redes
redes

Instituto Brasil de Responsabilidade Socioambiental

  • Equipe de Sustentabilidade

    Foi constituído no dia 21 de agosto o Instituto Brasil de Responsabilidade Socioambiental, sendo um marco para o Sistema Unimed no que diz respeito aos investimentos sociais e ambientais. Ele foi criado com o intuito de intensificar os investimentos em projetos para comunidade, sem comprometer o equilíbrio econômico das cooperativas, e também para que não seja necessária a criação de vários Institutos. 

     “O Sistema Unimed tem um movimento muito grande no que se refere a projetos sociais e é reconhecido por isso. A criação do Instituto em nível nacional vai permitir a ampliação dessas ações e, ao mesmo tempo, contribuir com a sustentabilidade do Sistema”, afirmou Edevard J. de Araujo, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil.


    Atualmente, o Sistema aplica mais de R$ 69 milhões em projetos sociais, ambientais e culturais. No entanto, fica cada vez mais difícil investir em projetos externos devido ao aumento expressivo da sinistralidade, o que leva as Unimeds a focar seus recursos na operação e gestão sustentável do seu negócio.

    A criação de institutos tem sido uma alternativa importante, pois possibilita a utilização de incentivos fiscais, a exemplo do IRRF das Unimeds, e também de cooperados. Essa prática vem sendo adotada pelos institutos já constituídos no Sistema Unimed: Instituto Unimed Belo Horizonte, Instituto Unimed Fortaleza, Instituto Pró-Unim (Unimed Cuiabá), Instituto Unimed Vitória, Instituto Unimed Londrina, Instituto Unimed Santa Catarina, Instituto Unimed Rio Grande do Sul, Instituto Unimed Governador Valadares e, em fase de constituição, Instituto Unimed Rio e Instituto Unimed Sul Capixaba.

    Em 2012, esses institutos juntos investiram mais de R$ 8 milhões em projetos socioambientais e culturais por meio da captação de recursos, montante que poderá ser muito maior agora, em escala nacional.

    “A Unimed do Brasil vem com essa iniciativa para criar diretrizes e, também, para abranger as Unimeds que têm interesse em desenvolver ações socioambientais e não têm condições. A Confederação vai atuar como uma facilitadora para projetos de Singulares e Federações” completou o diretor.

    Para saber mais sobre o projeto, entre em contato da área de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade pelo e-mail sustentabilidade@unimed.coop.br  

Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2018 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar