

 

Participação em Projetos e Eventos:

A Unimed Federação/RS também lidera projetos permanentes e eventos que evidenciam a força do cooperativismo de saúde e que contam com amplo apoio do seu Núcleo de Comunicação e Marketing. Alguns destaques são: Quero Consulta, Doador Fiel, Acolher, Declaração de Saúde Digital, Conexão Startup, Hackathon, Seminário de Boas Práticas e Live Estadual de Final de Ano.

 

Patrocínios

Com vistas à utilização racional dos recursos de marketing e à obtenção de bons resultados para a marca, algumas ações de patrocínio foram realizadas, com destaque para a Expointer 2021 (em parceria com a Unimed Porto Alegre), tradicional evento do calendário gaúcho que ocorreu de 4 a 12 de setembro. A 44ª edição da feira teve, à disposição dos expositores e do público visitante, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuaram em um ambulatório de 100m² e em uma ambulância de suporte avançado, equipados com tecnologia para atendimento de urgência e emergência. Além disso, profissionais aferiram a temperatura e realizaram testes de covid-19 em co-promotores permanentes. Mais de 66 mil pessoas passaram pelo evento.